SEO para WordPress, o básico que você precisa saber

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 31 de maio de 2021 | Atualizado: 19 de julho de 2022.

O WordPress há muito se transformou no maior sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS) do mundo, não é à toa que mais de 30% de todos os sites do mundo foram criados usando o WordPress.

Um dos pontos fortes desta ferramenta é a facilidade de indexação nos motores de buscas, principalmente no Google e a simplicidade de se fazer o SEO para WordPress.

Neste artigo separamos o básico que você precisa saber para se posicionar em ótimas posições usando o WordPress como CMS para seu website ou loja virtual.

Domínio

Mesmo que o domínio não seja um dos fatores mais importantes para a indexação no Google (aqui vale ressaltar que o nome do domínio é diferente de autoridade do domínio) ele é primordial para um acesso direto e para que o Google exiba seu site sem precisar cortar o domínio pela metade.

Segue alguns conselhos ao comprar um domínio para seu website:

  • Seja breve e claro ao escolher seu domínio;
  • Cuidado com junção de palavras, por exemplo, se a primeira palavra termina com uma letra e a próxima começa com a mesma letra, poderá levar uma confusão momentânea ao digitar o nome do site, por exemplo casaamarela.com.br;
  • Evite caracteres especiais: há algum tempo é permitido o cadastro de alguns formatos de domínios com caracteres especiais, porém isto não quer dizer que seja uma boa fazer isto, pois além de confundir o usuário alguns servidores de hospedagem não aceitam estes caracteres.
  • Não é algo obrigatório, porém para quem está começando vale a pena tentar colocar o nome do produto ou serviço no nome do domínio.

Hospedagem

Um outro detalhe técnico que vale ressaltar na hora de pensar em SEO para WordPress é a hospedagem.

Escolher uma boa hospedagem é um dos passos fundamentais para que seu WordPress rode direito e que alavanque bons resultados nos motores de buscas. Falamos um pouco mais sobre hospedagem e domínio neste artigo.

Antes de você sair procurando uma hospedagem para seu site, você tem que se ater às configurações mínimas recomendadas para a instalação do WordPress.

  • Servidor baseado em UNIX/Linux
  • PHP versão 7 ou superior
  • MySQL versão 5.6 ou superior OU MariaDB versão 10.0 ou superior
  • Memória para o PHP de pelo menos 64 MB (Somente para o software WordPress, sem plugins adicionais)

Uma boa hospedagem fará que o trabalho de SEO para WordPress seja otimizado e seu site bem posicionado.

Configuração

Ao instalar o WordPress algumas configurações básicas farão com que seu site seja indexado pelo Google, então antes de colocar conteúdo em seu CMS e ir instalando plugins e templates você deve levar estas configurações em conta.

Deixe que os motores de busca rastreiem seu site

O primeiro passo ao instalar o WordPress é ir em Configurações > Leitura e desabilitar a opção de Evitar que mecanismos de busca indexem este site.

Isto fará com que seu site fique visível para que os motores de buscas entendam que todas as páginas do seu são indexáveis. 

Permalink

Acima explicamos que um bom domínio fará com que seu site seja facilmente acessado pelo usuário. Já o permalink ou link permanente é um ponto chave para que a URL de uma página, post ou produto seja escrito de uma forma amigável.

Ao invés de site.com.br/$12j90da, que não quer dizer muita coisa, quando você trabalha com uma estrutura de URL amigável, você está informando tanto para os motores de buscas quanto para o usuário que seu site terá site.com.br/nome-do-produto e que todas as vezes que o usuário acessar esta página ele cairá na página correta.

Para isto basta ir em Configurações > Links permanentes e escolher alguma das estruturas que melhor cabe para sua estratégia. Recomendamos ou usar Dia e nome que fará com que sua URL seja site.com.br/2021/05/31/post-exemplo/ ou se quiser ser mais direto você poderá usar Nome do post que fará com que sua URL seja site.com.br/post-exemplo.

Data e horário

Assim como a estrutura de URL, data e horário é uma das funções que devem ser levados em conta para obter um melhor SEO para WordPress.

Para tanto, você deve ir em Configurações > Geral > Idioma do site e escolher qual o idioma principal do seu site e para escolher o fuso horário basta entrar em Fuso horário dentro do mesmo local que idioma.

Logo abaixo há três opções que têm que ser levadas em conta: 

  • o formato da data que irá identificar seus posts no formato brasileiro ou de outro país
  • o formato de hora que identifica o padrão das horas
  • quando a semana começa no seu país.

Plugins

Aqui é onde mora a maioria dos mitos do WordPress. SEO para WordPress é muito mais que um plugin, mas… a escolha de um bom plugin é de extrema importância para fazer as configurações ideais para que seu site adquira uma boa posição no Google.

Nós recomendamos trabalhar ou com o Rank Math SEO que é um plugin relativamente novo, porém que tem ganhado cada vez mais notoriedade no meio dos desenvolvedores e que tem 5 estrelas no repositório de plugin do WordPress, falamos um pouco dele em nossa live sobre dicas básica de SEO para WordPress, da Instalação até a configuração, vale a pena conferir.

Outro plugin que já é mais “velho de guerra” e que também tem uma boa avaliação no repositório é o famoso Yoast SEO.

Conteúdo

Você já deve ter ouvido que o “conteúdo é rei” e em SEO para WordPress isto é uma verdade plena. Não adianta você ter configurado corretamente seu site, instalado os plugins necessários se na hora de inserir o conteúdo você não trabalhar corretamente nos textos, imagens e vídeos.

Um bom conteúdo fará com que seu site vá para as primeiras posições dos motores de busca com maior velocidade e que o usuário saiba exatamente do que seu site trata.

Conclusão

O WordPress é um ótimo CMS e tem crescido cada vez mais, e você pode aproveitar a facilidade de fazer SEO para WordPress para alavancar seu website ou loja virtual.