Startups podem ajudar na transformação digital da sua empresa. Veja como!

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 9 de fevereiro de 2022 | Atualizado: 9 de fevereiro de 2022.

Agilidade de processos, aumento de produtividade e diferencial competitivo são alguns dos exemplos de como startups podem ajudar na transformação digital da sua empresa. Mas por que isso é possível?

As startups são empresas que já nascem com um modelo de negócio inovador, de base tecnológica, escalável, –  ou seja, que pode ser repetido com eficácia – e com alto potencial de crescimento. Dessa forma, elas desenvolvem soluções que permitem criar ou aprimorar um modelo de negócio unindo ferramentas como dados, automação e tecnologia. 

Assim, conectar-se com startups pode ser um grande diferencial para a sua empresa. E essa conexão é um dos caminhos da chamada inovação aberta. Então, muito se engana quem ainda acha que inovação é apenas para grandes corporações. Ela, na verdade, está relacionada a um novo olhar para o seu negócio.

Processo de transformação digital 

É importante ressaltar aqui que não basta tecnologia para se fazer a transformação digital de uma empresa. Esse conceito é muito mais amplo e está diretamente relacionado à uma mudança de cultura. Afinal, a transformação digital não é estática. Trata-se de um processo que precisa ser alimentado e estimulado para gerar frutos, por isso, as pessoas são a grande chave dessa mudança.

E já está provado que levar inovação para as empresas, além de ter efeitos diretos na longevidade do negócio, ainda dá retornos financeiros. Um estudo realizado pela a consultoria McKinsey com 124 empresas brasileiras de grande e médio porte mostrou que as líderes em maturidade digital no país alcançam uma taxa de crescimento do EBITA até 3 vezes maior que as demais empresas.

E, de 2020 para cá, cada vez mais empresas entendem que a inovação precisa estar no seu radar de ações. Uma pesquisa da CNI (Confederação Nacional da Indústria), inclusive, mostrou que para 57% dos executivos à frente das PMEs (pequenas e médias empresas), a importância que a empresa dá para a inovação é alta ou muito alta. E ela também está presente nas estratégias para garantir a relevância no mercado.

Benefícios da conexão com startups

Então, vamos para a parte prática? Como as startups podem de fato contribuir para a transformação digital da sua empresa?

Destacamos aqui dois pontos fundamentais: o jeito startups de pensar e a parceria de negócios

Troca de experiências

O primeiro aspecto importante é a troca de ideias e o aprendizado com o jeito de pensar da startup. Este tipo de empresa já nasce em um ambiente de incertezas e, por isso, atua muito com a experimentação

Elas testam de forma rápida, corrigem os erros e aplicam as soluções novamente. Essa dinâmica fortalece a cultura de aprendizagem ágil.

As startups também vêm de um ambiente de troca coletiva de ideias. Portanto, a aproximação com elas, pode estimular que seus colaboradores se sintam confortáveis para também pensarem em soluções que possam evoluir produtos e serviços a partir do contato com os clientes e usuários. 

A partir da ampliação do pensamento inovador, vamos para o segundo ponto, que é exatamente o de negócio. 

Parceria de negócio

A parceria com uma startup possibilita adotar, por exemplo, ferramentas e soluções para sanar uma ou mais dores da sua empresa. Elas podem estar relacionadas à gestão, comunicação, serviços financeiros ou mesmo, à jornada do cliente. 

Com essa conexão você pode, por exemplo, identificar oportunidades de criar um produto ou serviço novo ou melhorado; iniciar um método de produção ou de distribuição; adotar novas práticas de gestão e organização, ou mesmo de marketing e vendas, que sejam mais efetivos para o seu mercado. 

A parceria com startups pode gerar essa mudança começando por um setor da sua empresa, como o RH, por exemplo, a partir da automação do recrutamento, seleção e contratação de colaboradores. Ou em mais de uma área. Vamos supor que, além de melhorias no RH, você também precise simplificar os serviços financeiros. Há fintechs que oferecem antecipação de recebíveis, gestão de pagamentos, viabilização de crédito, entre outras muitas soluções. 

E as perspectivas para a transformação digital das empresas só estão crescendo.  Um levantamento da consultoria Deloitte, que contou com a participação de 491 empresas nacionais, indica que aplicativos, sistemas e ferramentas de gestão estão entre os principais investimentos em tecnologia para 2022.

É importante ressaltarmos que os modelos de conexão com startups apresentados aqui são apenas dois dos muitos que podem ser feitos por meio de hubs do ecossistema, como o iDEXO, que é a frente de inovação aberta e conexão com startups da maior empresa de tecnologia do Brasil, a TOTVS

O mapa de viabilidades de negócio entre startups e a sua empresa pode ser muito maior. Não deixe de explorar essas oportunidades!