5 tendências do marketing digital para 2022

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Publicado: 29 de abril de 2022 | Atualizado: 29 de abril de 2022.

O Brasil tem milhões de usuários de internet hoje. Saber usar essa ferramenta para ampliar o alcance da empresa é investir em crescimento e gerar uma atuação de impacto no mercado.

Optamos por selecionar algumas tendências que consideramos relevantes para o cenário do marketing digital de 2022.

Se você pretende manter a sua empresa atualizada, dê uma olhada no que separamos para vocês.

Big Data

Boas informações geram estratégias mais qualificadas. Fontes cada vez mais ricas a respeito do perfil e comportamento do cliente favorecem um marketing mais inteligente. O Big Data já é uma realidade, mas a tendência é que haja um impulso ainda maior na sua utilização e desenvolvimento.

Dados mais ágeis e cada vez mais detalhados serão os carros chefe na tomada de decisões das empresas. Dados bem depurados garantem que seus recursos sejam alocados com maior eficiência e suas estratégias atuem de forma assertiva.

Apesar de não ser nenhuma novidade, incluímos o Big Data na lista das tendências em marketing digital para 2022. Esse sistema ainda tem muito a nos surpreender.

SEO, SEM e Marketing data-driven

Quem lida com esse segmento, sabe que o SEO (Search Engine Optimization) e o SEM (Search Engine Marketing) são disciplinas que vieram para ficar.

A geração de conteúdo em uma estratégia de inbound marketing baseada nessas ferramentas, antecipa as necessidades do público-alvo a fim de conduzir seu tráfego de forma orgânica.

O SEO, SEM e Marketing data-driven certamente são uma tendência que você deve ficar de olho.

Automação de marketing digital e marketing aumentado

Quem investe em marketing digital sabe da dificuldade que é fazer a gestão dos leads ao longo da jornada do funil de vendas. E se você não sabe disso ainda, fique tranquilo, logo irá entender.

A automação surge como uma estratégia eficiente e ágil para garantir uma boa e fluida comunicação com os consumidores.

Uma boa boa plataforma de automação de marketing digital pode ser um investimento que dará a guinada que a sua empresa precisa para se destacar no mercado.

O marketing aumentado, foca na relação dessas tecnologias com os clientes. O diferencial é potencializar os fluxos de trabalho automatizados sem perder o calor que seria transmitido se o atendimento fosse feito por um humano. Um desafio, não é mesmo?

Uma solução eficiente é aliar técnicas de automação de marketing com a atuação da equipe nos momentos em que o atendimento precisa de um toque de personalidade. 

Conteúdo Relevante

O  marketing de conteúdo é outra grande tendência para este ano pós-pandêmico. 

O público tem se mostrado cada vez mais exigente quanto ao material que eles consomem. Ok, você vende uma camisa feita de algodão orgânico. Bom, como você, provavelmente vão existir outras centenas de empresas que trabalham com esse segmento em específico. É aí que entra o pulo do gato. Você não é só mais uma empresa.

Um conteúdo criativo, diferenciado e uma mensagem educativa poderá ser o diferencial na hora da escolha.

A atenção do consumidor anda cada vez mais disputada nos veículos de comunicação, sendo indispensável que você se conecte cada vez mais com eles.

Integração entre o digital e o físico

Uma nova relação do mundo digital com o real  foi impulsionada pela pandemia do Covid -19. Impossível não citar as mudanças na forma com que o homem passou a se relacionar com o espaço e com o mercado depois disso.

As empresas que trabalhavam apenas nos meios físicos tiveram que se reinventar. Mas como aliar atendimento pessoal de qualidade com uma boa atuação no meio digital? Um bom exemplo é o uso de QR Codes como forma de divulgação de conteúdos digitais dentro das empresas físicas. 

Por que não investir em um cardápio digital ativado por um QR Code que, de quebra, ainda possibilita que o cliente tenha acesso ao site da empresa ou suas redes sociais?

E você? Mantém a sua empresa atualizada nas tendências do mundo do marketing digital?

O uso de softwares de análise de dados, aplicativos de automação de marketing, redes sociais,  boas estratégias baseada em evidências aliados a novas tecnologias tem se mostrado um caminho promissor para o desenvolvimento de empresas. 

Nós apostamos nessas tendências para 2022. E você?