Qualificação de lead: saiba como se preparar para aumentas as vendas
Publicado: 19 de novembro de 2019 | Atualizado: 4 de março de 2020.
Saber fazer qualificação de lead é importante para sua empresa gerar cada vez mais oportunidades de negócio. Afinal de contas, só consegue descobrir como aumentar as vendas quem sabe fazer o seu público enxergar o valor de seu produto ou serviço.
O Marketing Digital apresenta inúmeras vantagens para o mercado, especialmente quando o assunto é a educação e qualificação de potenciais clientes.
Isso porque quando você trabalha com a qualificação, por exemplo, a sua autoridade aumenta em meio a concorrência.
Com isso, é possível eliminar boa parte das dúvidas que impedem seu público de enxergar seus produtos e serviços são a solução para o problema deles.
Mas para fazer com que as pessoas confiem na sua empresa, é preciso primeiro em investir em meios de qualificar leads.
E se você não sabe por onde começar a trabalhar com a qualificação de lead para ver um mar de clientes entrar pela sua porta, não tem problema!
Confira o conteúdo abaixo e saiba aprenda a qualificar leads e como aumentar as vendas de forma simples!
Entenda a importância da qualificação de leads
Você bem sabe que um lead é aquele indivíduo que demonstrou interesse pela área de atuação da sua empresa, certo?
E a partir do momento em que consegue gerar interessados pela sua marca, as chances de saber como aumentar as vendas aumenta expressivamente.
Isso porque ao investir na qualificação de lead, você é capaz de ter em mãos uma lista de contatos que realmente tem afinidade com seus produtos.
Com isso, desperdícios de tempo e de dinheiro são evitados mais facilmente, afinal você está se doando aos potenciais clientes com mais chances de conversão.
Mas aproveitar esses benefícios, antes a sua empresa precisa saber como qualificar leads!
Para tanto, o primeiro passo é fazer as perguntas certas para conseguir aplicar a qualificação de leads com sucesso.
E é exatamente isso que vamos te mostrar no próximo tópico! Confira:
Conheça 6 perguntas para você saber como qualificar leads
Para você saber como aumentar as vendas com a qualificação de leads, é preciso ver se a sua estratégia está cobrindo todos pontos relevantes da educação desse contato.
Para tanto, 6 perguntas são essenciais para te nortear durante esse caminho. Vamos conhecê-las?
1. O perfil da empresa se encaixa com o lead?
A qualificação de lead tem como base saber se ele possui o perfil necessário para ser um cliente ideal.
Para tanto, é necessário averiguar algumas informações de quando você realizou a sua pesquisa para desenhar a sua persona.
Alguns dados que fazem você ter um entendimento se o lead se encaixa no seu perfil são: o cargo, o segmento, o tamanho e a localização.
Além disso, você pode explorar outras características relevantes que os clientes têm em comum.
Um exemplo é averiguar quais potenciais consumidores passaram da etapa de atração para a de conversão por meio de materiais ricos específicos.
Além dessa ação, procurar compreender quais os leads tomam a decisão em suas empresas pode fazer com que você se aproxime de saber como aumentar as vendas dos seus produtos e serviços.
2. O produto ou serviço é adequado para o lead?
Para uma excelente qualificação de leads, você precisa analisar se a sua solução atende de fato todas as necessidades dos seus possíveis clientes.
Portanto, em uma reunião com esses potenciais consumidores, não minta para tentar mostrar que sabe como aumentar as vendas.
Nesse caso, seja sincero e diga que não há como ajudá-lo naquele momento, porém, que em outras oportunidades você entrará em contato.
Tal atitude não será vista com maus olhos pelos leads, uma vez que você mostrou honestidade e disponibilidade para bater um papo outra hora.
Fora isso, a relação de confiança acaba se fortalecendo, o que pode ajudá-lo na hora de conquistar novos negócios.
3. Em qual momento de compra o seu lead está?
Saber se os leads estão realmente maduros para comprar os seus produtos e serviços é extremamente importante para conseguir descobrir como aumentar as vendas.
Isso porque, como você bem sabe, não adianta vender a sua solução para aquelas pessoas que nem sabem para que vão usá-la.
Para perceber em qual momento de compra ele está, foque bastante na qualificação de lead.
Ou seja, preste atenção no comportamento do possível comprador dos produtos e serviços da sua empresa, quais materiais ricos ele baixou e, principalmente, em qual etapa da jornada de compra ele se encontra.
Um exemplo de lead que já está preparado para ouvir a sua proposta é aquele que pede um orçamento ou uma demonstração gratuita da sua ferramenta.
Por outro lado, aquele que só baixou um infográfico para entender melhor o conteúdo que está sendo lido ainda é um iniciante.
Se você prestar bem atenção na qualificação de leads, vai notar que há também aqueles que estão há muito tempo com o seu negócio, baixando conteúdos e interagindo em canais de comunicação, mas sem comprar nada.
Essas pessoas também são vistas como maduras para serem abordadas pela equipe de vendas.
4. Você está falando com o tomador de decisões?
Em qualquer empresa, existe uma pessoa responsável por tomar decisões para o bem de todos os colaboradores e corporação.
É justamente com esta pessoa que você deve falar!
Isso porque, quanto mais tempo você perde negociando com indivíduos que dizem mais não do que sim, menores são as chances de efetuar uma venda.
Nesse sentido, quando começar o contato com uma empresa, tenha claro que é o responsável por tomar as decisões de compra de produtos e serviços.
5. Você compreende o problema do lead?
Uma grande atitude que faz toda a diferença na hora de qualificar leads é a atenção que você dá aos problemas dele.
Ou seja, quanto mais você ouvir, maiores serão as chances de converter aquela incerteza em uma venda.
Isso porque todo um processo de vendas se concentra no cliente, deixando um pouco de lado a solução que você tem a apresentar.
Portanto, sente com o potencial cliente e escute-o para entender todos os detalhes do que ele está passando naquele momento.
Tenha certeza que a sua qualificação de leads será recompensadora após isso.
6. Sabe se os seus produtos atendem os requisitos?
Por fim, a última pergunta que você deve responder para conseguir fazer uma excelente qualificação de lead é saber se o seu produto é tudo que o consumidor precisa.
Para tanto, é necessário que você tenha uma certa frieza no momento de analisar a solução que será oferecida ao potencial cliente.
Após isso, você perceberá que o lead se sentirá muito mais confortável com todas as soluções que você tem a mostrar, sem a menor possibilidade de mudar de empresa.
Portanto, tente entender se o seu cliente se sente bem com os seus produtos e serviços.
Comece a qualificar leads agora e saiba como aumentar as vendas
Qualificar leads não é uma tarefa fácil para empresas que desejam saber como aumentar as vendas dos seus produtos e serviços.
Ainda assim, é uma tarefa necessária, da qual a recompensa acaba agregando muito mais valor à marca diante da concorrência.
Mas com todas as dicas vistas aqui, fazer a qualificação de lead agora na sua empresa passou a ser um trabalho muito mais simples.
E uma ótima dica para você continuar a sua qualificação de leads, aprenda com nosso conteúdo como obter resultados mais rápidos com uma estratégia de Inbound Marketing.
Boa qualificação!