SEO Para Pequenos Negócios: O Que é Relevante e Como Aplicar

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Publicado: 10 de maio de 2021 | Atualizado: 23 de fevereiro de 2023.

A competitividade entre empresas, produtos e prestadores de serviços que, atualmente, tem migrado cada vez mais para o campo da internet, exige que empresas busquem aplicar técnicas de otimização de sites, como é o caso do SEO Para Pequenos Negócios.

Essas técnicas são destinadas a priorizar o aparecimento de determinado site ou página específica da empresa nos resultados de buscadores como Google e Bing, as maiores atualmente.

Assim, dentre uma infinidade de empresas e páginas que oferecem produtos de mesma natureza é possível que algumas garantam sua posição de destaque nos resultados por meio da aplicação de técnicas de SEO Para Pequenos Negócios.

Confira abaixo o que é relevante hoje em dia para o SEO.

Técnica de otimização: SEO Para Pequenos Negócios

O Search Engine Optimization, (otimização para mecanismos de busca), é correspondente à sigla SEO. Conforme seu nome indica e já falado brevemente acima, ele é responsável por aumentar a relevância de um site como resultado de pesquisa feita em mecanismos de busca como o Google, Bing, Duck Duck Go, etc.

Dessa forma, o mecanismo de busca identifica, no conteúdo desse site, fatores que correspondem à busca e que se tornam relevantes, colocando-o no topo dos resultados ou, ao menos, na primeira página deles.

Assim, uma empresa pode se destacar perante o público online, aumentando sua base de consumidores, divulgando seus produtos, fidelizando clientes e aumentando as conversões, ou seja, os cliques que levam ao contato do público com a empresa ou na promoção de compras ou negócios.

O que é relevante no uso do SEO

São diversas as técnicas que compõem o SEO, de forma que elas atuam conjuntamente na construção da relevância de uma página.

Elas levam em consideração os aspectos que são relevantes para o as páginas de pesquisa, principalmente pelo Google, no momento em que esse classifica os sites que figurarão como resultados de uma busca com base no seu algoritmo.

Embora existam muitas variáveis utilizadas para o cálculo de relevância, algumas delas tem mais importância.

Os fatores que são realmente importantes para o SEO se dividem entre internos e externos. 

Primeiramente, são fatores externos de relevância SEO:

  • Palavras chave contendo links para o seu site: quando o termo de pesquisa for abordado pelo seu site e, ainda, estiver no título do texto e ao longo do corpo da postagem;
  • Qualidade e peso dos sites: é importante que os links que estão indicados dentro do texto sejam correspondentes a sites de qualidade para aumentar a relevância do SEO. Ou seja, apesar da adição de links externos ser importante para as técnicas, de nada adianta anexar um link de um site sem relevância;
  • O texto contido no link (texto âncora), ainda, deve fazer referência à palavra chave e termo de pesquisa a fim de que o site se torne relevante como resultado da pesquisa.

Além disso, também existem fatores internos de relevância das técnicas SEO:

  • O número de páginas dentro do site da empresa que sejam relacionados à palavra chave também é relevante. Nesse sentido, um site especializado em um certo assunto, ou dotado de categorias alimentadas periodicamente, possuem maiores chances de serem apresentados nos resultados da pesquisa;
  • Os links internos no site colocados em palavras chave são indicativos para o Google concluir que seu site é referência no assunto X.

Utilize o SEO Local para melhor rankeamento em sua cidade ou região

Além das técnicas tradicionais de SEO para que uma página específica suba nos resultados de busca, as empresas podem e devem utilizar algumas táticas para rankeamento nos resultados locais.

Porém, para uso das técnicas para SEO Para Pequenos Negócios a empresa deve possuir um endereço formalizado, de preferência. É através deste endereço que você iniciará todo o trabalho para otimização nos resultados locais.

Aliás, os resultados locais são aqueles em que a pessoa procura algum serviço e o Google ou Bing entregam resultados se baseando na localização da pessoa. Podemos citar como exemplo: restaurantes, consultórios odontológicos, clínicas médicas, oficinas mecânicas, entre outros serviços.

Vamos citar um exemplo real.

Você é gerente comercial e está procurando uma empresa de marketing digital para alavancar suas vendas ou fazer com que seu site seja encontrado na internet. Sua empresa está situada na cidade de Joinville/SC.

Você então pesquisa na internet:

marketing digital Joinville SC

Uma série de resultados locais aparecem, pois você citou o nome da cidade – Joinville SC – na sua pesquisa. O Google, entendendo sua intenção de busca traz uma série de resultados com empresas de marketing digital da cidade de Joinville que ele acha relevante para o pesquisador.

Algumas dicas para SEO local

Para que sua empresa apareça em um resultado de busca parecido com o do exemplo citado acima, temos algumas dicas básicas por onde você pode começar:

  1. Cadastre sempre exatamente o mesmo endereço comercial onde quer que seja, são os dados chamados NAP – Name, Address and Phone;
  2. Cadastre sua empresa no Google Meu Negócio e no Bing Places e use os dados cadastrados lá para basear seu NAP;
  3. Procure cadastrar sua empresa nos melhores diretórios de empresas da sua região e até nos nacionais, mesmo que tenha que pagar uma anuidade, por exemplo;
  4. Se puder, cadastre sua empresa no site da associação de classe a qual você pertence, tanto na da sua cidade, quando na nacional, se houver;
  5. Cadastre perfis nas redes sociais. Estes perfis devem conter exatamente o mesmo NAP que você cadastrou em seu site e em ferramentas como Google Meu Negócio ou Bing Places;

Existem muitas e muitas outras coisas a se fazer quando se fala em SEO, mas com estas dicas você talvez já experimente algum efeito positivo nos resultados de pesquisa da sua empresa, do seu site.

Este foi apenas um pequeno apanhado sobre o tema SEO, a otimização para ferramentas de busca ou buscadores, como preferir.

Se você deseja que sua empresa aumente seu faturamento e sua lucratividade, é essencial que comece a utilizar técnicas SEO corretas e que garantam um melhor posicionamento no Google, no Bing e em outras ferramentas de pesquisa na internet.