Quais as melhores técnicas para vender cursos online?

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Publicado: 4 de outubro de 2021 | Atualizado: 4 de outubro de 2021.

Uma das melhores oportunidades para quem quer ganhar dinheiro pela internet é vender cursos online. 

A web não só consegue aproximar as pessoas, como também dá acesso há muito conteúdo, inclusive, educacional. 

A EAD é uma modalidade educacional que tem crescido muito nos últimos anos e é uma alternativa viável para as pessoas que querem se aperfeiçoar profissionalmente com cursos que permitam isso a elas. 

Por mais que a demanda seja grande, vender cursos online é desafiador e pede boas estratégias adequadas ao público-alvo e uma boa plataforma de cursos online

Muito detalhe? Calma, confira o texto e veja como fazer boas estratégias para um pequeno empreendedor.

Conheça seu mercado

Ao ter uma ideia de curso online, você precisa realmente saber onde estará pisando. Sendo mais claro, é necessário conhecer todo o mercado em que atuará. 

É preciso responder: quem é seu concorrente, quais as metodologias aplicadas, o que eles oferecem ao público e como abordam potenciais alunos, por exemplo.

Conhecer a concorrência ajudará a entender o mercado e saber exatamente como será a sua atuação para vender cursos online. Não é para copiar outros empreendedores. Trata-se de entender o que você pode oferecer se destacando entre eles.

Defina seu público-alvo

Sem um público certo, você dificilmente conseguirá vender seu curso por simplesmente não saber como se comunicar, quais são as necessidades dele, desejos, enfim. 

Ao ter um público-alvo bem definido, você conseguirá se aproximar dele criando uma persona: um personagem fictício com características baseadas em dados de pessoas reais que se deseja atingir. 

Por isso, é essencial fazer uma pesquisa com determinados nichos e coletar informações para usar na criação da persona. 

Abuse e use das redes sociais

Aqui entram de fato as estratégias para vender cursos online. Cada rede social ajudará a elaborar abordagens diferentes diante seu público. Veja como as principais delas podem fazer isso.

Facebook

A rede social é bem popular ainda, sendo usada por vários nichos de diferentes idades. Assim, você pode apostar em criar eventos, posts com textos maiores, fotos e vídeos, além de aproveitar diversos recursos de pagamentos. 

O Facebook também é uma ótima plataforma de anúncios. Com campanhas bem segmentadas, você poderá atingir um bom número de pessoas, inclusive na próxima rede.

Instagram

O Instagram é reconhecidamente uma rede que foca em apelos visuais. Designs criativos e elaborados são apostas certeiras para essa mídia. 

Mas, já há algum tempo que o Instagram aposta em recursos de vendas em seu feed, sem falar no boom de vídeos pelos Stories e Reels.

Portanto, pense em como você pode oferecer seu curso mostrando um pouco das aulas, dando pequenas pílulas de conteúdos gratuitos e abuse dos stories para mostrar bastidores, postar links e gerar engajamento. 

YouTube

A maior plataforma de vídeos do mundo é indispensável para quem quer vender cursos online. Além de aproveitar o YouTube para suas aulas, você ainda pode expandir criando conteúdos de atração, como aulas gratuitas, entrevistas, webinars e tutoriais.

O link para esse conteúdo poderá ser postado tanto no Facebook quanto nos Stories do Instagram, além de ajudar a ranquear no Google, já que a plataforma pertence à gigante da internet. 

WhatsApp

O app de mensagens instantâneas é uma presença certa em qualquer tipo de estratégia de vendas. Você pode, por exemplo, aproveitar os recursos do aplicativo para tirar dúvidas do seu curso de maneira mais fácil e rápida, criar listas de transmissão para potenciais alunos divulgando suas aulas.

Tenha um perfil no WhatsApp e divulgue o número em todas as peças publicitárias que realizar. 

Tiktok

O Tiktok entrou para ficar no radar de todas as empresas que querem expandir a sua marca para o público jovem. 

O app de vídeos é conhecido por seus conteúdos divertidos, rápidos e criativos. Se a linguagem for aderente ao seu público, faça pequenos vídeos tutoriais, por exemplo, seguindo as tendências que surgem na rede. 

Twitch

A nova rede social do momento tem dado dor de cabeça ao YouTube com seu crescimento impressionante nos últimos meses. A Twitch já foi conhecida por ser uma mídia muito voltada para gamers, mas hoje já se consolidou em outros nichos. 

E é claro que você pode aproveitar em sua estratégia. Além de criar conteúdo em seu próprio perfil, você pode patrocinar streamers já consolidados, de acordo com o tipo de público que ele tiver. Fique muito atento a essa rede! 

LinkedIn

Aqui, uma mídia mais voltada para relacionamentos profissionais e você pode falar, por exemplo, em um tom mais sóbrio que as demais, sobre o seu curso. 

Se o seu conteúdo é voltado para profissionalização o LinkedIn é uma rede perfeita, já que os usuários estão mais interessados por esse tipo de tema. 

Tome cuidado ao replicar conteúdo do Instagram, por exemplo, no LinkedIn. Tente adequar ao mesmo tom sóbrio citado ainda há pouco. 

E-mail

Não que seja uma rede social propriamente dita, mas é necessário falar de um meio bem consolidado nas campanhas de marketing.

O e-mail ainda é um dos mais eficientes canais de comunicação e prospecção de leads que uma empresa pode ter. Estratégias de e-mail marketing precisam ser bem segmentadas, algo facilmente conseguido se você criar boas landing pages, por exemplo. 

Escolha uma plataforma 

Ter uma plataforma de cursos online é uma etapa essencial para todo empreendedor que queira ter sucesso nesse segmento. 

As plataformas, como o Eduzz, possuem um ambiente online completamente adequado ao empreendedor de EAD, com área de aluno, de professores, suporte técnico adequado e interfaces intuitivas para qualquer pessoa.

Sem falar da facilidade em se armazenar conteúdos dos mais diferentes formatos, como vídeos e PDFs. 

Há também a chance de criar áreas de relacionamento como chats e fóruns, enriquecendo ainda mais a experiência do aluno. 

Ofereça diferentes formas de pagamento

Essa é uma estratégia que possibilitará alcançar pessoas de diferentes tipos sem os afastar por conta da dificuldade de se pagar o curso. 

A dica mais eficiente a se dar aqui é recorrer a plataformas desse meio, como a Pagar.me, que oferecem com segurança as mais diferentes formas de pagamento que um aluno possa utilizar.

Esteja formalizado

Por fim, uma dica importante que perpassa as estratégias, mas fundamental para a vida do empreendedor que queira vender cursos online. 

A formalização é essencial para a vida de qualquer empreendimento. Adequar-se às regras de um regime tributário, além de manter tudo legalizado, permite, por exemplo, emitir notas fiscais, documento que muitos alunos e empresas solicitam ao final da prestação de serviços. 

Mais do que se adequar a um regime, é importante escolher o mais correto para a sua empresa. O que basicamente influencia essa decisão é o faturamento. 

Para empreendimentos de cursos online, as opções serão, possivelmente, a do Simples Nacional – Microempreendedor Individual (MEI), Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP).

Procure a ajuda de um contador e formalize-se. Dessa forma, você poderá focar em vender cursos online sem dores de cabeça fiscais!

Esse artigo foi escrito pela eNotas, a melhor experiência em automação fiscal da galáxia.