Saiba o que você precisa para abrir um negócio em 9 passos

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 18 de outubro de 2022 | Atualizado: 19 de outubro de 2022.

Abrir um negócio é a realização de um sonho e propósito. Mas muitos acabam abrindo mão ao descobrirem que é necessário investir em um conjunto de habilidades e conhecimentos para que tudo saia conforme o planejado. 

Para começar, é preciso entender o mercado de atuação, o comportamento do público-alvo e ter todas as etapas mapeadas. Pensa que parou por aí? Não mesmo! 

O ideal é que esteja preparado também para aprender sobre estratégias de marketing, contabilidade e estar preparado para entrar num fluxo de muita criatividade e inovação. 

Só para se ter uma ideia, o Brasil teve mais de 2 milhões de novas empresas abertas no primeiro semestre de 2022, segundo levantamento da Contabilizei, a partir de dados da Receita Federal. 

Agora nos diz, será que você será o próximo a entrar para esta estatística? Confira a seguir nossas dicas de como embarcar nessa jornada. Boa leitura!

9 passos para abrir um negócio de sucesso

A seguir, listamos algumas dicas para abrir o seu negócio do zero, de forma direcionada e estratégica para conquistar ótimos resultados e ter sucesso no seu novo empreendimento. 

  • Vale a pena abrir um negócio atualmente?
  • Que tipo de negócio abrir;
  • Crie um bom nome para empresa;
  • Pesquise se o nome da empresa já existe no INPI;
  • Escolha a modalidade de CNPJ;
  • Saiba como registrar o negócio;
  • Faça um bom plano de negócio;
  • Crie um site profissional;
  • Invista em marketing digital.

Vale a pena abrir um negócio atualmente?

Esta é uma das principais dúvidas de muitos empreendedores. Hoje em dia, o cenário não parece lá muito animador e bate a insegurança. 

No entanto, a verdade é que vale a pena, sim. O próprio dado que trouxemos no início desse artigo pode confirmar. 

Que tipo de negócio abrir 

Provavelmente, você já tem em mente qual tipo de empreendimento deseja focar suas energias. Mas de acordo com o Sebrae, por exemplo, há uma gama de modelos: franquia, escritório em casa, empresa familiar, cooperativa, associação e até mesmo um comércio eletrônico. 

Contudo, independentemente de qual seja sua escolha, é preciso que conheça a fundo cada tipo de negócio.

Crie um bom nome para empresa

Ao abrir um negócio, é o nome da sua empresa que irá chamar a atenção do seu público. Por isso, ele precisa ser atrativo e ajudar as pessoas a identificarem qual o seu ramo. 

Vale lembrar que, caso queira registrá-lo, não pode haver outras empresas com o mesmo nome. 

Pesquise se o nome da empresa já existe no INPI

Antes de bater o martelo, faça uma consulta no site oficial do INPI para checar se o nome escolhido por você já não está sendo utilizado por outra empresa. 

Dessa forma, irá evitar dor de cabeça no futuro e trazer mais credibilidade e confiança para a sua marca. 

Escolha a modalidade de CNPJ 

Antes de abrir um negócio, também é fundamental que escolha uma modalidade de CNPJ. 

Existem diversas categorias (ME/MEI) que dizem respeito ao tamanho de cada empresa e são definidas a partir de aspectos como: faturamento anual, número de colaboradores, entre outros. 

Sobretudo, essas informações precisam estar corretas no contrato social, é a partir delas que será feita a tributação de impostos. Caso a categoria esteja incorreta, certamente você terá problemas fiscais no futuro. 

Saiba como registrar o negócio 

Sua marca é conhecida como um dos maiores patrimônios da sua empresa. Portanto, quando bem cuidada, renderá bons resultados para o empreendedor. Por isso, saber registrá-la é essencial para que isso aconteça.

Para isso, no site do Governo Federal você encontra o passo a passo completo para não errar e evitar problemas lá na frente. 

Faça um bom plano de negócio 

Para saber se abrir um negócio é viável, nada como começar um plano de negócios no Canvas. Pensando nisso, comece abrindo uma planilha no seu computador para avaliar os prós e os contras mas, claro, não é só isso. 

Todo plano de negócios precisa ser bem elaborado. Em algumas situações, o BMC (Business Model Canvas), será o próprio modelo de negócios, em outras situações o BMC será uma ferramenta do plano de negócios perfeita para você fazer seu planejamento.

Crie um site profissional

Contar com um site profissional poderá aumentar suas vendas em até 60% e garantir melhor posicionamento no Google. 

Não importa qual seja o seu projeto, site institucional, loja virtual, site de serviços, ou qualquer outro tipo, todos precisam estar devidamente otimizados para entregar resultados positivos. 

Invista em marketing digital

Investir em Marketing Digital deveria ser um dos investimentos para quem deseja abrir um negócio. Afinal, é essa estratégia que irá ajudar você a promover os seus produtos e serviços nas mais diversas plataformas disponíveis no ambiente digital.

Pode ser nas Redes Sociais, envio de e-mails marketing, desenvolvimentos de landing pages, entre outros. 

Um de seus principais diferenciais é a possibilidade de mensurar resultados em tempo real, ajudando a economizar e personalizar suas ações. 

Com isso, como você pode ter visto, abrir um negócio exige uma sequência de estratégias bem planejadas para tentar reduzir ao máximo dores de cabeça e preocupações. 

Sendo assim, quando existe um plano de negócios bem elaborado, será possível ter maior controle sobre todos os passos tomados. 

O texto foi originalmente desenvolvido pela equipe Site Bem Feito