Quais as vantagens de um sistema em nuvem para o trabalho home office?

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 8 de abril de 2021 | Atualizado: 23 de fevereiro de 2023.

Em tempos onde o isolamento social se faz necessário, o trabalho remoto tem sido uma das formas de as empresas manterem as portas abertas. 

Uma vez que é uma das soluções mais rápidas neste momento, já que o colaborador precisa ter apenas espaço para uma mesa, um computador e acesso a internet. Pronto! Área de trabalho adaptada.

Esse foi o modelo de trabalho seguido por 43% das empresas do Brasil, segundo um estudo feito pela empresa de consultoria Betania Tanure Associados (BTA).  

Entre as empresas que adotaram o modelo home office, 60% dos funcionários estão trabalhando de casa.

A pesquisa também levantou os principais desafios das empresas no home office. A maior dificuldade foi a adaptação das atividades do presencial para o online em 61%.

A segunda foi fazer a gestão da equipe a distância, que representou 45%, e 43% foi o fato de levar toda estrutura tecnológica para a casa do colaborador.

Sabemos que manter a produtividade e o funcionamento da empresa com o trabalho remoto não é uma tarefa fácil, e para ter sucesso, além de ter muita disciplina é necessário contar com ferramentas de qualidade, soluções seguras e que possam ser acessadas de qualquer lugar.

Ao longo do ano de 2020, as empresas tiveram que acelerar o processo de adoção da tecnologia, para continuarem trabalhando. As empresas que já tinham um sistema em nuvem, sem dúvida, saíram um passo à frente em relação à sua concorrência.

Mas afinal, o que é um sistema de gestão em nuvem?

Sistema integrado de gestão empresarial (o famoso “Enterprise Resource Planning” ou Sistema ERP Cloud), é o armazenamento e o compartilhamento de informações por meio da internet, através de dispositivos como, computador, tablet, ou mesmo um smartphone.

Esse sistema também chamado de SaaS (Software as a Service), é fornecido para as empresas como um serviço de assinatura. Ou seja, é o sistema em nuvem que automatiza todos os processos produtivos, financeiros e gerenciais de uma organização.

Quais as vantagens de um sistema em nuvem para o trabalho home office?

O sistema em nuvem tem por função integrar todas as áreas da empresa tais como: Financeiro, Compras, Estoque, Vendas, Atendimento, dentre outros, a fim de facilitar o acesso e compartilhamento de informações entre os colaboradores e os tomadores de decisão.

Para ficar mais fácil a explicação, criamos uma lista com algumas vantagens

seguidas de exemplos.

Agilidade empresarial

Pelo fato de todos os setores estarem conectados a um único sistema em nuvem, há o acesso fácil e rápido das informações necessárias. 

Por exemplo, imagine que sua equipe de vendas realizou um número X de vendas online, ou seja, produtos e-commerce, no mês anterior, e você, que é o gestor, esteja precisando urgentemente dessa estatística. 

Com o sistema em nuvem você mesmo pode realizar o acesso a essas informações e até acompanhá-las conforme forem sendo atualizadas.

Otimização do processo de tomada de decisão

Continuando o nosso exemplo anterior. Imagine que sem o sistema em nuvem, você tenha que entrar em contato com o responsável pela equipe de vendas, solicitar os números e aguardar por um período de tempo. 

Percebe como é complicado? Com um sistema em nuvem isso levaria alguns poucos minutos. Uma vantagem a mais na rotina de um gestor.

Redução da carga de trabalho

Com a agilidade na tomada de decisão, consequentemente sobra tempo para realizar outras atividades, uma vez que, e você precisa concordar comigo, as atividades repetitivas precisam ser automatizadas.

Segurança de dados da empresa

Com um sistema ERP em nuvem, todas as informações da empresa estarão mais seguras, já que todos os dados armazenados em operações e processos estarão salvos em cloud.

Então, caso ocorra falhas no computador, suas atividades estarão a salvo.

Acesso de qualquer lugar

Diferente de um sistema local, que depende de hardware, infraestrutura de servidor e etc… O ERP nuvem precisa apenas de acesso à internet para funcionar. 

Além disso, toda sua implementação, manutenção ou personalização podem ser realizadas remotamente, sem precisar de uma pessoa ir até à empresa.

Ajuda na comunicação interna

As consequências de um excelente fluxo de acesso às informações da empresa refletem na autoestima dos seus colaboradores que não precisam realizar um retrabalho, sobrando disposição para pensar em soluções estratégicas para a empresa.

Percebe como uma solução interfere diretamente em outra? Como tudo acontece em efeito dominó? Isso porque todos os departamentos dentro de uma organização estão interligados por dependerem uns dos outros. 

Essa conexão só resulta em bons rendimentos tanto para a empresa, quanto para suas equipes.

Procure conhecer mais a fundo a respeito do sistema em nuvem para usá-lo de maneira eficiente.