Qual a diferença entre site e Landing Page e como eles são importantes para o seu negócio

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Publicado: 10 de setembro de 2021 | Atualizado: 10 de setembro de 2021.

Ter um produto excelente nunca foi garantia de sucesso, pois foi sempre necessário que as pessoas soubessem de sua existência para comprá-lo. O que muda é que, hoje, essa existência precisa acontecer online. Mais do que isso: a qualidade do site e suas landing pages deve ser impecável.

Simplesmente disponibilizar uma página na internet não é a mesma coisa que construir um site de sucesso. Essa palavra “sucesso”, trazida para o nosso contexto, tem a ver com a interação e comunicação eficiente com o público-alvo. Portanto, o site deve proporcionar a experiência adequada, conforme os padrões da empresa ou da marca.

Com uma boa estratégia de SEO, o site atrai o público certo para um produto. Se a venda será feita ou não, depende do uso das ferramentas corretas. Dentre elas, estão as Landing Pages.

Neste artigo, nós vamos te mostrar as diferenças entre um site e uma Landing Page. É importante fazer essa diferenciação porque o uso incorreto (ou, melhor dizendo, inapropriado) das ferramentas é determinante para o sucesso de um negócio. Então, continue a leitura conosco!

O que é site ou website

“Site” e “website” são dois termos que têm o mesmo significado: local específico na internet elaborado para reunir diversas páginas sobre algo em comum (uma empresa, um produto, uma ideia, etc.). Elas são construídas por códigos HTML — lidos e interpretados pelos navegadores (como Google Chrome, Microsoft Edge, Mozilla, Safari, etc.). 

Repare, normalmente, no topo de um site há páginas como Página Inicial, Soluções, Cases, Blog e Contato. Cada uma dessas páginas traz informações específicas, de modo que o visitante escolhe o que quer ver, ou seja, os dados que quer acessar. 

Ou seja, sites são excelentes ferramentas para empresas, órgãos públicos e profissionais liberais marcarem presença na internet.

Existem quatro categorias de sites que predominam na internet: institucional, blog, comunitário e, finalmente, as Landing Pages. Na prática, todas elas são iguais, ou seja, escritas em HTML e acessadas por navegadores. A diferença está em seus respectivos conceitos e objetivos. Acompanhe.

Site Institucional

Ao acessar um site institucional, você compreende todos os aspectos da empresa, conhece um pouco de sua história e seus valores, seus serviços e clientes e ainda tem acesso ao blog. Como falamos anteriormente, é através dos sites que empresas marcam presença na internet.

Então veja que o site não tem, simplesmente, o objetivo de fazer um potencial cliente entrar em contato ou adquirir um produto/serviço. É mais que isso, pois ele é um canal por onde essas pessoas compreendem a essência da marca e do negócio.

A criação de sites deve ser feita por especialistas, já que são profissionais que compreendem como essas ferramentas impactam nos resultados de um negócio.

Blog

A principal característica de um blog é sua atualização através de artigos, que são organizados em ordem cronológica inversa. Já que os conteúdos mais recentes ficam no topo, esse tipo de site é essencial para publicação de notícias, informativos e comunicados.

Na esfera corporativa, os blogs são essenciais para a prática do Inbound Marketing, que é o “conjunto de estratégias e técnicas para atrair e converter clientes”. Assim, as empresas produzem conteúdos de valor que educam potenciais clientes sobre como um produto soluciona suas dores.

Site Comunitário

Todo site comunitário foca na interação entre usuários registrados. É o caso de fóruns e chats — que tiveram muita popularidade no Brasil no início dos anos 2000 com a chegada da internet gratuita (FERRARI, Pollyana. Jornalismo Digital. 4. ed. São Paulo: Editora Contexto, 2010) — e das redes sociais.

Existem empresas que utilizam esse tipo de site para uma espécie de marketing indireto. Ao disponibilizar uma ferramenta onde diversos perfis de profissionais e usuários trocam informações e conversam, a marca adquire notoriedade e é lembrada de forma muito mais rápida e natural.

É uma estratégia que exige bastante cuidado, pois se a experiência de utilização do site pelos usuários for ruim, todos os produtos da marca serão mal vistos no mercado (e isso abre brecha para a concorrência fazer bem-feito algo que sua empresa não conseguiu).

Landing Pages

Traduzido literalmente como “páginas de aterrissagem”, as Landing Pages são páginas únicas, sem links de saída e com apenas um CTA. Por isso, são essenciais em estratégias de Marketing Digital que buscam alto volume de tráfego para converter em vendas.

É por esse motivo que as Landing Pages só abordam um produto (ou uma categoria específica) e não exigem que o visitante dê vários cliques para obter informações que precisa: basta que ele role a página. É sobre esse tipo de site que falaremos a seguir.

O que são Landing Pages

Quando você acessa sites institucionais, comunitários e blogs, tem acesso a um conjunto de páginas. Então, você navega pelo portal e consome os conteúdos do seu interesse. Portanto, esses tipos de sites são caracterizados por darem várias opções para o visitante acessar e interagir.

As Landing Pages são o contrário disso. Não há cliques para saber mais sobre a empresa, páginas separadas com avaliações de clientes, etc. Tudo isso é mostrado em uma página longa e estratégica: a ausência de links de saída garante o fluxo contínuo do leitor da Landing Page.

Como só é possível rolar a página para baixo, as informações são mostradas de forma ordenada. Ou seja, a empresa escolhe o que o potencial cliente vai ver primeiro, eliminando, por exemplo, qualquer possibilidade dele ver o preço antes das qualidades do produto.

Site Institucional ou Landing Pages: Qual o melhor?

Talvez agora você tenha ficado confuso a respeito de qual utilizar na sua empresa, mas como o nosso objetivo com este artigo é descomplicar as coisas, vamos te ajudar.

Sua escolha vai depender da estratégia adotada, o que nos mostra que não existe melhor, nem pior. Simplesmente um é mais apropriado do que o outro. Há quem use apenas site institucional e consegue bons resultados, da mesma forma que existem estratégias compostas somente pela Landing Page.

Em termos gerais, se o que você busca é dar visibilidade para sua empresa mostrando suas características, estudos de casos, produtos, história e objetivos, o site é mais apropriado. As Landing Pages funcionam muito bem quando o foco está em um produto específico (ou lançamento de uma linha de produtos).

A razão é que, nela, o roteiro da navegação do cliente tem começo, meio e fim: ele vai conhecer a mercadoria, ver resultados, depoimentos de clientes, bônus e, por fim, o preço. É bem mais objetivo.

Se mesmo conhecendo as diferenças entre site e Landing Page ainda está difícil escolher qual utilizar, uma agência digital certamente vai ajudar. Eles têm know-how e sabem o que realmente funciona para determinados objetivos e negócios.

Por que são importantes para a sua empresa

A importância está na comunicação eficiente com o cliente, mostrando-lhe aquilo que precisa — e que, muitas vezes, nem sabe que precisa. Não é questão de adivinhar o que o público-alvo procura, mas de estudá-lo, entender suas dores e, além de prover uma solução, apresentá-la no momento apropriado.

Além disso, só o fato de disponibilizar um site ou uma Landing Page (ou os dois, como dissemos) não garante que seu produto será visto. Aqui existe um ponto muito crucial, pois se ninguém acessar os sites, ninguém conhece ou adquire a mercadoria — o que leva a empresa a acreditar que o produto é ineficaz.

Baseada nessas análises incorretas, a companhia pode interromper a distribuição de seu produto, descontinuando-o. Portanto, a contratação de uma agência de marketing digital é fundamental, pois ela vai apresentar sua solução para quem precisa. Isso é feito através de várias estratégias.

Quando uma empresa separa uma equipe de marketing, possibilita que cada profissional foque na sua expertise: os diretores cuidam dos negócios, o departamento de produtos se garante em desenvolver a melhor solução e, por fim, a agência de marketing traz o público interessado.

Bom posicionamento no Google

Se você vende sapatos, o ideal é que seu site ou Landing Page apareça quando alguém digitar “sapatos” no Google. Isso é o que toda empresa quer, não é mesmo? Mas para atingir este feito, é preciso se tornar uma autoridade no assunto. Tanto o Inbound como o Outbound Marketing vão ajudar nisso, desde que trabalhados corretamente.

Ter uma marca consolidada, com forte presença digital, afeta consideravelmente o desempenho da empresa. Mais pessoas a buscam direta ou indiretamente, ou seja, digitando o nome da marca no Google, ou então clicando em um artigo de seu blog. Quando isso acontece, muda a maneira como uma empresa é vista no mercado.

Então saiba que atingir um bom posicionamento no Google não é algo que pode ser feito de maneira descompromissada e intuitiva. Trata-se da união de duas ferramentas: o site propriamente dito e o conjunto de estratégias de SEO. Tentar fazer esse trabalho de forma intuitiva pode não trazer o resultado esperado.

Portanto, é interessante que um pessoal experiente cuide das estratégias digitais do seu negócio, pois aplicarão o conhecimento apropriado. Assim, empresas de criação de sites em Campinas que oferecem uma estratégia digital completa para o seu negócio são ótimas opções!