Transformação digital para pizzarias: vantagens e como fazer
Por: Parceiros Convidados
Publicado: 21 de julho de 2021 | Atualizado: 26 de outubro de 2021.
Os hábitos dos clientes mudaram e eles estão cada vez mais exigentes. Para o seu estabelecimento acompanhar essa mudança, invista em transformação digital para pizzarias. Saiba mais!
Difícil passar um final de semana sem pizza? Definitivamente você não está sozinho. A invenção italiana saiu de Nápoles e conquistou o coração dos brasileiros e em terras tropicais, onde ganhou pitadas de criatividade própria com os mais variados sabores, tamanhos, texturas e cores.
E foi em São Paulo, com a influência de seus bairros repletos de moradores de origem italiana, que a pizza encontrou seu lar definitivo em nosso país. De acordo com informações do Betway, site de caça níqueis online, a cidade fica atrás apenas de Nova York no ranking de consumo da redonda.
Além disso, na capital paulista são cerca de 572 mil unidades vendidas por dia, mais da metade das pizzas consumidas em um dia no país, o que soma aproximadamente 1 milhão.
Entenda o comportamento do brasileiro quando o assunto é pizza
Para entender melhor o comportamento do brasileiro quando o assunto é pizza, o Betway conversou com mais de 500 pessoas por todo o país, incluindo diretores e sócios de pizzarias. A equipe analisou os resultados em conjunto com dados da Associação Pizzarias Unidas do Brasil, trazendo um panorama cheio de informações interessantes.
Só no Brasil há mais de 40 mil pizzarias, movimentando um mercado de R$ 22 bilhões anuais e que cresce de 6% a 8% no mesmo período. Números relevantes, ainda mais considerando o fato de que 99% das pizzarias brasileiras são consideradas pequenas empresas.
No que tange a preferências da clientela, apesar de a pesquisa ter registrado sabores inusitados como pizza de sushi, de prato feito e com borda de coxinha, o tradicional ainda é o favorito, sendo o sabor de calabresa o preferido de Norte a Sul.
Mas, como atrair e conquistar mais clientes em um mercado tão competitivo? Veja abaixo!
A tradição da pizza e a história das pizzarias devem ser mantidas e preservadas. Mas o mercado precisa estar antenado nas mudanças.
Além de um branding forte, conciso e adaptado à era do foco no cliente, é indispensável focar esforços na transformação digital da empresa. É possível começar aos poucos e adaptar as mudanças de acordo com o perfil e características da clientela sem perder a identidade.
Veja abaixo, ideias de primeiros passos para iniciar esse processo.
1.Renovação da marca
Ao dar o pontapé inicial de uma mudança importante em uma empresa, uma ação interessante é marcar essa transformação com modernização ou atualização da marca. Rever conceitos e valores, alinhar o posicionamento e dar uma atualizada na identidade visual podem promover e potencializar os resultados positivos das melhorias implementadas no negócio.
Além disso, é uma boa oportunidade de começar para quem ainda não investiu em ações de gerenciamento de marca. O branding é uma excelente estratégia de marketing para agregar valor à marca e consolidar sua imagem.
2. Site e redes sociais
Hoje, marcar presença na rede é essencial. É preciso estar onde o seu consumidor está, e a grande maioria deles está online. Além disso, sites e redes sociais são práticas e muito mais baratas, se comparadas às mídias tradicionais.
Elas se destacam no que diz respeito ao engajamento que conseguem promover. São vitrines em que seus produtos e sua marca têm espaço para mostrar seu diferencial e veicular conteúdo de credibilidade.
3. Cardápio digital
Impulsionado pela digitalização das coisas é praticamente mandatório devido a questões sanitárias durante a pandemia. Além disso, o cardápio digital é garantia de praticidade, economia e segurança.
Em primeiro lugar, quem gerencia um restaurante sabe que imprimir e confeccionar menus representa um gasto considerável ao empreendimento. Ainda mais quando se leva em consideração a dificuldade em atualizar preços, fichas técnicas ou ingredientes.
Nesse sentido, a versão digital dá muito mais liberdade e facilidade para efetuar eventuais alterações. Além disso, não existe o risco de disponibilizar cardápios danificados ou mau cuidados ao cliente, o que prejudica a imagem do estabelecimento.
Aproveitando a renovação da marca, invista na elaboração de uma versão digital do cardápio. Além de todos os benefícios citados, ele ainda possibilita a divulgação em mídias sociais e contatos de clientes, fazendo com que o público encontre todas as informações que precisa para perceber valor e efetuar a compra.
4. Sistemas de gestão
A implantação de um sistema de gestão moderno pode representar um investimento de valor considerável, mas os benefícios que ele consegue oferecer costumam valer e muito a aquisição. Os processos ganham agilidade, assertividade, além de informações precisas e centralizadas.
Através de um software é possível controlar pedidos em mesas, delivery ou balcão, comandas, caixa, estoques e relatórios. Outras vantagens incluem a integração com aplicativos de entrega, pagamentos, entre outros.
Quanto mais dados e registros você tiver, melhor poderá tomar decisões, desenvolver planos, implantar melhorias e promover crescimento.
Então, pronto para implementar a transformação digital na sua pizzaria?