Saiba o que são palavras-chave de cauda longa

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Publicado: 25 de outubro de 2022 | Atualizado: 27 de outubro de 2022.

Em suma, as palavras-chave de cauda longa (long tail) correspondem a pesquisas personalizadas e mais específicas. 

Elas se concentram em um nicho e apareceram pela primeira vez no livro The Long Tail de Chris Anderson, enquanto as head tail são termos de buscas mais gerais. 

Nesta obra, Chris Anderson mostra que existe um mercado para praticamente qualquer produto. 

E, apesar da long tail ser muito limitada em alguns casos, o acesso descomplicado da internet torna seu produto de nicho ou postagem de blog lucrativo. Como assim? 

Leia o artigo até o final e aprenda tudo sobre palavras-chave de cauda longa. 

  • Por que focar em palavras-chave de cauda longa?
  • Como encontrar palavras-chave de cauda longa para o meu site?
  • Já sei o que são palavras-chave de cauda longa, mas como usá-las em minha estratégia?

Por que focar em palavras-chave de cauda longa? 

É muito mais fácil conquistar bons resultados em buscadores, como o Google, porque menos sites concorrem por essa fatia de mercado.

Logo, quanto mais longos (e mais específicos) forem seus termos de pesquisa, mais chances você terá de conquistar mais tráfego para o seu blog ou site.

Por causa da versatilidade da internet, é mais fácil encontrar seu público para o seu nicho específico. 

Portanto, foque em um grupo de palavras-chave de cauda longa para melhorar o seu tráfego. 

Outro ponto positivo de focar em palavras-chave de cauda longa é que, apesar dessas palavras-chave serem menos usadas na pesquisa, o visitante que encontra seu site por meio desses termos, tem maior probabilidade de comprar seu serviço ou produto.

Imagine que o João está procurando por um novo jogo de tabuleiro para se divertir com os filhos. 

Ele inicia a busca com o termo ‘jogos de tabuleiro’. 

Imediatamente, encontrou várias opções na internet, mas ainda não achou a opção ideal. 

Então, o João decide procurar por jogos de tabuleiro educativos para crianças. 

Ou melhor: onde comprar jogos de tabuleiro em Belo Horizonte. 

Ambas palavras-chave são de cauda longa, isto é, são mais específicas e vão ao encontro do que o João deseja comprar naquele determinado momento.  

Portanto, a chance dele comprar o produto é maior. 

Como encontrar palavras-chave de cauda longa para o meu site? 

Antes de mais nada,  se você quer vender algo, é importante ter um bom produto. Isto é: qual é o seu diferencial competitivo?  

Com essa resposta em mente, será muito mais fácil fazer com que seu público goste e compre suas coisas. 

Portanto, reserve um tempo para pensar na singularidade do seu produto ou blog e anote isso.

Imagine, por exemplo, que você vende móveis para quartos de bebês e estes materiais são reciclados e de baixo impacto ao meio ambiente. 

Oferecer produtos de qualidade e sustentáveis pode ser o diferencial da sua marca. 

Assim, uma palavra-chave que caberia muito bem em sua estratégia seria móveis sustentáveis para o quarto de bebê. 

Dica bônus: ferramentas como a Semrush ajudam a encontrar palavras-chave.

Já sei o que são palavras-chave de cauda longa, mas como usá-las em minha estratégia? 

A otimização de sites é o ponto de partida para usar a palavra-chave de cauda longa em suas estratégias de marketing.

Em suma, trata-se de um processo no qual são mapeadas e executadas ações de melhorias em sites e suas páginas, para que conquistem melhores resultados em mecanismos de buscas, como Google, Bing, Yahoo, entre outros.

Conhecidas como Search Engine Optimization (SEO), essas ações são pensadas a longo prazo para fazer com que seu site fique nas primeiras posições de busca (primeiras páginas), sem o dever de pagar diretamente para esses mecanismos, como por exemplo, o Google Ads. 

Essas práticas, por sua vez, são chamadas de buscas orgânicas e são elas que recebem a maioria dos cliques nas pesquisas feitas pelos usuários e, por isso, seu investimento se torna interessante e bem lucrativo para o seu negócio.

E é justamente por meio da palavra-chave de cauda longa que os seus clientes podem encontrar o seu site ou blog.