RH e Marketing: entenda como se relacionam
Por: Parceiros Convidados
Publicado: 15 de outubro de 2021 | Atualizado: 26 de outubro de 2021.
Você já parou para pensar nas semelhanças que existem entre os setores de RH e Marketing em uma empresa? Por mais que essas áreas pareçam distintas, elas têm muito mais elementos em comum.
Neste artigo, vamos falar sobre a ligação que existe entre o RH e o Marketing e como essas duas áreas podem trabalhar juntas para obterem melhores resultados. Além disso, também abordaremos alguns pontos de aprendizado que um setor pode ter com o outro para que ambos sejam potencializados. Acompanhe!
Qual a ligação entre RH e marketing?
RH e marketing são setores muito importantes em qualquer tipo de empresa. Enquanto a área de Recursos Humanos se volta para os colaboradores e questões internas da organização, o marketing é mais focado na parte externa, que envolve os clientes do negócio.
De toda forma, existem dois aspectos principais que caracterizam ambas as áreas, como detalharemos a seguir.
Atração
A atração é o conjunto de esforços que visam tornar a empresa uma opção interessante para uma pessoa que está em busca de algo. Note que essa frase se encaixa tanto para o RH, na atração de talentos, quanto para o marketing, na atração de clientes.
Seja para preencher uma vaga, seja para aumentar as vendas, as ações de atração precisam ser feitas de forma criteriosa e eficaz. É necessário saber vender a imagem da empresa, mostrar o quanto a pessoa tem a ganhar ao escolhê-la, e isso não é uma tarefa simples, já que demanda conhecimento, uso de técnicas e prática de mercado.
Engajamento
O engajamento diz respeito ao relacionamento que se estabelece entre a empresa e as pessoas, que podem ser colaboradores ou clientes. No RH, isso se traduz nas iniciativas de melhoria do clima organizacional e no desenvolvimento dos talentos.
Já no ponto de vista do marketing, o engajamento é visto na nutrição de leads e na comunicação com clientes por e-mail, redes sociais e demais canais oficiais do negócio. De uma forma ou de outra, o intuito é manter a pessoa interessada na empresa.
Como RH e marketing podem trabalhar juntos?
Diante de fatores tão importantes em comum, o ideal é que RH e marketing trabalhem juntos para que um fortaleça as ações do outro. Isso pode ser feito de várias formas, como veremos abaixo.
Potencialização das ações de branding
Tanto RH quanto marketing precisam se preocupar com ações de branding. O RH deve trabalhar a imagem da empresa como uma boa empregadora, por meio do employer branding. O marketing, por sua vez, deve focar em mostrar que a empresa entrega bons produtos, serviços e tem um bom atendimento.
Cabe ressaltar que a marca da empresa é uma só, o que difere é apenas o ponto de análise aplicado a cada um dos setores. Logo, tudo o que uma área faz em relação à imagem da empresa vai afetar a outra. Então, quanto mais alinhadas elas estiverem, melhores serão os efeitos conquistados.
Comunicação efetiva
A comunicação é base para a construção de um relacionamento saudável e duradouro, seja com os colaboradores, seja com os clientes. O marketing é um setor que compreende muito bem sobre o assunto do ponto de vista mercadológico e pode contribuir bastante na comunicação interna.
Da mesma forma, o RH entende muito bem de pessoas e pode ajudar o marketing a conhecer melhor o perfil de quem deve ser atraído para uma venda, para a elaboração de uma comunicação mais precisa e direcionada.
Definição e acompanhamento de indicadores
O acompanhamento de indicadores é algo que ambas as áreas vivenciam em seu cotidiano. Juntas, elas podem aprender melhor sobre metodologias de gestão e análise, para ter uma boa definição do que deve ser medido e de que forma isso deve ser feito. Inclusive, alguns indicadores podem ser compartilhados entre RH e marketing, para garantir um maior alinhamento entre as ações.
O que esses dois setores podem ensinar um ao outro?
Por mais que essas duas áreas atuem com objetivos muito similares, as diferenças nas perspectivas de análise podem trazer ideias muito ricas e valiosas para ambas. Veja como RH e marketing podem potencializar a ação um do outro.
Como lidar com pessoas
A princípio, pode-se imaginar que apenas o marketing tenha a aprender com o RH sobre gestão de pessoas, mas o contrário também acontece. Por ter uma visão de mercado e mais voltada para o comercial, o marketing sabe muito bem como “vender seu peixe” e pode ensinar bastante sobre persuasão e comunicação efetiva para o RH.
Dessa forma, as duas áreas ganham novas maneiras de abordar as pessoas, com mais proximidade e precisão nas argumentações. Assim, as ações passam a ser realizadas para o público certo, no momento mais adequado e de modo mais apropriado.
Como medir resultados
O acompanhamento de resultados também é de conhecimento de ambas as áreas, mas os detalhes de cada uma é que podem ser um grande diferencial nessa troca. Nesse sentido, metodologias de avaliação de desempenho, por exemplo, podem gerar ótimos insights de análises para os resultados do marketing, assim como indicadores de performance podem ser adaptados para a gestão de pessoas.
Como entregar valor nas ações
Tudo o que é realizado, tanto no RH quanto no marketing, precisa gerar algum tipo de valor para as pessoas. Quando o RH implementa melhorias na gestão de benefícios, ele quer aumentar a percepção de valor dos colaboradores e, assim, engajá-los e retê-los. O mesmo acontece quando o marketing monta um evento para atrair mais clientes.
O fato é que o RH pode contribuir com uma visão mais humanizada das ações, partindo do ponto de vista mais emocional e comportamental. Por outro lado, o marketing ajuda com a parte persuasiva e enfática na geração de valor.
Como vimos, RH e marketing têm muita coisa em comum. Trabalhando juntos, esses dois setores podem se beneficiar muito mais, aproveitando o melhor que cada um tem a oferecer ao outro. Por isso, é fundamental que a sua empresa incentive a colaboração entre as duas áreas. Assim, todos os envolvidos saem ganhando: colaboradores, clientes, o RH, o marketing e o negócio como um todo!