UX e UI: Qual a importância no e-commerce

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Publicado: 26 de junho de 2023 | Atualizado: 26 de junho de 2023.

Em um mercado em que a experiência do usuário ganha cada vez mais importância como elemento decisório, conceitos como UX e UI tornam-se centrais no planejamento estratégico do e-commerce.

Basicamente, eles tratam da percepção e das interações dos visitantes com um site, buscando criar uma experiência que influencie positivamente na sua jornada e os guie até a compra.

Portanto, quando esses elementos falham de alguma forma, as chances de que o usuário desista da compra e abandone o site são maiores.

Diferença entre UX e UI

Quando falamos de UX (User Experience) no e-commerce, nos referimos à experiência dos usuários ao visitar o site da empresa. Sendo assim, trata-se de um conceito mais abrangente, que se relaciona não somente à usabilidade do site e à percepção do visitante ao navegar por ele, mas também envolve todos os pontos de contato entre a marca e seus potenciais clientes.

Já UI (User Interface) consiste nos elementos visuais e interativos do site. Ou seja, são os recursos tangíveis que proporcionarão a experiência que os usuários terão no e-commerce. Isso envolve o layout das páginas e os conteúdo e elementos que elas apresentam, como botões e menus expansíveis, por exemplo.

É a partir da união entre UX e UI que as empresas conseguem criar uma experiência positiva para o usuário. Portanto, a ideia é mantê-los no site e deixá-los seguros em relação ao processo de compra.

A importância da UX no e-commerce

Diante de tantas opções para o consumidor, as empresas de e-commerce precisam buscar formas de se diferenciar da concorrência e atrair novos clientes. E em um cenário em que, a depender do caso, o preço não é o elemento decisório mais importante, saber como trabalhar estratégias de UX é essencial para o encantamento do usuário.

A satisfação do cliente estendeu-se da experiência de compra para toda a sua jornada. Isso significa que é preciso agradar e encantar os usuários constantemente, em todas as etapas, desde sua ao site até a efetivação da compra.

Em cada etapa deste caminho desperta-se um novo sentimento. É esse o objetivo por trás de UX, pois é dessa satisfação que é possível agregar valor à experiência do usuário e, no final da jornada, fidelizá-lo.

Para se ter uma ideia do potencial do UX para o e-commerce, dados apontam que uma experiência bem planejada para o usuário pode aumentar a taxa de conversão em até 400%.

A importância da UI no e-commerce

Mas como garantir que o usuário mantenha-se encantado a cada etapa da sua jornada no e-commerce? A resposta está na UI. Uma interface funcional, acessível, intuitiva e bem desenhada compõem a base de uma percepção positiva da pessoa junto ao site, ajudando a criar uma experiência mais envolvente.

De fato, os mesmos dados mostram que 75% da percepção do usuário em relação a um site é baseado na sua aparência. E mais: uma interface bem construída pode aumentar a conversão em até 200%.

Mas o impacto da UI vai além. A interface de um e-commerce pela qual o usuário navega está intimamente relacionada à identidade da marca. Ela não só reforça os elementos visuais da empresa, como pode, como vimos, criar o diferencial que faltava para que o consumidor tome a decisão de comprar naquele site.

Os benefícios de investir em UX/UI para e-commerce

Como vimos até aqui, uma experiência positiva no e-commerce, que seja agradável ao usuário, pode estimular a compra. E os resultados dessas medidas são comprovados.

Além do potencial aumento na taxa de conversão, UX e UI desempenham um importante papel na retenção dos clientes e no aumento da sua lealdade à marca – isto é, sua fidelização. Isso tem relação direta com a satisfação do usuário no e-commerce. Ora, se minha experiência é tão boa, por que mudar?

Voltando aos dados, 67% dos usuários afirmam que uma experiência ruim afeta negativamente sua percepção sobre a marca. As consequências não se resumem portanto a um simples abandono do site; pelo contrário: a empresa sai prejudicada. Não à toa, 88% afirmam que uma única experiência ruim já os torna menos propensos a visitar o site novamente.

Logo, UX e UI também exercem influência sobre as taxas de abandono de carrinho. De nada adianta oferecer uma experiência fluida ao longo de toda a jornada e falhar no checkout. Nada menos do que 70% dos consumidores afirmam que abandonam uma compra por conta de uma experiência negativa.

Como implementar uma estratégia de UX/UI eficaz

A implementação de uma estratégia de UX e UI têm alguns princípios básicos. Destacam-se:

Foco no usuário

As soluções devem ser criadas com base nas expectativas dos usuários. Para isso, a empresa deve investir em conhecer muito bem o seu público, suas preferências e seus comportamentos.

As estratégias de UX e UI devem ser desenvolvidas com base em dados reais e confiáveis e na jornada de compra do usuário. Não há lugar para achismos.

Testes A/B

Os testes A/B são fundamentais para validar todas as medidas colocadas em prática e identificar aquelas que geram melhores resultados. É importante que essa abordagem não seja isolada; ela deve ser iterativa, isto é, deve-se utilizada para criar um ciclo de melhorias contínuas.

Ferramentas e tecnologias

Felizmente, existem muitas ferramentas e recursos disponíveis que podem ajudar na obtenção de dados e insights e direcionar as estratégias de UX e UI.

Desde as ferramentas do Google, que trazem as principais métricas do site, até recursos que mapeiam o comportamento do usuário em cada página (como mapas de calor), a tecnologia está aí para ajudar na tomada de decisão.

Casos de Sucesso

Muitas empresas colheram excelentes resultados a partir do investimento em estratégias de UX e UI, tais como:

Netshoes

A marca de artigos esportivos investiu na reformulação total do seu site, trocando a identidade visual, adotando um visual mais limpo e otimizado, com botões de chamada para ação mais claros. Cada mudança foi validada por testes A/B e houve aumento nas conversões.

Amazon

A gigante do varejo também realizou mudanças no seu site ao longo dos anos. Um dos focos foram os comentários de consumidores sobre os produtos, que passaram a mostrar os reviews mais bem avaliados antes. O botão de compra com um único clique foi outra mudança implementada nos últimos anos.

WePink

A marca de beleza das influenciadoras Virginia Fonseca e Samara Pink realizou uma reformulação total do seu e-commerce, focando na clareza das informações de cada produto e em tornar o processo de compra mais acessível.

Mais do que boas práticas, UX e UI têm, hoje, uma importância estratégica para o sucesso de um e-commerce. Como vimos, a experiência que um usuário tem junto ao site de uma loja virtual impacta diretamente nas conversões e na percepção da marca. E isso se reflete diretamente na rentabilidade do negócio.

Portanto, esse é um investimento que comprovadamente traz frutos e que não deve ser negligenciado pelas empresas. Engane-se quem pensa que essas medidas servem apenas para sites grandes.

E-commerces de todos os portes podem se beneficiar da implementação dessas estratégias. Aliás, elas são fundamentais para aumentar a competitividade desses sites diante dos grandes players, podendo ser o diferencial que faltava para a marca conquistar novos clientes.