Sitelinks do Google: saiba o que são e como ganhar mais acessos!

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 26 de janeiro de 2022 | Atualizado: 27 de janeiro de 2022.

Entenda como seu site pode chegar ao topo das pesquisas!

Hoje em dia, quando as pessoas precisam fazer alguma pesquisa, não recorrem mais aos livros e conhecidos mais velhos, mas sim à internet, geralmente a sites que estejam no Google. Toda pesquisa no Google retorna para o visitante uma quantidade imensurável de links, todos organizados em páginas.

Mas são raros os sites que estão no final da primeira página em diante terem bons rendimentos, geralmente são visitados os links que estão em destaque, logo nos primeiros tópicos da página. O primeiro link apresenta extensões com “sub links” abaixo dele, estes são os chamados de sitelinks.

Aprofundando o escrito anteriormente, os sitelinks são os links que acompanham o primeiro link da página do Google, apresentados em um tamanho menor, mas dando a oportunidade do leitor entrar no site diretamente na sua área desejada, estes links extensores do primeiro link que levam o leitor a navegar em páginas específicas dentro do site do primeiro link. Mas essa posição dos links não é de maneira aleatória.

Para o seu link obter sitelinks e obter mais espaços na primeira página de links do Google, o próprio Google exige um cumprimento de regras específicas, essas regras são encontradas e cumpridas através da aplicação dos conceitos de SEO (do inglês “Search Engine Optimization”, ou “Motor de Otimização de Busca”), que visam aprimorar os textos e outras publicações nas normas que o Google exige, e com nesse método sendo seguido à risca, o site pode alcançar cada vez mais audiência.

Recomendamos que seu site siga todas as recomendações do Google à risca, para que seu site tenha o melhor desempenho nas pesquisas do Google.

Porque você deve usar sitelinks do Google?

São vários os motivos que levam qualquer moderador de site a usarem os sitelinks do Google, entre eles destacam-se os da tabela abaixo:

Confiança do leitor O leitor tende a confiar no site mais apresentável para ele, e o Google não é diferente. Após a criação do site, o uso de sitelinks e a adesão às técnicas de SEO, o seu site pode chegar ao topo, contando que esteja bem apresentado, passando maior confiança para o leitor.
Mais visitas O leitor não tem uma predileção quando pesquisa as palavras chave, então compreende-se que ele está avaliando as opções oferecidas pelo Google. Com seus links na primeira posição das pesquisas, alinhadas com uma boa apresentação, a chance de click no seu link é de até 80%. 

O marketing de conteúdo também é importante para a atração de mais visitas.

Maior destaque  O destaque é óbvio, além de estar figurando no topo da primeira página, os sitelinks são justamente os links adicionais logo abaixo do primeiro link. Estes links adicionais (sitelinks) somados ao primeiro link e descrições de ambos, seu site não estará apenas em primeiro lugar, mas terá mais espaço na primeira página e dará mais praticidade ao leitor, pois ele pode entrar diretamente na página desejada. 

Como são construídos os sitelinks?

Agora que estão explícitos os bons desempenhos dos sitelinks, para que você possa ter o maior destaque nos resultados de pesquisa do Google, é preciso entender como fazer estes sitelinks.

A maior dificuldade enfrentada pelos donos e moderadores de sites neste processo de construção de sitelinks, é a dependência do Google para chancelar o processo. Não existe um ícone nas plataformas de sites que configuram os seus links como sitelinks. Após observarem que seu site tem qualidade para tal destaque, poderão garantir o alcance aos sitelinks e seu site tende a figurar no topo da primeira página, com maior espaço, no maior site de buscas do mundo.

Principais focos do seu site se tornar um sitelink

Os pilares para o reconhecimento dos departamentos de inteligência do Google não são dos mais difíceis, mas exigem habilidade para tal. A escrita em blog periodicamente com uma frequência muito boa de textos por dia é muito bem avaliada neste processo por parte do Google, pois ele entende que, como o site está produzindo bons conteúdos originais e com uma excelente frequência, é compreendido que o site merece um destaque.

Outro ponto vital para ser levado em consideração é a exclusividade do nome do site. Isso é importante por dar credibilidade e destaque ao site, pois com um nome original o site não pode ser confundido com outros endereços. Quando um site tem um nome muito usado, este pode vir a perder sua credibilidade por poder ser confundido com uma cópia de um site oficial, e isso não é algo que o Google irá promover ao topo com sitelinks. Esse site não pode ser “fraco” e cair várias vezes, é importantíssima a boa hospedagem de site.

O fator derradeiro é o mais importante, pois trata-se da qualidade do conteúdo e a escrita do mesmo, isso é feito 100% pelo redator. Recomendamos a criação de um site excelente, com diversas páginas, andando sempre conforme as normas que o Google dita, como por exemplo um site administrável, você estará fazendo com que seu site esteja alinhado com tudo o que o Google recomenda para fazer seu site crescer cada vez mais.

A Projeto Web é especialista em criação de site. Solicite um orçamento de site.