Como sua marca pode melhorar a experiência digital do público interno?

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Publicado: 20 de setembro de 2022 | Atualizado: 20 de setembro de 2022.

Um dos grandes diferenciais competitivos das empresas é o público interno, afinal é ele quem faz a grande engrenagem girar. Por isso, é essencial que eles participem e saibam, antes de todos os demais, das estratégias externas que serão realizadas, pois, assim, poderão se comprometer para alcançarem seu melhor desempenho. 

Diálogo e foco nas pessoas: uma tendência de comunicação

Segundo o E-book Decodificando as tendências da comunicação 4.0 com o público interno, uma das principais tendências na comunicação interna é o diálogo e foco nas pessoas, especialmente as que compõem o público interno. 

É fundamental que a construção das relações seja feita por meio da escuta e do diálogo, evidenciando que a comunicação corporativa se fortalece na experiência de cada stakeholder em toda a sua jornada com a instituição.

Mais do que nunca, a conversa da empresa com o seu principal público de relacionamento, o público interno, precisa ser ampla e ao mesmo tempo, estabelecer canais de via dupla para que os pilares de uma reputação forte sejam conquistados: admiração, conexão e confiança. 

A comunicação 4.0 potencializa o diálogo com o uso da inteligência dos meios e recursos tecnológicos. E o objetivo é motivar, incentivar, engajar, educar e conscientizar os profissionais sobre o papel de cada um na organização e nos resultados.

Liderança + público interno = uma aliança de sucesso

Entretanto, muitos líderes ainda não fazem essa conexão entre a comunicação interna e os resultados das marcas de sucesso. Com as ferramentas certas, análise de dados e correta interpretação das conversas internas é mais fácil do que se imagina. Tudo isso pode realmente ajudar a mudar sua organização para melhor. 

As tendências se tornam prioridade, uma bússola, um apontar de caminhos possíveis diante de toda essa mudança. É preciso avaliar se devemos persistir no caminho escolhido, fazer ajustes ou mudar a rota.

Sabemos que a experiência do público interno em sua organização afeta tudo, desde engajamento e alinhamento à produtividade e retenção. O público interno reverbera para outros públicos, comprovando o poder de influência e de transformação ao conectar causas e propósitos.

As empresas, que não se deram conta da relevância de um trabalho estruturado em comunicação interna, tiveram que se reinventar com a realidade imposta pela pandemia, com o trabalho remoto e agora, com todo o debate dos diferentes formatos de trabalho e relações das empresas e seus públicos internos.

Como sua marca pode melhorar a experiência digital do seu público interno?

Considerando que seu público interno pode não estar interagindo no mesmo ambiente de trabalho e as marcas não conseguem se envolver pessoalmente da mesma maneira que antes, é possível priorizar experiências online interativas para o seu público interno experimentar. 

Isso criou oportunidades para que as pessoas se engajem mais no espaço digital, onde as marcas estão cada vez mais presentes para se conectar aos seus públicos. 

Uma plataforma digital que gere oportunidades de interação, escuta e diálogo ajudará a mapear toda a jornada do público interno e seus diferentes interesses em cada uma dessas etapas; aumentando a sinergia e engajamento para fortalecimento da cultura organizacional.

Benefícios de manter o público interno bem-informado:

Ninguém gosta de se sentir ‘por fora’. É difícil fazer seu trabalho quando você não sabe o que está acontecendo em sua empresa. É pouco provável criar vínculo emocional com a empresa se você não se sente incluído. Empregados bem-informados são mais felizes e dispostos a contribuírem indo além de sua função.

Estes são alguns dos benefícios de manter o público interno bem-informado:

  • Maior produtividade e consequentemente a rentabilidade;
  • Senso de pertencimento e boa vontade para colaboração;
  • Advocacy, quando empregados recomendam e defendem a empresa;
  • Retenção de talentos;
  • Redução de boatos e informações equivocadas prejudiciais;
  • Prontidão para mudanças e tranquilização em momentos de crises;
  • Consolidação da cultura desejada;
  • Propósito compartilhado entre organização e pessoas.

Planejamento: o maior aliado

Nem sempre para se fazer mudanças significativas dentro de uma empresa são necessários muitos recursos. Se um bom planejamento é feito e executado anual ou semestralmente, já há grandes chances do processo de trabalho diário se otimizar. 

A escuta ativa e o diálogo com o público interno podem operar milagres. De conversas, podem surgir ideias e sugestões que beneficiam a todos e, grande parte dessas ideias, exigem apenas resiliência e persistência para que pequenas mudanças diárias causem grandes impactos positivos. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe Simplifica.CI, startup pioneira no Brasil que entrega Comunicação 4.0 para sua empresa.