Use o E-mail Marketing a seu favor
Por: Parceiros Convidados
Publicado: 23 de março de 2021 | Atualizado: 23 de fevereiro de 2023.
E-mail marketing é uma estratégia de conteúdo baseada no envio de e-mails para o público que a sua empresa deseja alcançar, sendo esse, extraído de uma base de clientes ou leads gerados através de estratégias usadas pela equipe de Marketing Digital.
O objetivo do e-mail marketing é nutrir um relacionamento com o cliente, fidelizar essa base e fortalecer a relação com a sua marca, já que essas são baseadas na troca, você capta o que ele fala e entrega o que ele procura.
Ao contrário do que muitos pensam, o e-mail marketing não é destinado somente a conversão, serve para aproximar empresa e consumidor, é um contato mais personalizado e direto com o intuito de apresentar soluções ou serviços que o seu negócio oferece.
O que é E-mail marketing e como criar uma base de contatos
Como apresentado anteriormente, podemos entender o E-mail Marketing como uma estratégia usada para o envio de e-mail ao público que o seu negócio deseja alcançar, de forma regular e segmentada.
Quando falamos de segmentação, devemos ter em mente os estágios do funil de vendas, pois os e-mails serão direcionados com base nele.
A ideia é criar e-mails mais específicos, direcionados para cada contato da sua base, agregando valor, educando, informando sobre algo relevante e mantendo um relacionamento com eles.
Como criar uma base de contatos
Esses contatos são captados através de formulários disponibilizados no seu próprio site ou através de uma newsletter.
Para começar a desenvolver uma base de contatos, o ideal é segmentar o seu público, quanto mais segmentado melhor, isso ajuda a direcionar os e-mails aos que estão no mesmo estágio de compra.
Comece definindo critérios para ajudar na segmentação, como:
- Segmentação geográfica (região, cidade, área).
- Demográfica (idade, sexo, ocupação, rendimento).
- Psicográfica (estilo de vida ou personalidade).
- Comportamento (atitudes, comportamento, interesses).
Vale lembrar, que os destinatários desses e-mails são diversos, podendo ser leads captados em diferentes meios de comunicação, ou seja, os que já interagiram de alguma forma com o seu produto ou serviço, ou aqueles que abandonaram os produtos no seu e-commerce.
E-mail marketing x Spam
Essa é a “dificuldade” quando falamos de e-mail marketing, afinal, ninguém quer que o seu e-mail caia direto no lixo eletrônico, não é mesmo?!
Para que isso não aconteça, o destinatário precisa dar a permissão para recebê-los, o que é um ótimo sinal, pois mostra que ele está interessado em saber mais sobre o seu negócio, estreitando assim o relacionamento empresa x consumidor.
Além disso, existem algumas dicas na hora de criar o e-mail marketing para que esse não caia no spam:
- Começando pelos títulos, evite usar CAIXA ALTA.
- Evite o uso de algumas palavras, como: Clique Aqui, Você não pode perder; Oportunidade única etc.
- E-mails com muitas imagens grandes e pouco texto.
Escolha pelo envio de e-mails com conteúdo válido aos leitores, promoções relevantes ao seu público, oferecendo uma comunicação de valor e algo que vá de fato agregar e fazer com que esse interaja com você.
4 Motivos para usar o E-mail marketing
- Maior alcance de clientes em potencial comparado às redes sociais ou sites.
- Rastreamento para realizar a eficácia da comunicação, a taxa de entrega, visualizações e cliques.
- Realize o teste A/B através dos e-mails enviados para descobrir o que o seu público quer.
- Por se tratar de uma estratégia de conteúdo com baixo investimento e uma taxa de conversão alta, o e-mail marketing apresenta um alto retorno de investimento.
Conteúdos usados no envio de e-mail marketing
Já vimos que, o objetivo com o e-mail marketing é engajar o nosso público e criar um relacionamento com ele, fazendo com que esse passe pelas etapas do funil de vendas.
Conheça 4 modelos de conteúdo que podem ser usados no envio do e-mail.
Newsletter
Para as empresas que nunca realizaram o envio de e-mail marketing, a Newsletter pode ser um ótimo começo.
Ela é enviada de forma periódica para todos os seus clientes, visando manter uma relação próxima com eles e o engajamento com o seu negócio.
É aqui que vamos utilizar da segmentação falada no começo desse artigo, para desenvolver um conteúdo personalizado e direcionado ao seu lead. Para entender e conhecer melhor esse lead, comece a rastrear os links aos quais ele clica ao ler os seus e-mails.
A newsletter é um dos meios mais utilizados quando falamos de e-mail marketing e nutrição de leads, através dela você se comunica com todos os estágios do funil de vendas, capta novos leads e mantém o seu negócio em evidência.
E-mail Promocional
Quando ouvimos sobre o e-mail promocional, temos a ideia de um e-mail voltado apenas para divulgar promoções de produtos e serviços, mas esse tipo de e-mail também busca promover, mostrar que eles existem e podem te ajudar.
Diferente do newsletter que tem o objetivo de nutrir seus leads, o e-mail promocional tem como objetivo converter, sendo essa conversão:
- Assinar uma newsletter.
- Conferir o conteúdo do seu blog.
- Interagir nas suas redes sociais.
- Ou até mesmo comprar um produto ou adquirir um serviço.
Ele é utilizado em todas as etapas de compra, e a ideia é levar o cliente a uma ação, comunicando as vantagens e o que mais for relevante ao lead.
Vale lembrar, que no e-mail promocional é importante ter um link direcionada a cada produto ou serviço, utilize o call to actions nos seus e-mails.
Para que a base de leads tenha engajamento com o conteúdo do e-mail, é importante usar técnicas de copywriting usando os gatilhos mentais corretos para cada etapa de consciência.
E-mail Transacional
É o e-mail enviado para informar e posicionar o cliente, lead ou aqueles que estão inscritos na sua base, sobre coisas que sejam do interesse deles ou alguma ação que envolva empresa x cliente, como por exemplo:
- Confirmar compras realizadas;
- Pagamentos efetuados;
- Inscrições realizadas em algum site;
- Inscrição em alguma newsletter;
- Entre outras informações.
O e-mail transacional fornece uma proximidade maior entre o seu negócio e o cliente, já que a comunicação é mais individual e personalizada para cada um, nesse caso são eles que procuram pelo seu negócio, o que facilita esse engajamento.
E-mail Sazonal
Como o nome já diz, são e-mails enviados em datas específicas e personalizados a cada contato da sua base, fazendo com que esse se sinta parte do seu meio de relacionamento, estando ele em qualquer estágio do funil de vendas.
O objetivo é mostrar a esse lead ou cliente, que você está presente em datas importantes para ele, é uma oportunidade não só para promover o seu negócio, mas também uma estratégia capaz de gerar bons resultados ao longo de todo ano.
E-mail Marketing na construção do Marketing de Relacionamento
Quando falamos em Marketing de Relacionamento, devemos entender como uma estratégia usada para auxiliar na comunicação com o nosso público.
É a ferramenta mais indicada quando falamos em Marketing de Relacionamento, por ser um conteúdo personalizado, direcionado e usado em ações de marketing, como por exemplo:
- Apresentar conteúdos ricos e que sejam relevantes a eles.
- E-mail enviado em datas comemorativas.
- Campanhas para construção e consolidação da marca, mostrando que o seu negócio tem um papel relevante na vida desse cliente.
- E-mail de pós-venda com pesquisas para ouvir o que eles têm a dizer, experiências, sugestões, opiniões.
O objetivo é conquistar, criar autoridade, construir uma marca e fidelizar esses clientes, a partir do momento que ele se sente parte do seu negócio, ele fica à vontade para fornecer feedbacks.
Invista no E-mail marketing para fidelizar seus clientes
Em um mercado cada vez mais competitivo, com o Marketing de Relacionamento não seria diferente, e manter um contato próximo com a sua base é essencial para entender e enxergar o seu cliente, e assim oferecer um atendimento exclusivo e direcionado ao que ele necessita.
Invista no e-mail marketing de forma estratégica, ele não exige altos investimentos como já falamos anteriormente, você só precisa de um endereço de e-mail, sendo um domínio próprio da internet ou até mesmo os serviços gratuitos do Outlook ou Gmail.
Em ações mais avançadas como a automação ou segmentação inteligente de contatos, algumas ferramentas são indicadas para auxiliar, como o Mailchimp e o RD Station, apesar de terem um custo razoável, seus resultados são ótimos.
Como você pode observar, o custo é baixo e as vantagens são diversas, onde o retorno vai além do investimento financeiro, mas garante a satisfação do cliente, a fidelização e até mesmo o marketing boca a boca, a indicação por parte desses pelo serviço ou produto apresentado.