Programa de Fidelidade: Como impulsionar os resultados da sua empresa

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Publicado: 12 de julho de 2022 | Atualizado: 12 de julho de 2022.

A fidelização de clientes é uma das etapas fundamentais para a garantia dos bons números de vendas. Esse processo de retenção, visa manter clientes já conquistados e fazer com que esses continuem consumido da empresa no longo prazo.

Nesse post, vamos destacar os pontos que tornam importante investir nessa prática e também como um programa de fidelidade é uma estratégia que impulsiona os resultados.

Segundo dados da Bain & Company, empresa de gestão e consultoria americana, um aumento de 5% na taxa de retenção, eleva a lucratividade em até 95%.

Isso ocorre porque a fidelização de clientes foca em desenvolver um relacionamento positivo com o consumidor, o que faz com que ele volte a comprar ou consumir produtos e serviços da empresa novamente.

No entanto, mesmo com os benefícios que a fidelização traz, dados apontam que muitas empresas ainda não investem o suficiente nessa ação.

De acordo com levantamento da Invesp, tendo como base um estudo de Harvard, os investimentos em captação e retenção recebem atenção diferente por parte das empresas.

Dos negócios analisados, foi concluído que apenas 40% das empresas e 30% das agências têm um foco igual na aquisição e retenção. A mesma pesquisa também apontou o problema disso: reter clientes tem um custo menor, o que leva a maior lucratividade.

Além do aumento dos lucros, também existem outras razões para investir em fidelização. Por meio dessas estratégias, é possível construir laços que façam com que o cliente confie na empresa e também a indique para outras pessoas.

Outro ponto importante,  também segundo a pesquisa da  Invesp, é que clientes fiéis à marca custam cinco vezes menos do que conquistar novos clientes, mais uma vez confirmando a importância de manter os clientes já conquistados.

Uma forma eficaz de garantir isso, é a utilização de Programas de Fidelidade na sua marca. Esse mecanismo pode ser um diferencial que agrega valor às marcas e que está diretamente ligado às taxas de fidelização, retenção e adimplência.

Isso porque quando a empresa disponibiliza benefícios, o cliente se sente valorizado.

Além disso, é do interesse dos clientes fiéis participarem de programas de fidelidade.

Segundo pesquisa do Agility PR Solutions, em pesquisa de 2020,  68% dos clientes demonstraram interesse em participar de programas de fidelidade ou de clubes vips das marcas que eles confiam.

Assim, a partir dessa ação é possível fazer com que o consumidor fique ainda mais próximo da empresa.

O diferencial competitivo também é, por sua vez, algo a ser considerado. Com estratégias de retenção, é possível ter um algo mais aos olhos do cliente.

Essa diferença faz com que os consumidores percebam os pontos positivos da empresa e o interesse desta em oferecer um produto de qualidade, ao mesmo tempo que se atenta a experiência do cliente. 

Um case de sucesso nesse sentido é o da Netflix. Uma das pioneiras no serviço de streaming, a plataforma aplica diversas estratégias que levam a grandes resultados de mercado.

Para manter o interesse e a recorrência dos assinantes na plataforma, a empresa investe em novidades e diferenciais todos os meses.

Além de um serviço de qualidade e um bom atendimento. Tudo isso, exemplifica o que foi antes apontado.

Após entender a importância de fidelizar clientes, é preciso também estar atento ao programa de fidelidade que irá escolher para sua empresa.

Como foi dito antes, essa deve ser uma alternativa que ofereça não só um bom produto, mas também diferencial competitivo e uma boa experiência ao consumidor.

Uma alternativa que contempla todos esses pontos, é o Clube de Vantagens do Rede Parcerias. O clube desenvolvido por eles possui diversos benefícios que podem conquistar, fidelizar e engajar clientes através de uma canal cheio de vantagens.

O Clube de Vantagens do Rede Parcerias conta com uma plataforma personalizada com o nome da sua empresa e com diversos parceiros.

Dentre os benefícios que são oferecidos aos usuários, estão: descontos em diversos estabelecimentos e lojas, sorteios mensais sem custos adicionais, conteúdos gratuitos de diversos cursos e revistas, peças de comunicação mensais, além de estratégias de engajamento e uma equipe de sucesso do cliente.

Com tudo isso, você terá um cliente que sempre lembrará da sua marca de uma forma positiva e única.

Agora que você já sabe da importância de fidelizar clientes e também uma maneira de fazer isso, não deixe de aplicar essas estratégias na sua empresa e obter bons resultados.