Tipos de CRM: como e quando usar cada um

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Publicado: 7 de dezembro de 2021 | Atualizado: 7 de dezembro de 2021.

Existiu um tempo em que era facultativo o uso de um CRM (Customer Relationship Management). Porém, hoje, quando o assunto se refere a obter êxito na gestão do relacionamento com o cliente, bem como em qualquer esfera de seu negócio, é imprescindível investir em um software de CRM.

Por meio dessa ferramenta, são compiladas todas as interações do cliente com sua marca e, sobretudo, as informações acerca dos atendimentos. Sem contar que um sistema CRM possibilita que todos os dados de seus leads e clientes fiquem centralizados em um só lugar.

Em vista dessas funcionalidades, sem dúvida alguma, é possível perceber que se torna fundamental utilizar esse software para implementar o processo de vendas de uma organização. Contudo, considerando as opções de CRM, qual delas escolher?

Com a finalidade de te auxiliar quanto a esse e outros questionamentos, reunimos neste post um conteúdo a respeito dos tipos de CRM, dentre os principais detalhes. Confira!

Os tipos de CRM disponíveis

Atualmente, você pode contar com quatro tipos de CRM: Operacional; Analítico; Colaborativo e Estratégico. Descubra a seguir qual se adéqua ao seu negócio.

CRM Operacional

O CRM Operacional fornece manutenção aos canais de comunicação com o cliente. Esse tipo de software está direcionado em arquivar os históricos de atendimento e gerenciar pedidos, resultando em proporcionar um feedback mais eficaz acerca da logística de atendimento.

Esse software de CRM visa otimizar diversos processos do negócio, como, as automações de vendas, marketing e de serviços. Vale mencionar que sua finalidade também se refere a gerar leads, os converter em clientes, obter melhora no serviço pós-vendas e, assim, assegurar a fidelização deles.

Além disso, pelo fato de ser mais ágil e fácil quanto ao resgate de informações úteis a respeito do cliente no momento em que ele entra em contato, o CRM Operacional atende as necessidades das centrais de atendimento.

CRM Analítico

O CRM Analítico tem como função fazer a interpretação de todas as informações do consumidor, tendo como base vários pontos de contato.

Esse tipo de ferramenta se objetiva em prestar auxílio às equipes de marketing, de suporte e de vendas, com o intuito de melhor atender ao cliente.

Desta forma, ele contém funções cujo propósito é o de conhecer o perfil do público-alvo de forma profunda, o que tende a facilitar o estabelecimento de laços com os clientes.

CRM Colaborativo

O software CRM Colaborativo compartilha os dados dos clientes para todos os colaboradores da organização, requisitando apenas que os funcionários tenham acesso liberado.

A adesão desse CRM permitirá que as equipes melhor se integrem, especialmente, as de marketing e vendas.

De forma geral, o CRM Colaborativo consiste em uma excelente ferramenta que possibilita avaliar como os clientes estão reagindo diante às ofertas e aos novos produtos.

CRM Estratégico

Ao abranger todas as funcionalidades oferecidas pelas ferramentas dos softwares operacional, analítico e colaborativo, o CRM Estratégico consegue obter uma visão geral acerca da operação de toda a organização, para assim traçar estratégias e as colocar em prática.

Além disso, esse CRM contribuirá para a definição de âmbitos maiores, como, a antecipação das necessidades do cliente, o objetivo principal da empresa ao aderir o uso dessa ferramenta e o foco nas vendas.

Como contribuir para o funcionamento dos tipos de CRM

Com a finalidade de assegurar que todas as etapas atreladas à gestão de clientes e o fluxo de cadência de prospecção sejam cumpridas, é fundamental utilizar os diferentes tipos de CRM.

Ademais, o emprego dessas ferramentas é responsável pelos seguintes aspectos:

  • Estabelecer as atividades aos representantes de vendas;
  • Detectar oportunidades modernas no processo de vendas;
  • Contribuir com a qualificação dos prospects;
  • Padronizar processos;
  • Reduzir o tempo médio do ciclo de vendas;
  • Permitir que os indicadores de vendas sejam analisados para auxiliar na otimização de todo o processo.

Do mais, é de extrema importância que você entenda que todos esses processos necessitam de acesso à tecnologia, organização, conhecimento técnico e, adjunto a esses fatores, a capacitação dos gerentes e colaboradores.

Qual o objetivo do CRM?

O intuito em recorrer a um CRM é fazer com que a sua empresa, a longo prazo, seja mais rentável e que a equipe responsável pelas vendas se torne mais produtiva e eficiente.

Vale mencionar que a organização somente conseguirá trabalhar de forma rentável contanto que seja capaz de identificar quais são as dores de seus clientes e como solucioná-las.

E as estratégias advindas dos CRMs vão ajudar nesse processo, e com isso, possibilitar que os objetivos traçados sejam alcançados.