SEO On-Page: comece a otimizar seu site

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Publicado: 27 de julho de 2021 | Atualizado: 27 de julho de 2021.

Você desenvolveu seu conteúdo, pensou em ideias que ainda não tinham sido apresentadas na web, criou imagens originais, mas ainda assim ele não está ranqueando quanto poderia: é muito provável que o seu SEO On-Page ainda não tenha sido devidamente desenvolvido.

Dentro da otimização de conteúdo, o SEO On-Page é responsável por garantir que o conteúdo, desenvolvido de forma aprofundada e eficiente, seja bem encontrado pelos robôs de busca, e melhor ranqueado para os termos em destaque. E apesar de haverem outros fatores de igual relevância, como bem apontado nas atualizações recentes do Google, o conteúdo continua sendo rei.

Como funciona o SEO On-Page?

Basicamente, as ações de SEO On-Page envolvem a otimização e curadoria do conteúdo em formatação, uso de palavras-chave, além de elementos dentro do HTML que facilitam a varredura e contexto do material para os buscadores. Podemos dividir o SEO On-Page nos seguintes pontos de relevância:

  • Uso das palavras-chave;
  • Relevância e organização do conteúdo;
  • Elementos de HTML;
  • Linkbuilding;
  • Dados de imagens, vídeos e outros elementos audiovisuais;
  • Otimização de metadados;
  • Categorização do conteúdo.

Vamos nos aprofundar brevemente em cada um deles.

Uso das palavras-chave

Palavras-chave são os termos buscados pelo usuário final para diversos propósitos. Nossa tarefa, mais do que mostrar que nosso conteúdo é o que o usuário precisa, é mostrar para os buscadores. Para tanto, usamos dois conceitos principais: head tails e long tails.

Head Tails são termos únicos, de altos volumes de busca, e que englobam um grande assunto. Por exemplo: “moda masculina” é um head tail, uma vez que traz uma quantidade de assuntos cada vez mais específicos. Esses assuntos, chamamos de “long tails”, termos com um volume menor de buscas, porém mais específicos.

O segredo para o uso de palavras-chave está em encontrar um grupo delas que ofereçam o contexto necessário para sua indexação. Assim, com um artigo bem otimizado, é possível alcançar grandes resultados não para um, mas para uma série de termos.

Relevância e organização do conteúdo

Aqui, a ideia de “Conteúdo é Rei” prevalece em sua forma mais bruta. Nenhuma técnica de SEO On-Page é realmente eficiente se a base dela, o conteúdo bem desenvolvido, não for de alguma forma relevante. Para tanto, temos alguns tópicos que podemos te passar para dar noção.

  1. Use parágrafos curtos, de no máximo 4 linhas, com uma ideia bem desenvolvida. Além de facilitar a leitura, também torna o conteúdo relevante para os snippets.
  2. Tenha textos de, no mínimo, 300 palavras, sempre com informações sucintas para cada tópico abordado.
  3. Atualize seu conteúdo com frequência. Conteúdos atualizados e expandidos sempre caem bem.
  4. Para determinados assuntos e perguntas respondidas nos conteúdos, desenvolva o parágrafo em forma de resposta.

Conteúdos bem estruturados alcançam os Rich Snippets, a chamada “posição zero” do Google em que o próprio buscador extrai o seu conteúdo para responder dentro das pesquisas.

Elementos de HTML e Link building

Com o conteúdo bem trabalhado, é hora de colocar a parte técnica em prática! Os elementos de HTML dizem para os robôs de busca como o seu conteúdo está organizado em relevância e prioridade de informações. 

Por exemplo: Headings (H1, H2, H3 e H4) são um elemento de HTML que utilizamos para dar título ao tópico, além de facilitar a organização do mesmo. O negrito e o itálico dão destaque a determinados trechos, e assim por diante.

O Link building, por sua vez, aumenta a permanência do usuário dentro do site como um todo. Ao linkar para outros artigos que aprofundam um assunto mencionado, ou mesmo levam para outras páginas de outros sites com maior autoridade no assunto, dão confiabilidade e uma experiência mais marcante.

Dados de imagens, vídeos e outros elementos audiovisuais

Podemos que esta é uma extensão dos elementos de HTML mencionados no corpo de texto no SEO On-Page. As imagens, além de estarem em um tamanho adequado para não tornar o carregamento de página mais longo, devem conter informações de palavras-chave e descrição textual, os chamados “alt text”.

Além dessas informações serem usadas por buscadores, elas também tornam o uso das imagens relevantes para quem possui deficiências visuais.

O mesmo vale para vídeos, gifs e outros elementos audiovisuais. Em alguns tipos de buscas, essas informações são ainda mais importantes, como é o caso, por exemplo, de produtos dentro do e-commerce.

Otimização de metadados e categorização do conteúdo

Com todos esses pontos trabalhados, a finalização do SEO On-Page é feita nos dados iniciais lançados para ferramentas como o Google Search Console, por exemplo. Metadados incluem as seguintes informações:

  • Palavra-chave em
  • URL.
  • Meta Description.
  • Autor.
  • Data de publicação.

A atualização mais recente do Google, de Maio de 2021, prioriza mais as experiências individuais por URL, o que pede atenção nos mínimos detalhes.

A categorização do conteúdo, por sua vez, é organizada da seguinte maneira:

  • Página (blog, home, institucional, por exemplo)
  • Tags.
  • Tipo de conteúdo (receita, artigo, produto etc.)

Estes últimos dados são relevantes em segundo plano, pois eles servem para os buscadores criarem não apenas um contexto, mas uma correlação com todo o site. 

O SEO On-Page é a espinha dorsal de um bom trabalho de otimização. Combinados a estratégias de link building interno e externo, com outras páginas, e uma experiência de uso valorizando as características do usuário, tornam páginas com alcance orgânico muito mais eficientes.

Texto produzido pela equipe SinalizeWeb