5 ótimas dicas para aprimorar seu relacionamento com os clientes

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Publicado: 9 de dezembro de 2021 | Atualizado: 9 de dezembro de 2021.

O mercado de condomínios não é exceção quando falamos sobre a importância de se construir um bom relacionamento com os clientes.

A pesquisa da Customer Think demonstra que 97% dos clientes afirmam que a fase do atendimento é crucial para torná-los leais a alguma empresa.

Pensando na gestão de condomínios, há duas premissas que devem permear as ações tomadas pelas administradoras em todos os momentos:

  • Construir bons relacionamentos pode gerar novas oportunidades de negócio;
  • Deve haver um foco nos moradores e membros da direção do condomínio, afinal, são eles que decidem qual administradora contratar e quais motivos levar em consideração;

Vale ressaltar que possuir soluções e ideias inovadoras é essencial. Porém, se a sua administradora não é capaz de entender as necessidades do seu público-alvo para o impactar a ponto de conquistá-lo, essas ideias por si só não são o suficiente.

Mas qual é o público-alvo da sua empresa? Além dos síndicos e do corpo diretivo, não esqueça, é claro, dos moradores. Para poder encantá-los com seus serviços, além de muito esforço e abordagens inteligentes, faça um trabalho de nutrição e priorize a criação de um relacionamento duradouro com eles.

Confira as 5 ótimas dicas que trouxemos para que sua administradora de condomínios consiga construir um bom relacionamento com os seus clientes, minando a concorrência e se estabelecendo cada vez mais como referência no mercado.

1 – Entenda qual é o seu público-alvo

Entender quem são seus clientes em potencial é um dos princípios básicos para a construção de um bom relacionamento com aqueles que você quer alcançar e impactar positivamente. 

Mas o que é “entender”?

Esse processo é iniciado ao fazer um mapeamento e um estudo de mercado. A partir disso sua administradora é capaz de compreender suas áreas de atuação, expansão demográfica, analisar a concorrência e mais.

Após esse processo é hora de descobrir quem é o seu público. Assim, ter em mente o perfil do seu cliente é o ponto de partida para compreendê-lo, ou seja, falar o mesmo “idioma” que ele. A partir disso você se torna capaz de criar uma ou mais personas.

As Personas são personagens parcialmente fictícios do seu cliente ideal, criados a partir de dados coletados em pesquisas e interações com compradores para entender como esse perfil vive e se comporta.

Assim, é possível dar os primeiros passos para construir um bom relacionamento com seus clientes, facilitando o conhecimento relacionado às expectativas, os melhores canais para atendê-los, a linguagem que utilizam e os conteúdos que mais os interessam.

2 – Saiba como ofertar os seus produtos e/ou serviços

Oferecer um produto ou serviço requer um grande esforço de comunicação, que deve partir de diferentes áreas da empresa com os clientes. Isso inclui a capacidade de atrair e nutrir o público em questão, desde o início de sua jornada de compra.  

Um bom relacionamento com os clientes pode gerar novos negócios, entre outras razões, porque:

  • Ofertas se convertem em vendas para novos clientes, ou seja, sua administradora sabe comunicar que tem a solução ideal para a necessidade de seu público;
  • Além disso, ofertas também se convertem em vendas para clientes antigos: mostra sucesso na fidelização, ou seja, que o relacionamento é bom a ponto de se tornarem embaixadores da sua marca, sentindo-se seguros em continuar comprando de você e até mesmo recomendando seus produtos e/ou serviços para terceiros.

Construir um bom relacionamento requer também aplicar técnicas de vendas, como up-sell e cross-sell. Ao implementá-las você demonstra aos clientes que está atento e é capaz de oferecer alternativas ou mesmo se antecipar às necessidades que sequer foram identificadas por eles;

É fundamental demonstrar ao seu cliente que você consegue entregar algo a mais ou surpreendê-lo durante sua jornada de compra.

3 – Implemente treinamentos e cultura com foco em clientes

Boa parte dos seus clientes se importa mais com a qualidade do atendimento do que com a velocidade. Segundo a Customer Think, 95% dão mais valor à alta qualidade e competência do atendimento do que ao tempo dedicado a ele.

Isso remete a um tema que ainda é considerado um problema para muitas empresas: a ausência de uma cultura focada no bom atendimento.

Ou seja, a cultura organizacional da sua empresa afetará diretamente a maneira como os colaboradores se relacionam com clientes.

Uma das soluções para esse problema passa por ações internas, como a realização de treinamentos constantes para que sua equipe entenda exatamente como alinhar esse relacionamento desde o início do atendimento.

Mas o que abordar nestes treinamentos para melhorar o relacionamento com os clientes? 

Alguns exemplos de temas relevantes são:

  • Missão, visão e valores da empresa;
  • Estudar e conhecer profundamente as necessidades e a realidade dos clientes;
  • Como utilizar as tecnologias e canais de comunicação da empresa para se aproximar dos compradores.

Claro que o objetivo principal deve ser o de transformar o sucesso dos clientes em uma meta que permeie todas as áreas da sua empresa.

4 – Invista em novas ferramentas 

Atualmente, as administradoras de condomínios podem utilizar ferramentas que antes não existiam e que facilitam muito as rotinas e processos. 

Demandas como a gestão de relacionamento com clientes sofreram transformações rápidas e intensas com o emprego da tecnologia.

Soluções como os ERPs, por exemplo, trazem segurança, rapidez, fluidez e comodidade na administração dos processos do seu negócio. Muitas vezes elas são integradas a outras soluções e permitem que sua empresa tenha mais tempo para se dedicar ao relacionamento com os seus clientes.

Outras ferramentas importantes são aplicativos e plataformas de marketing e relacionamento digitais. Além de inovadoras para o setor, são soluções de fácil usabilidade e favorecem a maior interação entre sua administradora e os moradores, bem como entre os próprios condôminos. 

5 – Acompanhamento e análise das estratégias

Além de implementar, é fundamental acompanhar, mensurar e analisar tudo o que sua administradora colocar em prática na busca por um bom relacionamento com os clientes. 

Afinal, é preciso avaliar se as práticas adotadas estão gerando os resultados esperados. Caso não, a equipe deve buscar os motivos e trabalhar para melhorá-los. 

Este acompanhamento pode ocorrer por meio de reuniões periódicas em que todos têm a oportunidade de trazer feedbacks e apontar possíveis ajustes, além de alinhar como eles podem ser feitos.

Também é importante lembrar que o mercado é dinâmico e sua empresa precisa acompanhar as mudanças, avaliando constantemente as estratégias adotadas internamente.