Site WordPress sem bugs: evite dores de cabeça para gerenciar conteúdo

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 9 de março de 2022 | Atualizado: 9 de março de 2022.

Corrigir site wordpress é algo muito comum entre profissionais de marketing digital e de desenvolvimento web. Nesse sentido, quem nunca se deparou com clientes, colegas de trabalho, parceiros etc com problemas que sempre tomam mais tempo do que deveriam tomar?

Com isso em mente, podemos rapidamente listar os principais problemas que um site em WordPress apresenta para a rotina do profissional que gerencia o site de uma ou mais empresas, que, por sua vez, perdem em muito quando o site não apresenta alto desempenho. 

Antes de mais nadai, vale lembrar que o WordPress é uma ferramenta denominada de CMS (Content Management System ou, em português, Sistema de Gerenciamento de Conteúdo). 

Exatamente por conta disso, por estarmos falando de gestão de conteúdo, empresas que se levam a sério entendem que a estruturação de um site WordPress é o ponto principal para evitar problemas conhecidos no dia a dia de profissionais de marketing e desenvolvedores web, por exemplo:

  • Painel de wordpress desconfigurado;
  • WordPress travado;
  • Site WordPress que simplesmente some ou sair do ar;
  • Dúvidas sobre plugin para corrigir os erros do wordpress;
  • Site wordpress que não abre;
  • Dúvidas de como reparar menu WordPress etc.

Codex Plataforma WordPress: entenda a sua importância

Em poucas palavras, não é à toa que a própria Plataforma WordPress disponibiliza uma regulamentação, uma espécie de documentação oficial, para assegurar a performance ideal dos seus sites.

O Codex do WordPress serve, portanto, como um guia para que, principalmente desenvolvedores e ux e ui designers, sigam boas práticas para a criação de um site de alto rendimento.

Nesse sentido, a agência ou equipe contratada para desenvolver um site WordPress que não segue as boas práticas, corre o risco de entregar um site mal estruturado, o que resulta nos principais problemas listados acima.

De uma forma geral, o desenvolvimento de sites com ’atalhos’ na programação por meio de plugins usados de forma inadequada ao Codex custam caro a médio e longo prazo.

Site profissional para empresa profissional

Levando em consideração todos os problemas causados por um site wordpress mal estruturado, gostaríamos de dizer que, sim, existe a solução de todas essas dores de cabeça, exatamente porque existe o Codex do WordPress!

Portanto, o site profissional que realmente gera resultado precisa ser feita de uma forma que siga, basicamente, o método abaixo durante a criação do projeto, seja site, landing page, loja virtual etc

“Quanto mais a equipe responsável pela criação entender de programação e desenvolvimento de sites, menos plugins e atalhos ela vai precisar para criar um site no wordpress e mais resultado o site irá obter.”

Com isso em mente, vamos separar por etapas uma necessidade diária que é bem comum para quem gerencia campanha de marketing digital ou de comunicação e explicar como esse problema deve ser resolvido, por exemplo:

  • Por conta de uma campanha definida pela equipe de marketing ou de comunicação, é necessário incluir uma faixa ou seção de conteúdo para exibir fotos, imagens e vídeos na home do site WordPress. Isso também precisa ser gerenciável de forma prática.
  • Dessa forma, a empresa de desenvolvimento do site que segue o codex do WordPress irá fazer essa inclusão com o máximo de programação possível, resolvendo esse problema de uma forma que isso não volte a ocorrer, eliminando perda de tempo e gastos futuros;
  • Tudo isso deve ser feito de uma forma que evite o uso de plugins, nem para incluir a faixa de conteúdo, nem para incluir conteúdos de imagens, vídeos ou textos. Se for usar, que seja feito conforme indica o Codex do WordPress.

O que é preciso ter bem claro, é que, como em todas as áreas profissionais, seguir a documentação oficial sempre será fundamental. No caso do WordPress, quanto mais a equipe de desenvolvimento entender de programação, mais o site estará seguro e terá alta performance, já que estará em conformidade a tudo que sugere a própria plataforma. 

Loja virtual em WordPress: um exemplo bem claro

Para finalizar o nosso arsenal de exemplo, é bom ter em mente que, ao criar uma loja virtual no wordpress, desde o início, o processo de criação deve semelhante ao processo de construção de uma loja física de cimento e concreto. Por exemplo:

  • Loja física:

Enquanto na construção o arquiteto cria a planta da loja e o engenheiro torna possível que a arquitetura da loja física se torne realidade, fazendo com que cada espaço da loja exerça uma função para a empresa,

  • Loja virtual:

No desenvolvimento web, a equipe de design cria o layout da loja virtual e a engenharia de programação faz cada parte do layout da loja se tornar real online, além de tornar o uso funcional tanto para quem gerencia e administra, quanto para quem navega e compra no e-commerce.

Dessa forma, como foi trazido neste texto, é fundamental ter em mente que o site em WordPress deve ser uma ferramenta que resolva os problemas diários de quem atua com marketing e comunicação digital.

Ou seja, profissionais que atuam no amplo leque de desenvolvimento de conteúdo digital, não precisam entender de programação ou webdesign, mas, sim, fazer o que sabem de melhor:

Oferecer aos usuários que o acessam uma experiência única produzindo e gerenciando os conteúdos estratégicos do site.

Portanto, confie a programação para quem realmente sabe o que está fazendo e que segue à risca a documentação recomendada pelo wordpress. Dessa forma, podemos ter em mente que um site bem estruturado é um site programado na base de muito estudo, planejamento e com profissionais competentes.