Quais as vantagens de ter um e-commerce?

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Publicado: 24 de novembro de 2021 | Atualizado: 24 de novembro de 2021.

O sistema de vendas online cresceu muito nos últimos anos e, atualmente, é considerado a melhor opção para comprar e vender.

Não é segredo que a era digital revolucionou o mercado. Diante disso empreender em 2021 tornou-se muito mais fácil. E isso é um fato confirmado. Então, se você já possui uma loja física, provavelmente, pensou alguma vez em abrir um e-commerce. 

Uma pesquisa realizada pelo instituto Ebit | Nielsen em 2020, identificou que o e-commerce brasileiro cresceu 47% mais do que nos últimos 20 anos. 

Podemos colocar a culpa disso na pandemia? Claro que sim!

Com a pandemia do Covid-19, o mundo inteiro precisou isolar-se em suas casas para conter o vírus, o que provocou uma alta significativa de consumidores comprando online.

De acordo com o mesmo centro de pesquisas, o e-commerce deve crescer 26% mais em 2021 e isso significa um aumento de empreendedores abrindo e-commerces ou, até mesmo, migrando seus negócios físicos para o âmbito online. 

Por conta disso, o mercado — que só esquenta ainda mais com o fim do ano — vai precisar da melhor tecnologia e infraestrutura de ponta para entregar qualidade e produtividade em uma época totalmente digital.

Se você pretende acompanhar a evolução tecnológica, esse post é para você.  

Fique conosco e veja o conteúdo que preparamos com as maiores vantagens de ter um e-commerce em 2021. Veja só: 

Funcionamento 24 horas por dia nos 7 dias da semana: 

Uma das primeiras vantagens de ter um e-commerce é a disponibilidade de ter uma loja funcionando 24 horas por dia durante os sete dias da semana, sem pausa.

O e-commerce revolucionou o mercado e com ele no ar, seus clientes não vão mais se preocupar em chegar cedo na loja para comprar os presentes de Natal, já que a loja sempre estará lá pronta para receber o pedido. 

Os seus consumidores podem realizar pesquisas de preços, fretes e meios de pagamento em diferentes lojas no mesmo instante e a qualquer horário do dia. Em síntese, o e-commerce preza pelo conforto e comodidade do cliente que sempre compra melhor quando está se sentindo mais relaxado.

Suporte técnico online:

A maioria das plataformas de e-commerce oferecem suporte online 24h para os clientes que precisarem de atendimento.
Portanto, pense bem. Caso a sua loja fique fora do ar, você poderá contar com equipes especializadas no sistema para lhe atender.

Tudo é feito de forma prática e simples, resolvem o seu problema de forma totalmente virtual e sem custos adicionais na mensalidade.

Além do mais, quando o seu cliente fizer uma compra pelo seu e-commerce e precisar de auxílio, você poderá ajudá-lo através de canais interativos dentro da plataforma ou, até mesmo, por telefone. Lembre-se que os sites oferecem integrações com diversos serviços que melhoram a navegação do usuário.

Por exemplo: você pode colocar um botão interativo do Whatsapp e, então, seu cliente poderá conversar com um vendedor ou com o suporte através deste canal nos horários que você permitir. Não é um sonho de negócio? 

Integrações com os melhores serviços do mercado: 

As plataformas de e-commerce disponibilizam integrações com outros serviços e o que seria isso?

São empresas que te ajudarão a deixar o seu site ainda melhor e a transformar a jornada de compra do seu usuário em um momento de satisfação.

Esses serviços  incluem: meios de pagamento diversos, meios de entrega por transportadora ou correios, chat online para manter contato com seus clientes, templates personalizados, ferramentas de gestão e muito mais. Vale a pena conferir. 

Baixo custo operacional e maior lucro: 

Talvez, uma das maiores vantagens de ter um e-commerce é o baixo custo operacional. Nas lojas físicas você precisa arcar com os custos de aluguel, energia, água, reforma do local, contratar profissionais e etc. 

Com sua loja virtual no ar, você terá apenas o custo da mensalidade para deixá-la pronta para vender. Não contará com toda a burocracia de uma loja física que precisa contratar vendedores e atendentes, por exemplo. Pois seu e-commerce já vende sozinho.

É claro que, em alguns casos, você precisará contratar pessoas para embalar, separar pedidos e enviar ao destinatário. Mas esse custo não se compara ao valor que você gastaria para manter uma loja física aberta. Vale a pena pesquisar!

Integração com Marketplaces:

Uma coisa legal de migrar sua loja para um Marketplace é que você tem o benefício de usufruir do sistema de marketing e publicidade de grandes empresas como a Shopee ou Magazine Luiza. Isso porque elas fazem um marketing pesado em suas magazines e os lojistas também podem se beneficiar disso.

Por meio da integração com marketplaces consagrados, você pode aplicar estratégias de marketing mais eficientes por estar falando com um público de milhares de pessoas. 

Portanto, com uma plataforma de e-commerce você poderá integrar sua loja aos maiores marketplaces do mercado. Assim, você poderá competir igualmente com concorrentes e trabalhar em conjunto com grandes magazines para vender mais. O que acha?

Diversidade em meios de pagamento: 

Outra vantagem de ter uma loja virtual é a variedade de meios de pagamento que você pode oferecer ao seu cliente. Nas lojas físicas os meios aceitos, geralmente, são cartões de débito e crédito ou dinheiro. Já no e-commerce, o dono do negócio pode integrar a sua loja a vários meios de pagamento distintos como: Paypal, Pagseguro, Mercado Pago, boleto bancário ou até mesmo, o PIX.

E essa é uma excelente pedida porque se sua loja, por ventura, der algum problema nas funções de pagamento, existe um sistema de backup para te salvar. 


E agora pensar… O que você faria em uma loja física se a sua maquininha de cartão desse problema? Teria que ter outra, certo? Mas e o custo da maquininha? As integrações à meios de pagamento são muito mais simples e com baixo custo. Pesquise!  

Facilidade para acompanhar métricas de vendas:

Diferente do marketing tradicional, em que as marcas são divulgadas através de anúncios em revistas ou outdoors — no e-commerce, as campanhas são anunciadas online. Sendo assim, as métricas podem ser analisadas de perto. Usando plataformas como Google Analytics ou o Facebook Ads, por exemplo, você pode ter uma visão bem ampla do desempenho do seu site.

O empreendedor pode saber quais são as páginas mais acessadas. Quais produtos os usuários mais procuram, quais os meios de pagamento favoritos e etc. 

Paralelo a isso, se você ainda não tiver uma equipe de marketing, você mesmo pode criar campanhas e anúncios para o seu site através do Google Ads. As métricas dessa ferramenta também podem ser analisadas através do Analytics também. 

Além do mais, na própria plataforma de e-commerce você terá acesso ao tráfego do site, taxa de retorno, carrinhos abandonados, faturamento mensal e percentual de transações. 

Utilizando essas ferramentas para estudar as métricas do seu site e otimizar os resultados, você terá um custo menor do que costumava pagar com catálogos impressos, folders ou anúncios em revistas impressas. 

Conclusão: 

Estamos na era virtual e tudo gira em torno de tecnologia. Portanto, comece a pensar já como empreendedor! É difícil ver uma pessoa no metrô que não esteja olhando para o celular.

Digo isso porque nós, como profissionais de marketing, precisamos acompanhar a evolução tecnológica e estar antenados. O e-commerce já existe há algum tempo, mas tomou seu lugar no topo agora. E ele veio para ficar. 

Ele é seguro, ele é descomplicado, dinâmico e ágil. 

Ele acompanha o jovem atual que resolve tudo pela tela do celular. Se você já possui uma loja física e, então, pretende começar a vender online, minha dica é: comece já!! 

Se as mudanças até agora foram gritantes, imagino que os anos à frente serão ainda mais revolucionários e nós temos que acompanhá-los. Monte seu e-commerce e inicie agora o seu novo ciclo vendendo mais e acompanhando a era digital!! 

Produzido por Bianca Araújo, na Live eCommerce.