Quando buscar uma consultoria ou agência para lhe ajudar com seu SEO

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Publicado: 2 de dezembro de 2021 | Atualizado: 20 de março de 2023.

A consultoria especializada em SEO torna-se uma necessidade cada vez mais evidente para as empresas que planejam construir a autoridade digital de suas marcas. É uma simples consequência da proliferação de conteúdo em virtude das demandas do consumidor médio.

 

Isso ocorre porque disponibilizar conteúdo que tenha relevância, valor e frequência é uma prática comum hoje em dia. As pessoas buscam informações acerca do produto ou serviço, objetos de seus desejos de consumidores. Logo, as empresas seguem, ao oferecer as respostas para as perguntas. Assim, por fim, a tendência é que o consumidor se decida pela marca que mais oferece informação.

 

Mas, é importante levar em consideração o meio pelo qual as informações são buscadas: a internet, precisamente os mecanismos de busca. Por isso a consultoria especializada em SEO é tão necessária. Ela torna possível que os conteúdos de uma marca fiquem nas primeiras páginas do Google, e dessa forma, tornam um site ou blog de uma marca visível, isto é, existente para o consumidor.

 

Confira a seguir o que é uma consultoria especializada em SEO e sua importância para determinar a posição de uma página nas primeiras sugestões do Google. Conheça também algumas das técnicas de otimização de site e qual o preço médio cobrado por esse serviço. 

O que é uma consultoria especializada em SEO?

A consultoria especializada em SEO é um auxílio profissional, específico para tornar-se um site adequado a SERP, que é a página de resultados dos mecanismos de busca. A proeminência do Google na vida dos usuários dita quais as melhores técnicas de SEO disponíveis. 

 

A fim de ranquear nas primeiras páginas do Google, um site ou blog corporativo deve orientar toda a produção de conteúdo para as técnicas de otimização. A questão é que as técnicas de SEO não apenas requerem conhecimento profundo de marketing digital e de conteúdo, mas a constante atualização dos especialistas.

 

Por isso a consultoria especializada em SEO é tão indicada. Ao invés de se lançar numa estratégia cujas técnicas ainda não são bem conhecidas, é melhor investir para economizar tempo e evitar prejuízos, até porque, um blog ou site necessita de constante abastecimento de publicações. 

 

A fim de nutrir o público por muito tempo, para construir relacionamento e autoridade, a produção de conteúdo deve ser padronizada e frequente. Esses dois elementos podem tornar o uso do SEO em um trabalho quase impossível para quem não tem experiência na área. Some a isso um olhar crítico sobre os pontos fortes e fracos, de modo a criar uma estratégia sólida para o crescimento de um site. 

 

Ademais, a consultoria especializada em SEO consegue direcionar toda a produção de conteúdo de maneira customizada, para atender as demandas de um site e torná-lo especial, memorável e uma fonte segura de informação e autoridade aos olhos do leitor. Vale lembrar que a experiência do usuário é um dos fatores primordiais para que o algoritmo coloque um site nas primeiras páginas do Google.

Quanto custa o serviço de consultoria especializada em SEO?

Uma vez observada a necessidade de uma consultoria especializada em SEO, a próxima fase é verificar quanto esse serviço custa à empresa. Um trabalho dessa natureza nunca é definido em valor fixo, pois sempre deve se adequar aos seguintes critérios.

 

  • Tamanho do site
  • Definição das estratégias
  • Escolha dos métodos
  • Complexidade do trabalho
  • Expertise do consultor
  • Tempo de duração
  • Ferramentas utilizadas

 

Esses são os parâmetros majoritários, mas outros podem entrar na conta, a depender da necessidade da página. No entanto, existe uma média de mercado que pode guiar a sua empresa. 

 

Para empresas de pequeno porte, com páginas cujas demandas são mais simples, o valor cobrado médio pela consultoria especializada em SEO vai de R$ 500,00 até R$ 1.500,00. Os negócios locais também recebem um tratamento parecido, pois as necessidades de SEO são mais simplificadas. O preço costuma ser R$ 2.000,00

 

Existem também os negócios de E-Commerce, cujo trabalho é feito nas lojas virtuais. Esse tipo de página requer um nível de complexidade mais intenso. Portanto, o valor cobrado pode atingir até R$ 10.000,00. 

 

Já as empresas grandes abrangem públicos e regiões vastas e pedem análises bem complexas, e a consultoria especializada em SEO, nesse caso, pode levar o alcance até outros países. O preço mínimo para um serviço desse porte é de R$ 15.000,00 ou R$ 20.000,00.

 

De toda forma, é importante lembrar que a sobrevida de sites, lojas virtuais e blogs corporativos é uma questão de constância. Logo, os serviços de consultoria especializada em SEO, devem ser realizados mensalmente, para que o site fique nas primeiras páginas do Google, como um investimento periódico da empresa.

Como otimizar a busca de seu site?

Somente através do uso correto das técnicas de SEO é possível otimizar o site para que ele esteja entre as primeiras páginas do Google. Para isso, as principais estratégias de SEO focam em:

 

  • Uso de palavras-chave
  • Otimização da página, para torná-la navegável
  • Otimização da URL
  • Técnicas de Link Building
  • Uso correto da meta-descrição

 

Esses métodos são usados pelas agências e pelos consultores de SEO, que implementam fases durante a execução do serviço, quais sejam:

 

  • Análise da performance do site
  • Análise das estratégias e dos sites dos concorrentes
  • Planejamento estratégico
  • Criação de conteúdo
  • Link Building

 

A criação de conteúdo é um serviço disponibilizado nos pacotes de algumas consultorias especializadas em SEO. É importante verificar, ponto a ponto, os termos do serviço antes de escolher a agência ou consultor.

Consultoria ou agência para ajudar com o SEO?

Cada uma das fontes desse serviço possui vantagens e desvantagens. O consultor SEO é uma pessoa somente, portanto é preciso contratar um especialista, uma verdadeira autoridade na área que será capaz de fazer um trabalho diferenciado. Os preços também podem ser mais negociáveis.

 

Já a agência de SEO trabalha com um time de consultores, cujo trabalho é mais padronizado, o que é importante estar atento quanto a esse fator. Agências, em geral, acumulam um número maior de trabalhos prévios, que você pode observar antes de contratar. 

Benefícios da consultoria de SEO

Os benefícios da consultoria especializada de SEO é o fato de trabalhar de forma praticamente exclusiva com um grande entendedor da área. É óbvio que é preciso tomar cuidados e buscar alguém que, de fato, é uma autoridade no assunto.

 

Os benefícios da consultoria estão nos problemas específicos. Pode ser que o problema da sua página seja dela. O consultor em SEO é capacitado para detectar isso e solucionar da forma mais adequada possível.

Benefícios da agência de SEO

Já as agências de SEO trabalham de forma mais ampla, orientadas a cuidar da página por inteiro. Se essa é a necessidade do site, blog, loja virtual ou página de vendas da sua marca, então vale mais a pena pagar pelo serviço completo. 

 

Em conclusão, as estratégias e práticas oferecidas pela consultoria especializada em SEO constituem uma ferramenta poderosa de marketing digital. Toda empresa que deseja ser bem sucedida e gerar resultados em volume de conversão deve, necessariamente, se atentar para a importância desse método, de modo a colocar seu site nas primeiras páginas do Google.