SEO para o segmento automotivo: como explorar as melhores palavras-chave

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Publicado: 25 de agosto de 2021 | Atualizado: 25 de agosto de 2021.

Não importa se você trabalha com uma concessionária de carros seminovos ou com uma das maiores redes de oficinas do Brasil: você precisa entender como o SEO para o segmento automotivo funciona e como explorar as melhores palavras-chave para o seu negócio.

Afinal de contas, essa estratégia é a melhor e mais confiável maneira de usar o tráfego orgânico para vender mais.

O tráfego orgânico é o queridinho de todas as empresas. Afinal, ele é abundante, inesgotável e barato. É claro que ele não é 100% gratuito (é necessário manter um site, contratar servidor e ter uma equipe produzindo conteúdo), mas os custos são muito pequenos e o retorno é gigantesco.

No entanto, o tráfego orgânico demora a vir. Para acelerar o processo, é vital entender como explorar as melhores palavras-chave no SEO para o segmento automotivo.

E aí, quer entender como trabalhar os melhores termos de busca para otimizar o seu SEO para segmento automotivo? Então siga a leitura abaixo com atenção!

SEO para o segmento automotivo: 4 dicas para trabalhar as palavras-chave

1. Crie uma lista enorme de potenciais termos de busca

Um dos primeiros passos para trabalhar com o SEO para o segmento automotivo é montar uma enorme lista de palavras-chave para tentar ranquear o seu site nelas.

Isso é necessário pois nem todos os termos de buscas serão usados ou necessários para a sua estratégia, mas é importante saber quais são para poder filtrá-los.

Uma das maneiras de criar essa lista de palavras-chave em potencial para trabalhar em seu site é ir até uma ferramenta como o SEMRush ou Ahrefs e fazer uma busca por termos complementares.

Nessas ferramentas, um único termo pode dar origem a centenas de outros, todos com bom volume de busca. Por exemplo, se você quiser ranquear para “concessionária em São Paulo”, poderá receber de sugestão termos como:

  • concessionária de usados em São Paulo;
  • revenda de seminovos em São Paulo;
  • concessionária no Tatuapé;
  • comprar carros em São Paulo.

E por aí vai.

2. Analise os termos com base em volume e dificuldade de ranqueamento

De posse das suas palavras-chave iniciais, você deverá começar a trabalhar com alguns filtros para identificar aquelas que são as mais ou menos importantes para a sua estratégia.

Inicie a classificação com base no volume de busca e na dificuldade de ranqueamento de cada termo. Idealmente, você deve focar em termos que sejam de baixo esforço e grande recompensa: ou seja, palavras-chave com muito volume de busca e baixa dificuldade para ranquear.

Isso é necessário pois trará um bom volume de tráfego inicial para sua estratégia. Esse tráfego ajudará no ranqueamento de termos mais complexos.

3. Entenda a intenção de busca daquela palavra-chave

As palavras-chave usadas no Google revelam intenções de busca. É vital entender o que o usuário quer para poder produzir o conteúdo certo para ele e receber essa visita no seu site.

No geral, são 4 intenções de busca categorizadas pelo Google:

  • informacional;
  • transacional;
  • comercial;
  • navegacional.

Uma busca informacional significa que o consumidor quer informações, ele busca aprender algo. Por isso, você deve produzir artigos, listas e infográficos para ajudar essa persona.

Na busca transacional, o consumidor está pronto para comprar. Se você não conseguir ranquear com seu produto, o melhor a fazer é investir em Ads até conseguir.

Na busca comercial, o consumidor está procurando por empresas específicas. Ele tem intenção de compra, mas ainda não decidiu qual negócio ou produto quer. Por isso, busca entender quem pode ajudá-lo.

Por fim, a busca navegacional é a menos interessante. Ela indica que o consumidor já sabe onde quer ir na Internet, mas achou mais fácil digitar o site no Google do que na URL do navegador.

4. Pense como essa busca se encaixa no seu funil

Depois de entender qual a intenção de busca do público para cada palavra-chave, é hora de compreender como a pesquisa se encaixa em seu funil de venda. Isso indicará qual é a informação que você precisa passar no conteúdo e, por fim, para onde encaminhar o leitor.

Por exemplo, imagine uma palavra-chave como “Onix vs HB20” (os carros mais vendidos do país). O leitor está claramente em um estágio comercial, pronto para comprar, mas sem saber qual produto. Além disso, ele está na fase de consideração da solução no funil de vendas, escolhendo qual produto quer.

O melhor a fazer é criar um combo de artigo + infográfico comparando os dois automóveis. Assim, ele fará sua decisão e irá para o estágio de conversão. No CTA, envie-o para uma página de compras da sua empresa ou para um artigo mostrando porque vale a pena comprar com você.

Pronto! Agora que você já viu como trabalhar a palavra-chave para otimizar o SEO para o segmento automotivo, poderá montar uma estratégia de conteúdo que traga resultados para você desde o primeiro dia.

Ok, desde o primeiro dia não, pois o Inbound Marketing leva tempo para entrar em ação e trazer resultados. No entanto, no longo prazo, os benefícios são gigantescos.

E aí, gostou de conhecer mais sobre o assunto? Comente abaixo se ficou alguma dúvida para você!