Planejamento estratégico de TI: tendências de mercado para 2022

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 17 de dezembro de 2021 | Atualizado: 17 de dezembro de 2021.

Sabemos que embora alguns planos possam mudar no meio do caminho, ter um planejamento inicial de TI é fundamental para sabermos onde queremos chegar.

Na prática, o planejamento estratégico ajuda as organizações a alcançarem seus objetivos, missão, visão e metas. Esse planejamento inclui ações de controle operacional, monitoramento e avaliação de todos os parâmetros necessários para atingir os objetivos organizacionais. Mas você sabe o que precisa olhar para dar os primeiros passos com ele?

Aqui vamos apresentar dados de mercado que destacam a importância de investir em uma transformação digital completa em 2022. Você vai conhecer alguns caminhos para começar e também os principais desafios que precisa superar, contando com as dicas de como agir e solucionar cada um deles. Confira!

Dados de mercado revelam 5 tendências do mercado de TI para 2022

Você precisa saber de uma coisa: as tendências mundiais de algumas áreas, principalmente de TI para 2022, podem influenciar empresas e consumidores em todo o mundo.

Para encontrá-las e conhecê-las, precisamos olhar para dados que analisam cenários do passado e do presente com o objetivo de fazer as previsões para o futuro. Aqui nós reunimos uma série de dados de pesquisas que indicam quais serão as 5 tendências do mercado que precisa conhecer e incluir no seu planejamento.

Aproveite para ficar por dentro das tendências e ouvir o episódio #4 do Sky.Cast, o podcast da Sky.One!

Tendências do Mercado de Tecnologia para 2022

1. O mercado de Cloud Computing cresce de forma acelerada no Brasil

Alguns dados referentes ao uso da nuvem indicam que essa ainda é uma tendência em crescimento acelerado, principalmente no Brasil.

→ Na pesquisa realizada pela ABES (Associação das Empresas de Software), o mercado de Cloud no Brasil deve crescer 35,5% ao ano até 2022, até atingir US$ 5,8 bilhões.

Hoje existem plataformas que simplificam e aceleram a adoção do serviço em Cloud, principalmente através da migração de sistemas do modelo de infraestrutura local para a nuvem.

2. A busca pelo desenvolvimento da infraestrutura na nuvem também cresce

Se o mercado na nuvem avança, a base que forma ela não fica para trás: os investimentos em infraestrutura para suportar as demandas da nuvem também crescem a ritmo acelerado.

→ Segundo o relatório Red Hat Global Customer Tech Outlook 2022, 31% dos respondentes pretendem avançar na adoção de tecnologias para inovar e transformar seus negócios em 2022. E claro que isso passa pela nuvem: as 3 principais prioridades de financiamento de TI são segurança (46%), gerenciamento de nuvem (38%) e infraestrutura em nuvem (35%).

Essa é uma mudança clara para 2022 e para os próximos anos, já que as estratégias de negócios que requerem grandes investimentos em infraestrutura de TI ficaram no passado e mudaram para um cenário de implementação da nuvem. Hoje é comum e mais simples obter suporte à infraestrutura e aplicativos personalizados na nuvem.

3. O uso das soluções na nuvem é tendência para empresas de qualquer porte

Quando falamos de tendências, que ajudam a desenhar o planejamento estratégico de TI, sempre surge a dúvida se elas condizem realmente a todo o mercado, falando de empresas de qualquer porte, ou se estão relacionadas diretamente a organizações de maior capacidade financeira e de investimento.

Os dados mais recentes chegam para tirar essa dúvida, indicando que tanto empresas de menor porte como as de maior estão investindo na nuvem como principal acionável de TI. Para falar a verdade, são as de menor porte que investem e avançam mais rápido nesse sentido.

→ A pesquisa da Deloitte afirma que pequenas empresas que investiram em serviços na nuvem obtiveram um crescimento de 26%, ao passo que as médias empresas conquistaram 21% de avanço em seus negócios.

Essa tendência é fácil de entender já que as soluções na nuvem, assim como a migração de infraestrutura e serviços para ela, é bem mais acessível até mesmo para pequenas empresas, principalmente quando comparamos com os modelos mais antigos de estrutura on premise.

4. Busca por serviços adaptáveis mostra a visão global de mudança nos negócios

Se nos últimos 10 anos as empresas mudaram completamente sua forma de atuação quando falamos de TI, esse é um processo que deve permanecer em 2022 e mais adiante também.

→ Segundo estudo publicado pelo Gartner em agosto de 2021 e intitulado Leadership Vision for 2022: “líderes de infraestrutura e operações devem fornecer serviços adaptáveis ​​e resilientes que suportem mudanças de negócios rápidas e contínuas. Esta Visão de Liderança ajudará os líderes de I&O no planejamento para 2022 e em apresentações para lideranças, colegas e equipes”.

Leadership Vision for 2022, agosto de 2021, Marty Resnick, Gilbert Van Der Heiden, Brian Burke, Nolan Hart, David Cearley.

As organizações já entenderam que para continuar crescendo é preciso mudar e se adaptar às constantes inovações do mercado. Nesse caso, dentro do seu planejamento estratégico de TI, é importante considerar tempo e verbas específicas para determinadas ações de inovação e pesquisa.

5.  Inovar significa contar com a nuvem

Mesmo olhando para alguns anos no futuro, visando ter um panorama do mercado em 2025, as pesquisas da Gartner indicam que as organizações que buscam por inovação terão na nuvem o principal elemento para conduzir essa transformação contínua.

→ “Em 2025, as plataformas nativas da nuvem servirão como base para mais de 95% das novas iniciativas digitais – contra menos de 40% em 2021”.

Top Strategic Technology Trends for 2022: Cloud Native Platforms, outubro de 2021, Dennis Smith, Michael Warrilow, Arun Chandrasekaran, Anne Thomas, Sid Nag, David Smith.

Essa talvez seja a tendência mais clara, já que novas tecnologias como Inteligência Artificial (AI) e Internet das Coisas (IoT) só conseguem ser implementadas com sucesso quando contam com uma infraestrutura de nuvem robusta nos bastidores, conectando tudo em volta para conseguir ter o compartilhamento de informações.

Desafios para superar no planejamento estratégico de TI 2022

Todas as tendências que vimos até aqui deixam claro que há alguns caminhos e escolhas que cada organização precisa fazer. Mas além de conhecer esses dados, é preciso olhar para dentro e entender quais são as dores e desafios atuais que precisa superar nesse próximo ano.

Para facilitar essa análise, listamos abaixo quais os dois desafios que toda organização precisa ter no radar e investir nas soluções para cada um deles.

Desafio nº 1: Cibersegurança

Ataques hackers e os riscos cibernéticos são cada vez mais graves, por isso não dá mais para fechar os olhos para esse assunto. Hoje, os incidentes de segurança afetam empresas, de qualquer porte.

Nesse caso, dentro do planejamento da área de TI, precisam existir diretrizes que indicam o que fazer para se prevenir e proteger dados e sistemas.

Conte com a migração para nuvem como solução

Apesar de ser um enorme desafio, ele pode ser superado. A solução começa com a educação de toda a equipe interna sobre os protocolos que precisam ser seguidos para manter o alto padrão de segurança. Mas não passa só por isso.

A grande opção é fazer a migração para nuvem: o que as empresas precisam hoje são arquiteturas de defesa com várias camadas, que possam não apenas detectar e desviar ataques cibernéticos mas também evitar ameaças em grande escala. Hoje é exatamente isso que as soluções de segurança em nuvem oferecem.

Os dados ficam armazenados em servidores remotos, gerenciados pelo seu provedor de soluções na nuvem, com sistemas específicos focados na segurança das informações.

Desafio nº 2: Existência de muitos sistemas e informações incompletas

A era de transformação digital em que vivemos hoje fez surgir uma avalanche de sistemas e também da busca por soluções específicas para cada tipo de problema. Isso gerou um desafio novo, que é lidar com essa gama de softwares e soluções distintas, cada uma de um fornecedor, e que não compartilham as informações entre si.

Mas além de desafios, surgem oportunidades: ao buscar a unificação desses dados em uma ferramenta que centraliza todos eles, sua empresa pode ter vários insights com os dados integrados

Na área de Marketing, por exemplo, a integração de dados é essencial para unificar as informações e viabilizar a análise e monitoramento de dados que sejam estratégicos para o sucesso do negócio, o que contribui para o aumento da receita e outras vantagens.  

Assim, ao combinar mais de uma fonte de dados é possível acompanhar indicadores e tomar decisões assertivas e seguras, que vão além de achismos. 

Conte com a integração de sistemas como solução

O estudo Top Strategic Technology Trends for 2022 indica que essa busca por integração dos sistemas proporciona benefícios importantes para a operação, como a automação de processos que normalmente são feitos de forma manual e a possibilidade de escalar ações, podendo ampliar suas operações.

→ “As plataformas nativas da nuvem aumentam a capacidade de fornecer soluções padronizadas e automatizadas nas quais os recursos de infraestrutura são complementados por serviços de plataforma integrados. A automação é fundamental e geralmente é o principal fator que os distingue de muitos ambientes locais com tarefas manuais repetitivas não encontradas em ambientes de nuvem. As APIs permitem que a infraestrutura integrada e os serviços de plataforma operem em escala”.

Top Strategic Technology Trends for 2022: Cloud Native Platforms, outubro de 2021, Dennis Smith, Michael Warrilow, Arun Chandrasekaran, Anne Thomas, Sid Nag, David Smith.

Esse cenário, pensando na estrutura de TI, impacta direta e positivamente outras áreas, como Marketing e Vendas, que passam a ter em mãos informações completas para tomar as decisões certas.

Artigo escrito pela Sky.One, uma empresa que tem como missão levar a transformação digital para o mercado através de plataformas inovadoras e personalizadas para atender as demandas de cada modelo de negócio.