Plataforma White Label de Fidelidade: tudo o que você precisa saber sobre

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Publicado: 20 de dezembro de 2022 | Atualizado: 12 de maio de 2023.

A Plataforma White Label de Fidelidade é uma excelente solução para empresas que buscam desenvolver estratégias de fidelização de clientes, mas que não possuem ferramentas ou equipe suficientes para criar uma e disponibilizar aos usuários.

O termo White Label se refere a sites, aplicativos que funcionam como uma “etiqueta branca”, ou seja, ele possui uma estrutura que pode ser personalizada. Dessa forma, esse é um recurso tecnológico muito importante na criação de estruturas que poderão ser usadas por várias marcas.

Outro ponto importante dessa solução, é ser mais acessível também em questões de preço e melhorias. No primeiro ponto, uma mesma plataforma é desenvolvida e vendida para várias marcas, tornando o custo menor.

Em questão de melhorias, por sua vez, os times de tecnologia e produto da marca que desenvolve a plataforma, estará sempre focada em trazer melhorias que irão de forma automática para o seu site ou aplicativo.

Agora que já entendemos o que é uma plataforma white label, vamos aprofundar nos tópicos específicos voltados para fidelização de clientes.

Sobre isso, essas plataformas são um tipo de programa de fidelidade, uma estratégia de marketing para engajar os clientes, por meio de descontos, sorteios, concursos, dentre outros benefícios. E qual o público dessa solução? 

Os programas de fidelidade são voltados para empresas com clientes recorrentes de todos os setores, como fintechs, plano de saúde, dentre outros. Logo, essa estratégia vai ser o algo a mais que o cliente vai contar. Como, por exemplo, os descontos que um banco digital pode oferecer em marcas parceiras.

A importância da estratégia white label, vem exatamente pelo leque de possibilidades de personalização. Logo, os benefícios serão incorporados ao seu site, aplicativo, com a sua identidade visual, com cores, logos e destaques de sua escolha. O que garante que seu cliente veja como mais um diferencial da sua marca.

Como escolher uma Plataforma White Label de Fidelidade?

Já vimos que as Plataformas de Fidelidade precisam ser white label para serem personalizadas e garantir o sucesso das estratégias de fidelização. Porém, existem outros pontos que precisam ser considerados para na hora de fazer essa escolha. Separamos dois deles:

Experiência do Usuário (UX)

A Experiência do Usuário, é como o cliente sente e experimenta a tecnologia digital que está usando. Ela vai muito além do design e interface, e engloba toda a usabilidade e acessibilidade. Assim, o objetivo do UX, é criar um ambiente online favorável, que seja acessível, útil, simples de usar e que forneça uma experiência única.

Por isso, a plataforma de fidelidade que vai ser escolhida, precisa ser intuitiva e de fácil acesso ao usuário. Outro princípio importante do UX, é que a solução seja usável. Ou seja, caso a plataforma seja instável e trave muito durante o uso, ela não é uma boa opção para o seu público.

Experiência do Cliente (CX)

Para fechar os pontos necessários para escolher uma boa plataforma de fidelidade white label, temos o conceito de CX, que anda de mãos dadas ao tópico anterior.

Experiência do Cliente, é uma tradução direta do conceito, Customer Experience (CX), que diz respeito ao conjunto de estratégias para encantar o cliente e superar as tentativas dele com uma marca. 

O CX entra para ser o elemento que oferecerá não apenas um bom produto e atendimento, mas que também demonstra o cuidado com o cliente e complementa a boa experiência nas plataformas. 

Para esse ponto, analisa se o programa de fidelidade possui foco em dois pilares: inovação e suporte ao cliente. Assim, a plataforma deve está sempre sendo atualizada com tecnologias mais recentes, e que podem contribuir com a boa experiência de uso; além de contar com suportes para tirar dúvidas aos clientes, como um SAC e chatbots. 

Em resumo, as  plataformas de fidelidade white label são alternativas acessíveis que oferecem para marcas soluções de fidelização personalizadas sem que precisem criar os próprios sites e aplicativos para esse objetivo. Dessa forma, elas cumprem o propósito de aproximar empresas e clientes, desde que tenham foco em também garantir uma boa experiência para o público que irá utilizá-la.

Este artigo foi escrito pela equipe do Rede Parcerias, empresa que administra Clubes de Vantagens e transforma o relacionamento de clientes e empresas por meio de uma plataforma completa de fidelização.