Trabalhando a sua imagem: como melhorar o marketing pessoal?

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 4 de março de 2021 | Atualizado: 23 de fevereiro de 2023.

A melhor forma de evitar uma impressão ruim e fugir dos estereótipos é trabalhar sua imagem constantemente. Depois que você compreende o que é marketing pessoal e quais os pontos a melhorar, fica mais fácil colocar em prática e conquistar uma boa evolução. Não é uma tarefa simples, mas desde que seja desenvolvida continuamente, o resultado aparece de modo natural e satisfatório.

Fortalecer uma imagem demanda a atenção em cinco aspectos: aparência, higiene, conteúdo, postura e comunicação. 

Vestir-se bem com roupas limpas e higiene em dia, ser uma pessoa cordial e competente, saber se portar em qualquer ocasião e comunicar-se assertivamente é o ideal nesse contexto. Ademais, vale especificar alguns fatores para não cometer erros ou deixar algum detalhe de lado.

  • Como melhorar a sua linguagem corporal

A expressão “o corpo fala” faz sentido e por isso é essencial atentar-se à linguagem corporal, sobretudo em apresentações e nas tarefas rotineiras. Os gestos, a voz e os olhares são preponderantes em qualquer ação realizada – o que abre margem para julgamentos bons ou ruins. Portanto, entre as melhores técnicas podemos citar:

  • O uso do tom de voz correto, estável, nem muito alto e nem muito baixo, para passar ao interlocutor seus argumentos com total clareza.
  • Ter uma boa postura, com o corpo sempre ereto, cabeça erguida, braços alongados e pés firmes ao chão. Ao se sentar, nunca se inclinar na cadeira ou se apoiar totalmente à mesa, são hábitos péssimos que mostram descaso.
  • Usar a expressividade do olhar, erguendo as sobrancelhas ou arregalando os olhos durante uma conversa – ações que mostram seu interesse na conversa e nas ponderações do próximo. Sorrir também é bom, sem exageros.
  • Respirar profundamente e intensamente, dar pausas ao falar e fazer gestos de ensino – aqueles movimentos que facilitam a visualização de uma ideia, como contar números com os dedos.
  • Evitar cruzar os braços e fazer “não” com a cabeça ao escutar alguém. São atitudes que prejudicam a interação, como se você estivesse desanimado ou desinteressado.

Faça o teste e tente perceber a diferença. Apenas a mudança de algumas atitudes já traz efeitos positivos, sobretudo ao falar em público ou na postura em uma entrevista de emprego.

Vai participar de uma seleção? Prepare-se previamente com cursos online e aproveite para incluí-los em seu currículo. 

  • Técnicas para uma boa comunicação

Saber se comunicar efetivamente também faz toda a diferença em um bom marketing pessoal. Boas técnicas de comunicação auxiliam em qualquer atividade e interferem de modo assertivo em toda organização. 

Uma pessoa que sabe falar e ouvir consegue passar uma mensagem de modo claro e compreender seu interlocutor de forma competente. Outras habilidades que também podem ser trabalhadas:

  • Ouvir ativamente e evitar interromper as pessoas;
  • Fazer contato visual, evitando olhar para baixo ou para os lados durante a interação;
  • Perguntar sempre que houver dúvidas, para entender e esclarecer as questões;
  • Saber criticar de modo construtivo, sem achismos e visando a objetividade;
  • Argumentar usando bons exemplos, analogias e situações reais;
  • Evitar longas pausas, uso demasiado de “hum” e outros vícios de linguagem, além de jargões e gírias;
  • Adaptar a linguagem para seu público alvo/pessoa em questão;
  • Ter empatia, positividade e saber a hora de ficar em silêncio.
  • Apresentação e cartões de visitas

A apresentação por meio de cartão de visitas também faz parte de um planejamento de marketing pessoal. Toda pessoa que começa a fazer networking e lida com o público precisa informar seus dados básicos de contato para que seja lembrada e se mostrar à disposição dos outros.

Para isso, é necessário listar aquilo que é mais importante e deve ser incluído no cartão. Geralmente são: nome, telefone, profissão, nome da empresa, e-mail e demais endereços eletrônicos. Nunca se deve exagerar, sobretudo na escolha do template, que deve ser clean e ter um bom tamanho.

A surpresa pode ser no formato e na disposição dos dados. Muitos apostam em materiais diferenciados (como o couro em vez do papel/plástico), design inteligente e dinâmico. Em todo caso, tudo depende do seu objetivo como profissional e até da área de atuação. 

  • Rede de relacionamentos

Além do cartão de visitas, outra forma de investir no networking é criar uma rede de relacionamentos profissionais. Essa é uma boa decisão para conseguir um emprego, conquistar uma boa vaga chamando atenção das empresas, ser promovido e até tornar-se uma verdadeira referência em seu nicho.

A internet abriu muitas portas e permite que profissionais de todos os ramos possam se conectar, seja através de redes como o Linkedin – próprio para esse fim – ou pelo Facebook, que pode render bastante caso seja utilizado de modo correto. Mas vale lembrar também que uma rede pode ser feita pessoalmente, seja na universidade ou no próprio ambiente corporativo.

Em todo caso, o networking depende de todas as regras de marketing pessoal e sempre levará tempo para dar resultado. Ser elegante, ter paciência e prudência são alguns valores que ajudam bastante nessa hora – bem como compreender o que é marketing pessoal e como utilizá-lo a seu favor para construir uma rede proveitosa e estruturada.

  • Marketing Pessoal: os dez mandamentos

Encerramos nosso artigo explanando os dez mandamentos do marketing pessoal, para que você trabalhe cada um desses pilares e conheça mais sobre eles em um curso de marketing pessoal. São eles:

  1. Liderança
  2. Visão
  3. Confiança
  4. Espírito de Equipe
  5. Integridade
  6. Maturidade
  7. Empatia
  8. Otimismo
  9. Paciência
  10. Disponibilidade