Site na Estratégia de Comunicação de uma empresa – sua importância e principais elementos

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Publicado: 31 de março de 2022 | Atualizado: 31 de março de 2022.

A acelerada transformação digital pela qual estamos passando tornou o site um elemento imprescindível para a estratégia de comunicação de uma empresa.

O canal online é um espaço para onde se dirigem potenciais e atuais clientes, além de outros stakeholders. Por isso, ele precisa ser profissional e ter alta performance para que os usuários tenham uma incrível experiência de acesso.

Confira, a seguir, os motivos para utilizar o site nas estratégias de comunicação da empresa e quais elementos ele deve ter para gerar bons resultados ao negócio.

Por que o site é importante para a estratégia de comunicação de uma empresa ou marca

Os diferentes tipos de sites proporcionam muitas opções para a comunicação das marcas. Sites institucionais, blogs, lojas virtuais e outros formatos permitem que as empresas escolham o modelo ideal para a sua estratégia de negócio.

Então, os variados gêneros de website colaboram bastante para que as marcas possam se posicionar adequadamente na internet.

Uma empresa B2B, por exemplo, pode ter resultados interessantes com a publicação de um site institucional com blog – onde ela tem a possibilidade de expor dados do negócio e conteúdos relevantes a seu público-alvo.

A seguir, separamos algumas razões que tornam este ambiente online o lugar ideal para que as marcas desenvolvam as suas estratégias de comunicação:

  1. O seu cliente, provavelmente, já está na internet: 152 milhões de brasileiros acessam a  web, segundo o governo;
  2. Sites profissionais passam credibilidade e fortalecem a imagem da marca perante os stakeholders;
  3. Os websites são o canal favorito para as compras, em conjunto com os apps: 74% dos brasileiros compram por estes lugares, como aponta a pesquisa Social Commerce;
  4. A presença digital é importante para a marca se posicionar no mercado para clientes, concorrentes e fornecedores;
  5. Ao contrário das redes sociais – que podem sofrer mudanças e quedas à qualquer momento – os websites são espaços digitais controlados pela própria organização;
  6. Os sites são uma fonte original e confiável de informação para o público e, portanto, é um canal relevante para a comunicação da marca.

Elementos de um site estratégico

Para que o website seja realmente útil às estratégias de comunicação de uma empresa, ele precisa ser construído de maneira profissional.

Isto é, o ambiente online deve refletir a marca com propriedade e ter uma estrutura favorável ao seu bom desempenho.

Selecionamos, então, os principais elementos que um site tem que ter para ser usado estrategicamente pelos negócios; confira:

Mobile First

Segundo pesquisa feita pela Sweor, 57% dos clientes não recomendam uma empresa com site mal projetado para utilização no celular.

Estes dados apontam para uma rejeição significativa a marcas que não desenham os seus websites pensando no mobile first.

O conceito trata sobre a priorização do uso móvel durante a construção do layout, páginas, conteúdo e demais elementos de um site.

Assim, a ideia é pensar na utilização mobile e, só depois, adaptar o design para outros dispositivos – como no desktop.  

User Experience (UX)

A experiência do usuário (user experience, em inglês) é um elemento que tem forte influência sobre o site, de um modo geral. 

O profissional de UX tem como missão entender quais fatores melhoram e quais pioram a experiência dos visitantes com o website – entre outros produtos digitais.

Dessa forma, ele precisa estudar a interação entre o usuário e o site, analisar pontos de melhoria e propor soluções para os problemas encontrados.

Dificilmente os visitantes vão passar muito tempo em páginas que têm uma interface confusa ou navegação complicada, por exemplo.

O user experience é necessário para que o site seja uma experiência agradável ao usuário e para que ele navegue por mais tempo e com mais qualidade pelos seus conteúdos.

Layout responsivo

Outro fator estrutural importante para as estratégias de comunicação de uma empresa é o layout responsivo.

Enquanto o mobile first trata sobre todo o desenvolvimento voltado para a experiência mobile, a responsividade de um website está relacionada à sua adaptação a diferentes tamanhos de tela.

Nesse sentido, um site responsivo proporciona bom acesso pelo celular, tablet, computador e por qualquer dispositivo.

Velocidade de carregamento

Você já desistiu de acessar o conteúdo de uma página porque ela demora muito a carregar? Pois saiba que a velocidade de carregamento é um dos elementos técnicos mais importantes para a performance do site.

O Google percebeu a importância deste fator e criou o Largest Contentful Painy (LCP), uma métrica que avalia o carregamento das páginas.

O LCP faz parte do Google Page Experience e tem peso significativo na análise geral do buscador para classificar a experiência do usuário.

Então, a velocidade de carregamento é um item sobre o qual você precisa ficar atento ao pensar no desempenho do site.

Segurança

Por fim, a segurança é um fator crucial para que as páginas sejam acessadas pelo seu público-alvo. Serviços, plugins e outros mecanismos de proteção devem ser instalados, configurados e atualizados com frequência a fim de resguardar o site, seus gestores e os usuários.

Ataques de força bruta, malwares e ataques ao código são alguns exemplos de eventos que podem prejudicar todo o trabalho realizado nas páginas, além da possibilidade de causar danos irreversíveis para os envolvidos.

Em resumo, podemos dizer que estes elementos do site se relacionam à estratégia de comunicação de uma empresa da seguinte forma:

  • Mobile first: facilita o acesso via celular e proporciona uma interação fluida dos usuários mobile com os materiais publicados;
  • User Experience: “prepara o terreno” para que os visitantes consigam navegar com tranquilidade pelos conteúdos de comunicação;
  • Layout Responsivo: permite que todas os diferentes dispositivos que trafegam pelo site  tenham uma boa experiência de acesso;
  • Velocidade de carregamento: quando rápida, viabiliza a visualização dos conteúdos publicados no site;
  • Segurança: proporciona mais confiança ao usuário para que ele acesse as páginas de forma segura e tranquila.

Então, a presença digital é muito importante para que as empresas se posicionem no mercado de forma competitiva. 

Para isso, um site profissional, construído segundo elementos técnicos de performance, é imprescindível para a estratégia de comunicação das marcas.