Técnicas de marketing digital para agências de viagens

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Publicado: 21 de maio de 2021 | Atualizado: 23 de fevereiro de 2023.

Quem atua no setor de turismo, especialmente com agência de viagens, teve que lidar com cancelamentos, adiamentos e mudanças em 2020 e, ainda agora, em 2021. A pandemia de Covid-2019 atingiu em cheio os planos dos brasileiros em conhecer novos lugares, passear e fechar negócios.

O impacto no turismo alcançou toda a cadeia, comprometendo resultados em hospedagem, lazer, bares, restaurantes, eventos, transportes e mais as outras 45 áreas da economia direta ou indiretamente ligadas ao setor no Brasil.

A boa notícia é que o País já ultrapassou o pior momento da pandemia e que as pessoas nunca deixarão de viajar. Representantes do setor de turismo estão apostando na retomada puxada pela demanda reprimida por viagens.

Ou seja, conforme as restrições diminuírem, o turismo vai voltar com força total. Tanto que, de acordo com a 15ª edição do Panorama da Hotelaria Brasileira, há 147 hotéis urbanos em desenvolvimento no Brasil.

Esse é o momento perfeito para aproveitar o altíssimo uso de plataformas on-line e reunir esforços para usar e abusar de técnicas de marketing digital para agências de viagens. Saiba mais!

Como fazer marketing digital para agências de viagens?

Confira algumas dicas efetivas para incluir na sua estratégia, conquistar o consumidor e gerar resultados:

1. Desenvolva um plano de marketing digital fundamentado no posicionamento do empreendimento e em dados sobre o público

Quem não planeja uma boa campanha está cometendo um dos maiores erros de marketing digital. É preciso construir uma estratégia alinhada ao seu gerenciamento de marca e ao conceito do seu negócio, sendo fiel ao posicionamento e à imagem da agência.

Portanto, estabeleça o que será feito e qual o objetivo que se deseja alcançar. Além disso, quanto mais você souber sobre seus clientes, melhor poderá entendê-los e melhor poderá atendê-los.

Por isso, analise todos os dados possíveis sobre o seu público e estabeleça uma persona que tenha características, comportamento e percepção de valor idênticos. Comunicação sólida, integrada, coerente e alinhada ao público cria identificação.

2. Defina prazos de execução e objetivos mensuráveis

Uma campanha que tem prazos estabelecidos e pode ser avaliada concretamente através de resultados numéricos é essencial. Isso possibilita o controle e avaliação dos métodos que mais deram retorno e do que não deu certo.

Estas informações são o insumo para identificar os processos mais rentáveis e promover ajustes que maximizem resultados e aumentem a eficiência da estratégia.

3. Crie autoridade

Mostrar que você sabe e entende tudo sobre sua área de atuação é a melhor maneira de criar autoridade e no marketing digital para agências de viagens não é diferente. Para tornar sua marca uma referência no setor, agregue valor ao produto e impulsione a disseminação das suas publicações de forma orgânica e consciente através da produção de conteúdo de qualidade e credibilidade.

4. Fale de experiências

Pautar estratégias em cima da experiência que seu produto ou serviço proporciona ao consumidor é cada vez mais importante para destacar-se no mercado. E, neste quesito, o marketing digital para agências de viagens tem um oceano de possibilidades para explorar. Nada está mais relacionado a experiências do que o turismo.

Por isso, dê muito destaque aos sentimentos, sensações, sabores, sons e cores que uma viagem permite vivenciar e as incríveis e imensuráveis lembranças que ela proporciona.

5. Torne a jornada do cliente uma experiência positiva

Não adianta nada atrair o consumidor com estratégias espetaculares se o acesso até sua agência é dificultado por falta de informação, processos morosos, demora na resposta e situações desagradáveis. Facilitar essa jornada do cliente oferecendo a ele uma experiência positiva com a marca vale muito.

A interação com o cliente antes, durante e depois do momento em que a venda efetivamente se concretiza é importantíssimo. A maneira de se comunicar com o consumidor é uma característica intangível que tem grande influência sobre a decisão de compra. Invista em:

  • Redes sociais: atente-se às frequências das publicações e retorne ao usuário nos comentários ou por meio do envio de mensagens;
  • Blog: é muito importante para compartilhar experiências que cada destino oferece, dicas ao viajante, entre outros. Além disso, ao permitir comentários, a interação entre empresa e cliente aumenta;
  • Chatbots: conhecidos como agentes virtuais, traz muitos benefícios para as empresas, especialmente por oferecer atendimento rápido aos clientes, inclusive quando a agência estiver fechada;
  • Canal no YouTube: vá além de divulgar imagens belas do local. Ofereça conteúdo com dicas relacionadas ao destino, apresentando-as de forma a conquistar o cliente. Não se esqueça de trabalhar a descrição com as palavras-chave mais fortes e de interagir com os usuários nos comentários;
  • E-mail marketing: pode parecer que não, mas eles são utilizados com frequência pelos usuários. Afinal, permitem uma comunicação personalizada, gerando ótimos resultados no relacionamento entre empresa e cliente, além de ter custo baixo.

Nunca é demais ressaltar a relevância da clareza, cordialidade, redação ou fala impecáveis, agilidade e alinhamento à persona na hora de interagir com o cliente.