Dia da Mentira: Betway revela que 54% dos profissionais aprovam algo mesmo sem gostar

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Publicado: 1 de abril de 2022 | Atualizado: 1 de abril de 2022.

Imagine a seguinte situação: você gasta horas em um trabalho que, no final, precisa ainda de alguns ajustes. Porém, por já estar olhando para a atividade por muito tempo, você não consegue identificar como melhorá-lo.

Para ajudar nessa questão, mostra o que fez a um colega e pede a opinião. O resultado é apenas um “está ótimo”. Diante disso, o trabalho segue do jeito que está, mas a equipe deixa de entregar o que poderia. Percebe o quanto uma simples resposta muda tudo? 

Para evitar se indispor com colegas e líderes, os profissionais costumam mentir no ambiente de trabalho. A falta de sinceridade sobre um trabalho, por exemplo, pode prejudicar toda uma entrega. Porém, é mais comum do que se imagina.

Segundo pesquisa do site de jogos de cassino online Betway, 54% das pessoas afirmam que dizem ou já disseram que algo era ótimo, quando na verdade não tinham gostarado. 

O levantamento foi além e descobriu como as pessoas mentem na hora de buscar um emprego e até os tipos de mentirosos. Ainda que a mentira seja algo comum em todos os ambientes, é necessário tomar cuidado para não confiar demais ou deixar que um mentiroso coloque tudo a perder. 

Formas de evitar a mentira nas empresas

A Betway revelou que de 130 pessoas entrevistadas apenas 1 afirma nunca ter mentido no ambiente profissional. Independentemente da área, idade e cargo, a falta de sinceridade é comum, por ser um processo psicológico do qual todos estão vulneráveis. 

Na maioria das vezes, a mentira é a solução encontrada para evitar broncas, olhares tortos e até desentendimentos. Ao mentir, o indivíduo não está sendo capaz de lidar com algo e, por isso, prefere criar uma nova história. 

Há diversos exemplos de “mentiras corporativas”, como: se atrasar por conta do trânsito, quando na verdade saiu mais tarde de casa; dizer que não conseguiu falar com uma pessoa, quando nem tentou; falar que está terminando uma tarefa que não começou e por aí vai. 

Embora não estejam imunes a essas e outras inverdades, as empresas podem tomar medidas para punir quem mente ou, pelo menos, descobrir as mentiras e resolver como solucioná-las. 

Durante o processo seletivo 

As mentiras são bastante comuns nos processos seletivos. Como muitos candidatos não têm todas as habilidades exigidas, há quem prefira mentir no currículo para ir para as demais etapas. No entanto, em caso de contratação, poderá ser demandado em atividades que requerem mais conhecimento ou, na melhor das hipóteses, ter que correr para aprender o que não sabe. 

De acordo com este levantamento sobre mentira no trabalho e nos processos seletivos, 46% afirmam exagerar nas aptidões, 20% omitem fatos sobre demissão e cursos não concluídos, e 18% dizem colocar as habilidades que a vaga pede – não apenas as que possui. 

Para que a empresa não sofra prejuízos no futuro com uma contratação errada, é interessante adotar estas estratégias: 

  • contatar a empresa anterior do candidato para saber sobre a passagem dele por lá e até sobre as principais competências; 
  • checar se os cursos no currículo de fato existem e, se possível, se foram realizados por aquele profissional; 
  • fazer um teste presencial ou on-line ao vivo de idioma estrangeiro;  
  • solicitar a entrega de uma atividade que demande conhecimento técnico e criatividade, dessa forma, será mais difícil de haver fraudes. 

No dia a dia de trabalho 

As mentiras não são comuns apenas nos processos seletivos, mas no dia a dia de trabalho também. Para que isso não seja recorrente ou prejudique o time, é importante, primeiramente, que a companhia tenha uma cultura empresarial bem alinhada. 

Quando os profissionais se sentem parte da empresa a tendência é que haja um maior respeito. Além do mais, os colaboradores costumam se sentir mais à vontade para dizer o que pensam.

O diálogo aberto deve ser um dos pilares de todas as organizações, pois permite identificar quando alguém está com problemas. 

Uma forma de sentir a temperatura dos colaboradores é realizar de tempos em tempos enquetes anônimas. Dessa forma, todos poderão dizer o que acham da empresa, do líder direto e até dos colegas, sem o medo de se comprometer. 

Outra maneira de evitar mentiras é fazer com que o horário de trabalho seja flexível. Isso porque muitas pessoas se atrasam e se indispõem com os chefes apenas porque não chegaram às 08h.

Permitir que cada um trabalhe com um pouco de liberdade irá ajudar na própria autoconfiança, no senso de autogerenciamento e responsabilidade. 

Pesquisa da Universidade de Massachusetts revelou que mentir é tão comum que fazemos isso uma vez a cada 10 minutos de conversa. Ainda que seja uma característica humana, ela não pode causar problemas para toda uma equipe.

Desse modo, é importante ficar de olho nos sinais para não deixar que os Pinóquios andem impunes pela empresa.