SEO e Marketing Digital: Aprenda a Sincronizar as Estratégias

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Publicado: 29 de julho de 2019 | Atualizado: 24 de setembro de 2019.

Indiscutivelmente, a internet se tornou o canal mais importante para as empresas buscarem destaque e assim conseguir mais clientes, principalmente pela sua enorme audiência, que segundo estudos de 2018 do IBGE, conta com 69% de brasileiros conectados.

Para um país com 209,3 milhões de habitantes, é um dado expressivo, não é mesmo?

Os grandes responsáveis por atrair tantos usuários são as mídias sociais e os buscadores, utilizados todo santo dia para as mais diversas finalidades.

Diante desse contexto, o marketing digital, que é um grande aliado da internet, cresce a cada dia que passa, sendo às empresas um excelente recurso para que se torne possível atingir o público que consome a web diariamente.

Dados revelados pelo Google, mostram que o Brasil é segundo país na lista dos que mais fazem buscas, sabendo disso, as estratégias SEO nunca estiveram tão em alta, proporcionando a visibilidade que as empresas precisam.

Mas o que é SEO?

De modo conciso, é o conjunto de estratégias com o objetivo de potencializar e melhorar o posicionamento de um site nas páginas de resultados orgânicos nos mecanismos de busca gerando conversões, sejam elas, um lead, uma compra, um envio de formulário, agendamento de consulta, dentre outros.

A estratégia SEO é utilizada para trazer visibilidade a um negócio, fazendo com que ele ganhe autoridade, credibilidade e consequentemente aumente o seu número de vendas.

Entretanto, nada é tão fácil quanto parece e para conseguir a tal posição privilegiada, é necessário seguir uma série de diretrizes, estudos e regras.

As principais são:

  • URL otimizada;
  • Palavras-chave;
  • Conteúdo relevante ao segmento;
  • Estrutura do site adaptada (design responsivo);
  • Tamanho do conteúdo;
  • Modelo textual específico;
  • Otimização de imagens.

Essas não são as únicas exigências do Google para posicionamento, a lista é extensa, entretanto, são algumas das mais importantes e é impossível ter um bom rankeamento se elas não forem seguidas corretamente.

Ok, que o SEO é voltado para as pesquisas nos buscadores já ficou claro, mas como elas funcionam exatamente?

Busca navegacional

Nesta pesquisa, o atalho é o grande diferencial.

Ela é importante para quando o usuário deseja encontrar algo mas não lembra exatamente de como é a URL ou quer poupar tempo não digitando toda a frase.

Por exemplo: ao pesquisar ‘’serviços de carro em são paulo’’, quando ele digitar ‘’serviços de c…’’ o Google irá sugerir o restante, fazendo-o encontrar o que ele quer.

Busca informacional

Aqui, o usuário procura por informações em relação a algum produto, serviço, local e por aí vai.

Na busca informacional, o usuário não sabe onde chegará pois sua pesquisa não é específica, logo o buscador não consegue ‘agir intuitivamente’.

Portanto, fica óbvio o porquê estar bem posicionado é importante. Se o usuário não sabe onde irá parar, tende a clicar nos resultados dados a ele organicamente e isso é perfeito para ser encontrado.

Busca transacional

Nesta terceira busca, o usuário está procurando contratar um serviço específico, como por exemplo realizar uma compra.

Para os negócios, esse tipo de busca traz resultados sólidos, pois já há uma predisposição à compra por parte do usuário, que sabe o que quer e está em fase de consideração.

SEO X Marketing Digital

Sem exagero algum, o marketing digital é a forma mais mais precisa para estabelecer um negócio atualmente.

Em outras palavras, quem não está presente no ambiente digital, se torna invisível ao público e fica para trás em em relação à concorrência.

Para uma empresa, o marketing digital alinhado ao SEO traz nada mais, nada menos que visibilidade e tendo conhecimento sobre o dinamismo e competitividade presentes no mercado atual, ter destaque é essencial.

SEO e marketing digital  são uma saída útil para envolver o público e a partir disso atrair novos clientes e já que esse é o objetivo de todo negócio desde o momento em que abre suas portas, essas estratégias são indispensáveis, independente da área de atuação da empresa.

Os retornos orgânicos são os preferidos pelo público, pois passam uma ideia de qualidade. O que, por sinal, é uma premissa do SEO, nenhum site ou conteúdo é posicionado por acaso.

Enfim, segundo as diretrizes e direcionado as ações ao público certo, SEO e marketing digital transformam qualquer negócio.

Este conteúdo foi desenvolvido por Iglu Online, empresa desenvolvedora de websites.

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