Investindo muito e vendendo pouco? Precisamos falar sobre retenção

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Publicado: 30 de janeiro de 2020 | Atualizado: 4 de março de 2020.

Se você está gastando mais do que o esperado em anúncios e seu volume de vendas não está aumentando, continue lendo este post para saber o que fazer para aumentar as suas vendas através da retenção de clientes

1. Reter clientes ou atrair novos? 

Muitas empresas fazem um enorme esforço para atrair clientes, apostando em diversas estratégias como: anúncios, cupons de desconto, marketing de conteúdo e etc. Todas essas ações ajudam a aumentar o volume de visitas em seu site ou em seu negócio físico, mas o que realmente faz com que as pessoas comprem?

A lista de motivos que fazem um consumidor ter vontade de realmente comprar o que você oferece, é enorme… mas hoje quero te mostrar como seus próprios clientes podem te ajudar a vender mais gastando menos! 

Imagine a sua situação desde fora: se você fosse o cliente da sua empresa, você compraria novamente ou recomendaria para seus amigos?

Melhor do que pedir que seu cliente indique o seu produto para outra pessoa, é fazer com que isso aconteça de forma natural! Um cliente satisfeito, tem grandes chances de comprar com frequência e ainda recomendar sua marca para mais pessoas! Confira a seguir, algumas dicas para conquistar o coração dos seus clientes e aumentar as suas vendas.

2. Experiência do consumidor

Você só consegue vender mais quando lança alguma promoção com descontos? É claro que desconto é ótimo e todo mundo ama, porém se esta estratégia for utilizada com frequência, isso acaba comprometendo a margem de lucro do seu negócio, por isso é importante dar motivos a mais para que as pessoas queiram comprar com você. Aqui vão algumas: 

  • Tenha um atendimento impecável: treine sua equipe para fazer seu cliente se sentir especial!  Ler cases de empresas de sucesso pode te dar algumas ideias!
  • Encante: mostre a responsabilidade social da sua empresa, apoiando causas sociais que tem a ver com a sua marca. 
  • Entregue mais do que o esperado: pessoas amam surpresas! Ao entregar um produto, que tal enviar uma amostra grátis de outro? Assim você despertará na pessoa o interesse de conhecer e recomendar seus outros produtos.
  • Facilite a vida do cliente: se  você tem um e-commerce, dê a opção de retirar na loja física mais próxima ou encontre maneiras de facilitar a troca de produtos. 
  • Compartilhe a satisfação dos seus clientes: recebeu um depoimento legal? compartilhe isso nas suas redes sociais, por e-mail ou em sua publicidade. 

3. Saiba o que seus clientes querem

Utilize os recursos de redes sociais para fazer pesquisa com seu público e saber do que eles mais gostam. Enviar uma pesquisa de satisfação logo após o término da compra, também é um ótima oportunidade de saber como agradar ainda mais o consumidor. 

Se você tem um e-commerce, provavelmente sofre com os visitantes que entram no seu site apenas para “dar uma olhadinha” e não compram nada, ou até mesmo adicionam produtos na cesta de compra, mas não finalizam o pagamento. Será que você está oferecendo uma boa experiência? Saiba mais sobre abandono de carrinho aqui

Agora é com você! Pense, repense e implemente as mudanças necessárias para que seu cliente se torne mais fiel e admirador da sua marca. 

Informações da autora

Fernanda Mello é Coordenadora de Marketing do Polen – uma fintech que usa a tecnologia para descomplicar iniciativas de impacto social para empresas. É formada em Publicidade e Propaganda e não dispensa a oportunidade de explorar novos mercados, culturas e tendências.

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