Quais as principais tendências de Comportamento do Consumidor para 2022?

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Publicado: 10 de fevereiro de 2022 | Atualizado: 10 de fevereiro de 2022.

O ano ainda está no começo, o que significa que é a hora ideal para fazer as mudanças necessárias na sua empresa, sempre com foco total no cliente!

Para além de estratégias de marketing tradicionais que todos conhecem, a grande palavra para esse ano será o Comportamento do Consumidor. Muito mais do que apenas conhecer o cliente, é preciso entender seu público e reconhecer como o seu modo de agir pode interferir no seu negócio.

Para te ajudar a encontrar as melhores maneiras de convencer seus compradores, selecionamos as principais tendências do comportamento do consumidor para 2022. Boa leitura!

O que é o Comportamento do consumidor?

Antes de começarmos com as tendências, precisamos deixar bem claro o que seria esse comportamento. Podemos defini-lo como todas as ações recorrentes que os clientes fazem durante a jornada de compra.

Entram aqui questões como pesquisas frequentes, pontos de interesse, customer experience, usabilidade e muito mais.

O grande xeque mate dessa estratégia de gestão de comportamento é que ela vai usufruir das vantagens que o próprio público de uma empresa entrega a ela. Para te mostrar isso, pense na seguinte situação.

  1. Uma empresa X descobre que seus consumidores estão em busca de um produto específico e passa a produzi-lo.
  2. Uma empresa Y descobre que os clientes precisam de um certo produto para suprir uma necessidade específica, e que, além disso, eles vêm pesquisando sobre como solucionar tal problema em fóruns de redes sociais.

Qual dessas empresas você acredita que será mais bem sucedida?

Podemos chegar a um consenso de que será a empresa Y. Isso porque eles foram além e não se preocuparam apenas com o que o cliente queria, mas como ele queria e, principalmente, com o porquê. Esse é um exemplo de negócio que se importa e usufrui do Comportamento do Consumidor.

As principais tendências de Comportamento do Consumidor

Agora que já temos a definição clara do que é esse comportamento, vamos direto para as tendências que vão dominar o mercado em 2022.

Omnichannel

Ter um sistema integrado já é uma exigência dos consumidores há alguns anos, mas agora devemos ir mais fundo nisso com o Omnichannel.

Essa é uma estratégia de integração que vai unir não apenas os canais de comunicação, mas todo o sistema de uma empresa, para que ela esteja cem por cento em sintonia com o cliente. Ou seja, é a construção de um sistema unificado que permite que os compradores tenham sempre acesso a todas as disponibilidades de um negócio, sem maiores empecilhos.

Omni channel technology of online retail business. Multichannel marketing on social media network platform offer service of internet payment channel, online retail shopping and omni digital app.

Para 2022, implementar o omnichannel vai garantir agilidade a sua empresa, além de melhorar sua customer experience e desenvolver o seu relacionamento com os clientes.

Influencers e redes sociais

As mídias sociais vêm crescendo cada vez mais, mas agora elas farão parte integral das estratégias de marketing.

Os influenciadores são um dos principais responsáveis por moldar o comportamento dos consumidores, então por que não atraí-los para a sua empresa por esse meio?

Descubra quem são as principais caras e vozes do seu nicho e faça parcerias para que elas falem de você. Ser reconhecido é o que fará a sua empresa deslanchar neste ano.

E fique de olho também no Social Commerce, a estratégia de venda por redes sociais que ganha cada vez mais mercado. Ela está totalmente ligada aos influenciadores e pode ser a tática pela qual você estava esperando.

Voice SEO

Por fim, devemos ficar de olho em como os clientes andam buscando por suas necessidades.

Nos últimos tempos, as pesquisas por comando de voz cresceram graças aos atendentes virtuais, como a Alexa ou a Siri. Estar preparado para suprir o que esse novo comportamento pede é essencial.

Assim, vá a fundo no assunto de Voice SEO e saiba como otimizar sua empresa para esse modelo de pesquisa.

Conclusão

O comportamento do consumidor é muito mais do que uma simples estratégia de marketing, mas uma cultura de foco no cliente que deve ser seguida como prioridade.

Uma dica bônus que deixamos para você é pensar no comportamento do cliente como algo que deve ser implementado a cultura da sua empresa, de modo que todos da equipe estejam em sintonia com esse objetivo.

Sendo ela a principal estratégia para acompanhar os consumidores e se destacar em meio ao mar de concorrentes, estar atendo as suas tendências é o que fará seu negócio escalar em 2022.