Quais cursos podem ser mais relevantes para quem quer trabalhar com marketing digital
Por: Parceiros Convidados
Publicado: 22 de abril de 2021 | Atualizado: 23 de fevereiro de 2023.
Dentre as principais vagas de tecnologia no momento, estão aquelas que envolvem o Marketing Digital.
Essa nova plataforma de publicidade tem conquistado cada vez mais empresas e atuado em mais e mais segmentos, trazendo resultados sólidos e mensuráveis.
No entanto, não é fácil entrar na área. Não basta simplesmente ter força de vontade, mas também saber quais cursos poder mais relevantes para quem quer trabalhar com marketing digital, se dedicar aos estudos e focar em dominar as ferramentas do setor.
Atualmente, vivemos um bom momento para quem quer entrar no setor. Em primeiro lugar, há uma migração enorme para o Marketing Digital por parte de todas as empresas, das menores às maiores.
A pandemia do novo coronavírus é um dos motivos que acelera essa mudança, bem como o maior foco em home office, flexibilização dos métodos de trabalho e muito mais. Isso sem falar, claro, nos ganhos das plataformas digitais, como as redes sociais e o Google.
Mas para entrar no setor, o primeiro passo é aprender quais cursos podem ser mais relevantes para quem quer trabalhar com marketing digital. Quer saber quais? Então siga a leitura abaixo!
Quais cursos podem ser mais relevantes para quem quer trabalhar com marketing digital? 6 opções
1. Curso de criação de conteúdo
O mercado digital vem crescendo, e com ele a necessidade de mão de obra para administrar as diversas plataformas virtuais.
Para atender o mercado, o criador de conteúdo deve entender as demandas dos mais variados nichos e públicos, ter conhecimento sobre formatos diferentes de conteúdo, como escrita, vídeo e áudio, além de ser uma pessoa criativa, com habilidade de diversificar o conteúdo de forma agradável e dinâmica.
Diz-se que o conteúdo é Rei no marketing e isso é mais verdade ainda na versão Digital. O conteúdo de qualidade pode ser aplicado em artigos, vídeos, imagens, redes sociais, podcasts e muito mais.
2. Curso de SEO
Geralmente é mais uma qualidade inserida na área do criador de conteúdo, mas pode também andar paralelamente, em parceria com o outro profissional.
A sigla se refere a otimização de mecanismos de pesquisa, em inglês, e o curso ensina como funciona o sistema de ranqueamento do Google, e como usar esse sistema a favor do site do cliente.
Esse conteúdo é interessante pois o Google recebe, em média, mais de 100 bilhões de pesquisas por mês. Isso equivale a mais de 40 mil por segundo. Portanto, há um enorme fluxo de pessoas que passam por lá e poderiam ser afetadas diretamente pelos seus anúncios.
Quanto mais você souber como se posicionar no buscador, mais gente terá para inserir em seu site ou ponto de conversão. No longo prazo, essa se tornará a principal fonte de renda de uma empresa. Para quem quer entrar no Marketing Digital, é essencial dominar o SEO.
3. Curso de métricas
Os profissionais que analisam as métricas são os que retém uma das maiores responsabilidades para com o cliente: entender quais estratégias estão funcionando e quais não estão.
Ele colherá essas informações utilizando o Google Analytics e outros indicadores de performance, como as métricas de Facebook e Instagram, resposta dos clientes aos sites, e número de visitas.
4. Curso de links patrocinados
Hoje em dia é esperado que o profissional que entende de tráfego orgânico, também entenda de tráfego pago.
Para dominar essa área sem deixar pontas soltas, é necessário estudar sobre links patrocinados em redes sociais como o Instagram, Facebook e Youtube, entender como funcionam campanhas de Google Ads, e montar estratégias bem-sucedidas englobando todas essas ferramentas.
Como dissemos antes, o Google tem um volume de tráfego gigantesco. Assim, estar sempre na primeira página via resultados orgânicos ou pagos, é essencial.
5. Curso de e-mail marketing
O e-mail marketing vai além de newsletters, e consiste em montar estratégias de captação de assinaturas, conversão de leads e conectar a empresa ao cliente utilizando se automações de chatbox e outras ferramentas.
Hoje em dia, mais de dois terços das empresas utilizam o e-mail marketing, e definitivamente é uma área que deve ser dominada pelo profissional que deseja seguir na carreira de marketing digital
6. Curso de gestão de tráfego
O gestor de tráfego é o profissional especializado em trabalhar anúncios e campanhas em todas as plataformas (redes sociais, Google, etc.) para gerar tráfego em curto prazo para a empresa.
Ele operará vários tipos de campanhas diferentes para atingir diversos objetivos distintos, desde fechar vendas até aumentar o tráfego dentro de uma página ou rede social.
Agora que você já sabe quais cursos podem ser mais relevantes para quem quer trabalhar com Marketing Digital, é hora de colocar esses conhecimentos em prática e planejar uma rota de estudos para poder ingressar no segmento.
Lembre-se de que existem muitas sub-áreas dentro do Marketing Digital, como especialista em SEO, gestor de tráfego, gestor de mídias sociais e outras. Escolha uma área e monte um caminho de estudo para se especializar.
Gostou do conteúdo? Qual sub-área do Marketing Digital parece mais interessante para você? Comente abaixo!