Saiba como criar um site otimizado do zero

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Publicado: 16 de dezembro de 2022 | Atualizado: 16 de dezembro de 2022.

Construir um site otimizado num primeiro momento pode parecer bem simples. Isso porque existem centenas de ferramentas para construção de site espalhadas pela internet.

Contudo, entrar na onda do “faça você mesmo” pode ocasionar muita perda de tempo, dinheiro e dor de cabeça! Muitos reclamam que acabam não aparecendo no ranqueamento do Google ou que o site demora demais para carregar e assim a felicidade inicial pode virar um pesadelo.

Por isso, para te ajudar a criar um site otimizado dentro dos parâmetros desejáveis para os algoritmos das ferramentas de buscas, neste artigo vamos elucidar quais são as características e as vantagens que é ter um site responsivo e eficiente para alavancar sua marca no digital!

Quais as características que todo site otimizado deve ter?

Para iniciarmos esse passo a passo, primeiro é necessário entender o que é um site otimizado.

Diferentemente das páginas criadas no calor do momento, sem nenhuma estratégia por trás, um site otimizado é criado com um objetivo muito bem definido. Com o objetivo de atrair e converter visitantes curiosos em potenciais compradores (leads).

Elencamos aqui algumas das características necessárias que todo bom site otimizado deve possuir:

  • Um site Otimizado precisa ter um Layout agradável;
  • Ser Mobile friendly é essencial para um site otimizado;
  • Boas práticas de SEO;
  • Conteúdo rico e objetivo;
  • Fácil acesso aos contatos e à conversão;
  • Conteúdo rico e objetivo;
  • Esteja alinhado às redes sociais da empresa;
  • Navegação facilitada;
  • Boa legibilidade;
  • Atualizado constantemente;
  • Um site otimizado precisa carregar rápido, muito rápido!
  • Conquiste Backlinks.

Confira a especificação de cada uma para você implementar no seu negócio.

Um site Otimizado precisa ter um Layout agradável

Todo bom site otimizado que se preze deve apresentar um layout chamativo, prático e eficiente.

Não basta apenas caprichar no tema das cores do site, ele tem que prender a atenção do visitante e se possível fazer com que ele navegue por diversas páginas durante o acesso.

O Google valoriza um site que consegue ser atrativo e “segure” seus leitores pelo máximo de tempo possível, isso demonstra relevância sobre o que você está oferecendo.

Ser Mobile friendly é essencial para um site otimizado

São sites pensados e construídos para trazer a melhor navegabilidade possível a dispositivos móveis, como é o exemplo dos tablets e smartphones.

Numa recente pesquisa realizada foi constatado que o aparelho celular é o principal meio de acesso a internet no país!

Só para ter uma noção do crescimento do uso mobile, 3 em cada 4 brasileiros têm acesso a internet por meio dos smartphones.

Por isso, devemos prestar bastante atenção sobre como otimizar nossos sites para serem visualizados com qualidade em telas cada vez mais pequenas.

Boas práticas de SEO

Todo site otimizado possui uma boa estratégia de SEO para atingir os objetivos que a empresa almeja no mundo digital.

O termo SEO significa “Otimização para Ferramentas de Buscas” que são técnicas utilizadas para contribuir no melhor ranqueamento do site nos buscadores da internet.

É necessário todo um estudo focado em palavras-chave que conectam a empresa com o seu respectivo público-alvo.

Isso pode ser feito por meio de páginas, artigos, hiperlinks (posicionamento de links) entre outros.

Fácil acesso aos contatos e à conversão

Um site otimizado deve facilitar o contato que a sua empresa tem para com seus clientes.

Desde formulários, a chat online, divulgação de e-mail e telefone de contato, o importante é saber dosar e deixar bem claro ao seu público-alvo que a sua empresa está disponível para atendê-la a qualquer momento.

Conteúdo rico e objetivo

Conteúdo é ouro! Você já deve ter escutado essa frase antes…

Isso é verdade não é papo de guru, um site otimizado deve ter um conteúdo de qualidade, referência e que transmita a autoridade necessária para seu site se diferenciar neste mar de algoritmos.

O foco aqui é informar, conscientizar sua audiência de que você é especialista no assunto, isso faz com que ela tenha mais confiança no que você oferece.

Esteja alinhado às redes sociais da empresa

O foco é manter a estratégia de marketing da empresa em todos os canais de comunicação possíveis da marca.

Com os conteúdos alinhados e dentro do que foi planejado, a tendência é que o engajamento dos visitantes o transformem em clientes e futuramente em divulgadores da sua empresa.

Navegação facilitada

O importante aqui é ser o mais visível possível.

O visitante deve saber qual é o botão que ele precisa clicar para realizar qualquer ação que ele deseja fazer.

Boa legibilidade

Toda leitura deve ser facilitada, desde os textos, botões e logos, o site deve estar legível para até uma criança de 5 anos ler e entender do que o seu site está falando.

Algumas dicas estão em negritar pontos importantes que a sua marca quer que a audiência visualize e evitar a exposição exagerada de cores dentro do site.

Atualizado constantemente

Não se esqueça de testar e atualizar seu site periodicamente.

Isso evita imprevistos como páginas fora do ar e torna seu site um ambiente agradável de se visitar, o que aumenta as chances de conversão.

O foco aqui é na melhoria contínua, os bons resultados são inevitáveis para quem se preocupa com a qualidade.

Um site otimizado precisa carregar rápido, muito rápido!

A velocidade de carregamento de uma página é um dos fatores mais importantes que decidem quem estará na primeira página do Google.

Não exite em investir em uma boa hospedagem, que tenha bons servidores que tornam a transmissão de dados mais rápida e leve.

Foque mais em textos do que em animações e imagens, você sentirá a diferença como seu site responde aos comandos melhorando seu posicionamento.

Otimize as imagens para que elas fiquem leves na medida exata sem perder qualidade. Se seu site também é feito em WordPress, saiba que existem diversos plugins que podem otimizar suas imagens por você.

Conquiste Backlinks

Uma importante vantagem para um site otimizado é quando ele se torna referência no setor e passa a ser mencionado por outros sites do ramo.

Isso aumenta a autoridade da marca e consequentemente o tráfego cresce vertiginosamente.

Um bom conteúdo e um bom relacionamento com outros profissionais irão lhe ajudar a conquistar links para seu site.

Quais são as vantagens de ter um site otimizado?

Você já deve ter percebido que ter um site otimizado pode ser de fundamental importância para a estratégia de marketing de qualquer empresa.

Por isso confira alguns das principais vantagens que a sua empresa poderá obter se quiser implementar esta poderosa ferramenta no seu negócio:

Aumento na divulgação da sua marca ou produto

Tendo um site responsivo e otimizado o trabalho que você teria para divulgar sua marca, produto ou serviço diminui drasticamente.

Afinal de contas os seus leads que já te conhecem passam a recomendar o seu trabalho para outras pessoas, gerando um efeito dominó em visitas e conversões.

Ótimo custo benefício

Dentre todos os investimentos de marketing, atualmente disponíveis, ter um site otimizado é o de longe o que possui melhor custo benefício.

Se você parar pra pensar e colocar no papel os gastos que você teria com comerciais de tv, intervalos de rádio, outdoors, panfletagem entre outras técnicas. Você percebe que ter um site na internet além de fornecer uma melhor disponibilidade de atendimento, preserva a saúde financeira do seu negócio.

Melhora no tempo de navegação do usuário

Com um site otimizado você consegue reter a atenção dos seus visitantes por mais tempo.

Pois ela acaba ficando curiosa sobre o que você tem a oferecer, o resultado final disso certamente será a conversão.

O Google pode te recompensar pelo trabalho duro

O Google “premia” sites otimizados e responsivos por seu cuidado e qualidade pois entregam uma ótima experiência ao usuário.

Os algoritmos estão em constante aprendizado e evolução para tornar a busca na internet cada vez mais objetiva e facilitada.

Por isso, quem trabalha dentro das melhores práticas estabelecidas pelo navegador certamente colherá bons frutos, atraindo mais visitantes e fechando cada vez mais vendas.

Moral da história…

Num mercado cada vez mais voraz e competitivo, o site otimizado passou a ser um importante aliado para a empresa se destacar e conquistar novos clientes.

Não adianta se arriscar utilizando ferramentas gratuitas pensando em obter resultados expressivos, isso não cola mais!

Quem pensa de forma estratégica e visionária sabe que deve contar com os serviços de uma agência de marketing digital para levar este projeto ao próximo nível.

Texto desenvolvido pela equipe Nova Ação, uma agência de marketing digital no ABC paulista e especialista na criação de sites otimizados para alavancar os resultados da sua empresa na internet.