A importância de utilizar um chat online para fidelizar clientes

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Publicado: 26 de maio de 2022 | Atualizado: 26 de maio de 2022.

Compreender como utilizar um chat online para fidelizar clientes no seu site, ou loja virtual, é fundamental para quem deseja obter sucesso em vendas. 

O chat online é uma ferramenta essencial para quem utiliza o ambiente virtual para promover seus produtos e serviços.

Pois, através desse canal é possível realizar o atendimento ao cliente, que é um serviço necessário e que quando qualificado pode se tornar um diferencial para o seu negócio.

O uso do chat online para fidelizar clientes pode fazer com que o seu negócio adquira maior  credibilidade perante ao consumidor, gerando uma maior recorrência de vendas e impactando diretamente seus lucros. 

Se você quer saber como um chat online pode te ajudar a fidelizar clientes no seu site, continue a leitura, pois preparamos um conteúdo que vai te ajudar muito.

Por que utilizar um chat online na fidelização de clientes?

Não importa se você tem um blog, uma landing page, ou uma loja virtual, seja qual for o seu canal de vendas, um serviço  que não pode faltar, quando você oferece seus produtos ao consumidor, é o atendimento ao cliente.

O atendimento ao cliente é fundamental para a reputação do seu negócio, pois através dele  é possível transmitir credibilidade, e resolver os eventuais problemas que possam surgir, evitando feedback negativos e clientes insatisfeitos com o seu negócio. 

Quando falamos de atendimento, o chat online é uma ferramenta essencial e muito utilizada, pois ele permite que a comunicação ocorra em tempo real, além de possuir outros recursos que podem contribuir para o crescimento do seu negócio.

Ele é um canal sempre aberto em que o cliente sabe que pode utilizar para tirar dúvidas e principalmente resolver problemas, e a sua utilização pode trazer diversos benefícios para o seu negócio, tais como:

  • Aumentar os níveis de satisfação
  • Maiores oportunidades de venda
  • Melhoria da experiência do cliente
  • Qualificação de leads

Dessa maneira, você pode utilizar o chat online para fidelizar clientes, pois ele é uma ferramenta com grande potencial e oferece uma infinidade de recursos para que isso seja possível.  

Como utilizar um chat online para fidelizar clientes?

Depois de conhecer alguns benefícios e também a importância de um chat online para o atendimento no seu site, entenda como é possível utilizar os recursos dessa ferramenta para fidelizar seus clientes e conquistar mais recorrência de compra.

Forneça respostas mais rápidas e automatizadas

Um dos fatores que levam os clientes a desistirem de uma compra é a demora no atendimento, a maioria dos consumidores não gostam da espera, e o ambiente virtual é um local onde facilmente pode perder seu cliente para a concorrência.

Ou seja, se você demora muito para responder é bem provável que o seu cliente vá buscar atendimento mais rápido em outra loja virtual, e por isso mencionamos, anteriormente, que o atendimento ao cliente pode ser um diferencial para o seu negócio. 

Oferecer um atendimento rápido é uma maneira de utilizar o chat online para fidelizar clientes e retê-los, dentre os principais recursos que contribuem para que você possa automatizar as respostas estão os chatbots e os convites pró-ativos. 

Ofereça descontos exclusivos

Quem não gosta de um bom desconto e promoção? Se você já utiliza ferramentas de email marketing para enviar cupons de desconto para os seus clientes, saiba que é possível utilizar um chat online.

Por meio dos convites proativos, é possível configurar quais páginas do seu site você deseja oferecer cupons de desconto e conduzir seu cliente para a próxima etapa do funil de vendas.

Principalmente aqueles que estão em dúvidas se finalizam a compra ou não, o cupom de desconto pode ser um incentivo para esses clientes gerarem uma conversão.

Integre todos os seus canais de atendimento

Falamos sobre a popularidade do chat online para fidelizar clientes e também de como ele é popular como escolha para canal de atendimento, isso não significa que você não possa utilizar outros canais. 

Por exemplo, algumas empresas oferecem atendimento através de e-mail, das redes sociais e de mensageiros instantâneos.

O importante é que para oferecer um serviço de qualidade, e consequentemente com respostas rápidas, é necessário realizar o controle do fluxo de mensagens recebidas. 

Utilizar muitos canais pode fazer com que a sua equipe de vendas se perca em meio a tantas mensagens e consequentemente alguns clientes podem sair frustrados.

Alguns Chat Online permitem que você realize a integração de todos esses canais para que a sua equipe possa receber as mensagens em uma única tela, melhorando a visualização dos chamados que chegam e também a rapidez do atendimento.

Com essa integração é possível visualizar o histórico e dessa forma, todos os atendimentos estarão disponíveis e todos terão acesso.

Isso evita que o cliente perca tempo respondendo tudo que ele já respondeu para o primeiro atendente e consequentemente oferecer um atendimento qualificado. 

Facilite o atendimento para o consumidor

Se estiver oferecendo um atendimento pós-venda utilize os recursos de CRM para saber mais sobre os seus clientes sem precisar perguntar quais produtos foram adquiridos.

Com CRM você tem acesso a todo histórico de atendimento, informações sobre os seus clientes, e inclusive dados estatísticos sobre cada conversa que vão permitir que você qualifique o seu atendimento. 

Ou seja, todo o suporte para que a sua equipe possa atender e focar na resolução de problemas, e permitindo que você ajuste os processos para acompanhá-lo em cada etapa da jornada de compras. 

Invista em autoatendimento

Através de um chat online é possível investir em autoatendimento por meio dos chatbots para que eles possam apresentar soluções para chamados simples. 

Mesmo que você disponibilize uma página específica no seu site com perguntas frequentes, ou informe o seu cliente por meio de ferramentas de e-mail marketing, não deixe de utilizar o seu chat online para oferecer autoatendimento.

Ao perceber que alguns chamados são recorrentes, configure o chatbot do seu chat online para que o consumidor não precise depender de um atendente na sua equipe. 

Pronto para começar a fidelizar clientes?

Nesse artigo apresentamos diferentes maneiras de utilizar o chat online para fidelizar clientes e qualificar o seu atendimento.

Não esqueça que é fundamental manter a sua equipe preparada e investir em treinamentos para que você possa sempre oferecer a melhor experiência para o cliente.

Além disso, não deixe de conhecer estratégias de marketing de relacionamento que podem te ajudar a melhorar o relacionamento com os seus clientes e consequentemente fidelizá-los. 

Até a próxima!