Quais as ferramentas certas para começar no Marketing Digital

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 1 de julho de 2021 | Atualizado: 23 de fevereiro de 2023.

No mundo competitivo do marketing digital é importante que você saiba quais são as melhores ferramentas para que o seu negócio possa prosperar.

A quantidade de negócios de todos os níveis é crescente em todo o mundo, somente no Brasil foram abertas 626.883 micro e pequenas empresas. Por isso a concorrência nas mídias sociais é muito grande e assim necessita de boa divulgação na internet.

Umas das coisas a serem feitas para que o negócio possa fluir é investir em cursos online, para que possa atingir o público alvo

Estamos na era da internet onde pouco mais da metade da população tem acesso tanto para se comunicar como para buscar alguma informação importante.

Por isso as empresas estão cada vez mais investindo em marketing digital e promovendo produtos e serviços numa área que vem sendo cada vez mais concorrida, mas que há espaço para todos, desde pequenos como os grandes dos negócios.

Pensando nisso, fizemos este conteúdo para você saber as ferramentas para começar no marketing digital.

MailChimp

Esse é um meio de você usar e-mail marketing, que é algo essencial já para ser colocado entre os principais porque mais de 80% das empresas utilizam esse mecanismo. 

O MailChimp é um dos maiores fornecedores de e-mail marketing em todo o mundo e possui uma boa clientela que está satisfeita com o seu trabalho, que pode chegar a mais de 13 milhões de pessoas.

Ela tem alguns detalhes interessantes, comparando com outras empresas, ela surgiu antes do e-mail marketing ser usado por outras empresas. Ela tem um suporte muito bom onde você pode se servir do conteúdo e achar respostas para cada pergunta.

A empresa MailChimp tem um módulo grátis para quem tem poucos clientes, ou seja, 2000 assinantes e que não envia mais que 12 mil e-mails por mês.

Essa é uma boa ferramenta para se usar porque você não vai pagar ela de início até conquistar o número máximo de clientes, então até lá você cresceu o suficiente para continuar no módulo pago.

HubSpot

Esse aqui é um grande software que ajuda a promover vendas , ele junta tudo que tem haver o seu funil de vendas de uma vez e assim acaba trazendo grandes resultados para o seu negócio.

As ferramentas que esse software trabalha são variadas e conhecidas, então eu vou citar algumas como:

  • SEO
  • Mídias sociais
  • Blogging
  • Landing pages
  • Site
  • Automação de Marketing
  • Call-to-Action
  • Analytics
  • E-mail.

Essa é uma das melhores ferramentas para o marketing digital, porque associa tudo que é usado para engajar o seu conteúdo. Dessa forma seu começo nos negócios online ficarão melhores e mais organizados de uma só maneira.

Trello

O Trello é uma boa ferramenta que embora não seja muito citado entre as ajudas para começar no marketing digital, ele é importante porque contribui no gerenciamento de  projetos e está interagindo com outros do marketing digital.

Dessa forma com o Trello você terá uma equipe que trabalhará juntos para o crescimento dos negócios online.

O bom de usar essa ferramenta é que ela te ajuda a postar algum conteúdo antes de publicar e ser vista por todos que estão sincronizados em seu grupo, dessa forma podem sugerir mudanças.

Essas mudanças e sugestões que podem ocorrer é importante porque pode ser acrescentado algo mais adequado e tirar aquilo que não é o mais indicado naquela postagem.

O Trello é considerado por muitos a melhor ferramenta para um serviço em equipe, podendo trabalhar como todos os mecanismos de marketing nessa plataforma. Além disso, ela é considerada a melhor ferramenta para se trabalhar em grupo.

Hootsuite

Essa ferramenta é muito boa também, porque ela permite que você deixe postagens agendadas no site, com esse tipo de função a sua vida no marketing digital fica mais facilitada. Inclusive o seu tempo é poupado, permitindo fazer outras coisas no dia.

Além dessa grande função que o Hootsuite possui, ela tem mais outras como:

  • Responder aos comentários sem precisar visitar todas as plataformas
  • Você pode encontrar alguns colaboradores para o seu grupo, tendo uma boa quantidade de influenciadores e também achará leads para suas vendas
  • Poderá tirar um bom proveito de mensagens escritas anteriormente.

Com o Hootsuite você tem a sua vida facilitada, permitindo que você tenha uma taxa de gerenciamento muito alta de perfis de mídia com mais de 30 plataformas.

Esse tipo de ferramenta torna a vida no marketing digital muito mais fácil, porque se isso fosse feito sem um bom guia, o trabalho seria mais puxado e mais lento, desanimando qualquer um.

Google Analytics

Para usar essa grande ferramenta é necessário você saber em que está ingressando, para que assim cada ação seja baseada num propósito diante de uma estratégia.

O Google Analytics é considerado uma das melhores ferramentas online. Isso devido a muitas coisas como a facilidade de colocar o código dele em seu Website, esse tipo de estratégia de marketing vai ajudar você a localizar todas as ações de seu visitante.

Uma coisa interessante é que muitos só consideram uma ferramenta para gerar tráfego, mas isso vai depender um pouco do quanto você conhece do Google Analytics.

Essa ferramenta pode coletar dados de grande importância para todo o seu negócio digital, porque ela mostra alguns detalhes importantes que você terá de prestar muita atenção, como a possível detecção de muito tráfego para o seu site.

Esse dado é muito importante porque é uma estratégia que está dando resultado, então você pode usar ela novamente, Da mesma forma se você identificar alguns tipos de palavras chaves que está ajudando você a alavancar pode usá-las outra vez.

Então você percebeu que essa ferramenta é muito boa para o seu começo no marketing digital.

Conclusão

Diante de todos esses detalhes o marketing digital se consolida e fica mais forte para aqueles que usam essas ferramentas. Quem está começando não conhece muito dessas estratégias, mas são muito úteis.

Quando se começa a trabalhar no marketing digital é importante que use tudo de melhor que vai produzir engajamento

Por isso muitos cursos online com certificado vêm sendo produzidos para ajudar você.

Faça um curso e terá grandes resultados, invista em você, na sua marca, promova a sua empresa.

No mais é isso, até a próxima!

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.