Tecnologia Cloud: Por que sua empresa não pode ficar de fora?

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 13 de novembro de 2019 | Atualizado: 23 de fevereiro de 2023.

Toda empresa tem uma história. E assim como a sua, muitas necessitam buscar inovações para driblar desafios e permanecer no mercado. Uma opção excelente é a tecnologia cloud que você vai conhecer agora.

A globalização traz novidades brilhantes e o papel do empreendedor é entender a praticidade e acessibilidade de muitas ferramentas que podem agregar valor ao seu cotidiano.

É o caso do marketing digital que está em constante desenvolvimento, apresentando vantagens que você conhece bem, afinal, já não basta apenas ter clientes, você deve fidelizá-los.

Não basta mais abrir uma loja física, quando seu público procura por você na internet. E nela, por sua vez, não adianta apenas atrair cliente, mas também qualificar o lead e trabalhar para que ele escolha sua empresa para fechar negócio.

Mas afinal, o que é a Tecnologia Cloud?

E se até o marketing está automatizado, você pode melhorar até os processos básicos do seu negócio com o ERP de gestão, por exemplo – vinculado à tecnologia cloud.

Em termos simples, a Cloud Computing ou Computação na nuvem presta serviços sob demanda e possui capacidade elevada de armazenamento e processamento. Ela funciona por meio de aplicativos e softwares conectados à internet.

Entenda melhor porque a tecnologia cloud é essencial para ajudar seu negócio a se desapegar de programas de computadores, normalmente caros e que demandam várias especificações para o funcionamento adequado.

Como Funciona?

Em vez de construir sua própria infraestrutura investindo em máquinas de configurações avançadas ou data centers, empresas do mundo todo adotam a tecnologia cloud para acessar seus dados de qualquer dispositivo compatível com o provedor de serviços em nuvem.

Amplas Funcionalidades

Hoje, os serviços de computação com tecnologia na nuvem abrangem uma vasta gama de opções, desde o básico armazenamento na rede, até um processamento potente, como é o caso de ferramentas empresariais arquitetadas na inteligência artificial.

Dessa forma, praticamente qualquer função que não exija a presença física do empresário, gestor ou colaborador, pode ser efetuada acessando a cloud.

Disponibilidade de Serviços

Para exemplificar tamanha efetividade, lembre-se do aplicativo que talvez você e muita gente usa no celular para realizar o backup de fotos ou vídeos, evitando que estes ocupem muito espaço na memória ou cartão do aparelho.

Da mesma forma, o armazenamento online inclui vários outros tipos de serviços, viabilizando que micro, pequenas, médias e até grandes empresas hospedam informações em nuvem com alto índice de segurança e eficácia.

Quer um exemplo ainda mais popular? A Netflix conta com serviços de computação em nuvem para executar a entrega de streaming de vídeo e outros sistemas comerciais – além de muitas outras companhias globais.

O fato é que guardar dados e operar sistemas por meio da Cloud Computing vem se tornando a melhor opção e até os fornecedores de softwares recorrem a este modelo econômico para que seus produtos ou serviços alcancem o maior número de pessoas possível.

Benefícios da computação em nuvem

Por falar em softwares, um dos maiores benefícios da plataforma cloud é a economia do custo inicial de instalação de programas ou o remanejamento da própria estrutura de TI para acolher sistemas tradicionais.

Com a tecnologia cloud, sua empresa mantém o foco no que realmente importa: investir em metodologias promissoras de marketing digital para aumentar o lucro, e se destacar da concorrência por meio deste artefato tecnológico acessível e muito prático.

Obviamente, as melhorias variam conforme o tipo de trabalho contratado. Porém, em geral, confira algumas vantagens de escolher a tecnologia em nuvem para otimizar os processos corporativos:

  • Altamente gerenciável;
  • Acesso simultâneo;
  • Possibilidade de personalizar a autonomia de acesso de seus funcionários;
  • Custo reduzido, além de evitar a compra de servidores e sistemas operacionais;
  • Evita o descarte de hardwares desatualizados;
  • E ainda o benefício ambiental de contribuir para redução de emissões de carbono visto que milhares de usuários compartilham grandes sistemas com alta eficiência.

Com tudo isso, você pode alavancar seu negócio rapidamente, remanejando a economia para testar e conhecer outros tipos de recursos prioritários para o sucesso em seu ramo de atuação, por exemplo.

Até porque, para o usuário final do seu produto ou serviço, torna-se irrelevante se ele acessa por meio de navegador online ou aplicativo. O que seu cliente mais deseja é a praticidade e pleno funcionamento.

Considere o Poder do ERP Cloud

Conforme mencionado softwares ERP’s de sistema de gestão integrada, já ocupam grande fatia quando o assunto é fornecer serviços por meio da tecnologia cloud.

Neste caso, são chamados de SaaS (Software como Serviço), que são versões do mesmo aplicativo que você já está acostumado a usar no desktop ou celular, porém, armazenados em nuvem.

Especialistas afirmam, inclusive, que este modelo de ERP cloud será dominante na área em curto e médio prazo. Para não correr o risco de tornar seu negócio obsoleto, que tal experimentar gratuitamente o ERP Cloud agora mesmo?

Conteúdo produzido pela GestãoClick.

Compartilhe nas Redes Sociais!