SEO e sua marca: o que é e como otimizar para vender mais

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Publicado: 7 de abril de 2021 | Atualizado: 23 de fevereiro de 2023.

Todos empreendedores digitais e negócios que estão começando no mundo digital precisam investir no conhecimento das melhores práticas do marketing digital e todas táticas que as auxiliem a funcionar.

Quando falamos sobre SEO, estamos falando sobre uma das principais e essenciais formas de garantir que sua marca possa alcançar o melhor desempenho de vendas na internet.

SEO (Search Engine Optimization) significa a otimização para ter desempenho nos mecanismos de busca.

Engloba a otimização de conteúdos, páginas e sites. Mas afinal, o que minha empresa ganha com isso?

Realizando o trabalho de SEO para sua empresa, te permite gerar tráfego gratuito a partir das primeiras posições dos portais de busca, a tão desejada primeira página do Google.

De forma geral, se um conteúdo está bem otimizado para o que os usuários desejam encontrar, sua marca irá ser mostrada no topo dos resultados e receberá mais cliques e tráfego.

AS QUATRO TÉCNICAS FUNDAMENTAIS DO SEO

Existem quatro técnicas que, sendo desenvolvidas da forma correta, trarão o melhor resultado para sua marca ter o melhor ranqueamento. São elas:

SEO de Conteúdo é um dos principais fatores que auxiliam o ranqueamento dos portais como Google e Bing.

Sem um conteúdo completo e relevante sobre o assunto tratado que esteja em linha com a intenção do usuário, será difícil ranquear sua marca na primeira página.

Manter um blog é essencial para gerar informações sobre sua empresa e seus produtos, estruturando uma estratégia clara de conteúdo.
SEO OFF-Page se constitui pela construção de autoridade e credibilidade, incluindo um link building e outras formas.

O foco aqui é melhorar a confiabilidade e a autoridade de um site perante os buscadores e os usuários, se conectando a outros sites relevantes.

Se os mecanismos de pesquisa perceberem que os usuários confiam em um site, eles ficarão mais inclinados a ranquear em uma posição superior.

Alguns pontos que podem influenciar na sua presença e autoridade de marca:

– Construir uma base engajada de seguidores em redes sociais.
– Ser mencionado (nome da marca sem link) em outros sites e portais;
– Presença sólida no YouTube;
– Ter avaliações positivas de usuários no Google.

SEO ON-Page desenvolve a otimização dentro das páginas, auxiliando os mecanismos de busca a a entender o conteúdo e o contexto de cada uma delas, incluindo itens como título, H1 e a otimização das meta tags, alt tags, e ainda outras.

É importante investir na técnica em si, mas ainda mais importante é saber que ela só funciona aliada a um bom conteúdo.

A cada atualização de algoritmo do Google, os “robôs” se tornam mais inteligentes e conseguem identificar a melhor resposta para a pergunta de quem busca.

O que vai funcionar nesse caso é aliar o SEO on-page com um conteúdo que seja completo e bem redigido.

SEO Técnico trabalha em melhorar a estrutura técnica de um site, otimiza coisas como a velocidade de carregamento, compatibilidade com dispositivos (desktop, celulares, tablets, etc.), uso de dados estruturados, segurança e indexação nos portais de busca e rastreabilidade (processo em que os robôs do Google identificam as páginas e as enviam ao índice do buscador.

Fazendo isso usando os algoritmos para definir se elas são mais prioritárias e a frequência de indexação que elas possuem). Esses são os mais comuns, ainda sendo um pilar do SEO com mais aprofundamento.

Ainda falando sobre compatibilidade, é importante saber que o Google, maior buscador hoje, usa o Mobile-First Index desde 2017, que nada mais é que a priorização da versão mobile para considerar se seu site possui estrutura correta e navegabilidade para então, posicioná-lo nos resultados de busca.

Antes desse ano, era considerado a versão desktop, mas com o crescente uso dos dispositivos móveis, as coisas mudaram.

CUIDADO COM O BLACK-HAT

Existem algumas técnicas consideradas antiéticas pelo Google que podem ser passíveis de punição e até exclusão do seu site dos resultados de busca.

Coisas como repetir a mesma palavra-chave várias vezes dentro de conteúdos, comprar uma enxurrada de links em outros sites, incluir palavras escondidas nas páginas para que somente os robôs as enxergarem, dentre outras ações, devem ser evitadas a todo custo.

Dentro desses quatro pilares do SEO, ainda existem inúmeras técnicas específicas para cada uma dessas áreas que vão de ajudar a gerar tráfego orgânico e atrair ainda mais leads potenciais que irão realizar uma compra.

Isso só será possível se seu site estiver bem posicionado nos buscadores. Quanto mais você investir em SEO, mais qualificado é o tráfego alcançado por sua página.

Multiplicando o número de visitas em seu site, naturalmente as vendas também começarão a aumentar. O importante é investir nas melhores técnicas de SEO considerando os detalhes do seu negócio e alcançar o sucesso nas vendas será muito mais fácil.