Como fazer o planejamento estratégico da sua empresa

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 22 de novembro de 2022 | Atualizado: 22 de novembro de 2022.

Saber onde está e onde quer chegar é essencial em qualquer negócio, e o planejamento estratégico dá a base para traçar a melhor rota.

Esta é uma ferramenta que auxilia a gestão de empreendedores de vários segmentos – e empresas de diversos portes – a tornar seus negócios mais otimizados e com melhores resultados. 

Mas, você sabe como fazer o planejamento estratégico da sua empresa?

Confira este conteúdo e aplique nossas dicas para a realidade do seu negócio!

Vamos lá?

Dash planejamento estrategico

O que é planejamento estratégico?

Inicialmente, é importante conhecer o conceito de planejamento estratégico para conseguir aplicá-lo em seu negócio!

Na prática, o termo pode ser entendido como um mapa que irá guiar as ações de uma empresa em busca de um objetivo.

Este objetivo deve ser concretizado em um determinado período de tempo, sendo que todos os envolvidos no negócio, sejam eles proprietários, gerentes e colaboradores, devem estar alinhados com o processo. 

Deste modo, o planejamento estratégico deve conter, por exemplo:

  • Análise da empresa com comparativo antes x depois;
  • Objetivos e metas mensuráveis e atingíveis;
  • Prazo definido para a realização das ações;
  • Alinhamento com a missão do negócio.

O principal objetivo deste plano de ações para o negócio é gerar um desenvolvimento inteligente e efetivo para torná-lo mais lucrativo, escalável e sustentável a longo prazo.

Agora que você já sabe o que é o planejamento deve estar se perguntando: como fazer um planejamento estratégico para minha empresa? Para isso, veja o próximo item!

Como fazer o planejamento estratégico para minha empresa: passo a passo

Confira o passo a passo de como fazer um bom planejamento estratégico para o seu negócio no tópicos a seguir:

  1. Traçe onde quer chegar

O primeiro ponto que deve estar em um bom planejamento estratégico é a meta a ser alcançada.

Os gestores e empreendedores podem utilizar métodos para isso, como o  SMART, sigla para: 

S = Especificidade da meta, ou seja, um objetivo claro e focado (não termos generalizados, como “mais lucro”, mas sim “aumento de 10% nas vendas”);

M = Meta possível de ser mensurada, ou seja, quantificada e colocada em números para o acompanhamento dos resultados;

A = Objetivo atingível. Isto nada mais é do que traçar uma meta possível de acordo com a situação e porte do negócio;

R = Sua meta é relevante para o atual momento da empresa? Para saber responder esta pergunta é necessário entender se o objetivo irá fazer a diferença no atual estágio do negócio;

T = Temporizável é a meta que possui definido um prazo para início, desenvolvimento e final. 

  1. Faça uma análise real da atual situação do negócio

Este segundo passo é o que irá definir todos os demais, inclusive, impactando e servindo de base para o primeiro passo, a definição da meta. Afinal, é a partir da análise que é possível identificar as necessidades e objetivos que se pretende/precisa atingir.

Para isso, considere alguns aspectos específicos do seu negócio:

  • Sua empresa ainda está em processo de abertura?
  • Já está em atividade e em um momento de crescimento?
  • Ou, está em atividade passando por crise?

Esses são alguns exemplos de momentos que a empresa pode estar passando e que determinam o potencial e oportunidades.

Assim, ter isso em mente ajudará o empreendedor a definir o planejamento estratégico para a concretização de objetivos de forma mais precisa.

Além disso, entenda as principais fraquezas e oportunidades que seu negócio possui no período atual.

Ou seja, o que de positivo ela tem no momento e qual ponto está em desvantagem perante o mercado. 

  1. Elabore o caminho a ser percorrido

Sabendo onde quer chegar e qual é o ponto de partida, é chegada a hora de traçar o caminho do planejamento estratégico.

Neste ponto liste cada uma das ações a serem executadas, de maneira clara, objetiva e prática, definindo marcos importantes para alcançar o objetivo final.

  1. Crie um cronograma

Este item é fundamental para o planejamento estratégico, afinal, é com um bom cronograma que será possível concretizar a meta no período ideal para a empresa e  determinado no processo. 

Para definir um cronograma é essencial analisar cada um dos passos do planejamento estratégico e entender a dificuldade e tempo envolvido para executá-los. 

  1. Invista na comunicação do planejamento

Uma empresa de sucesso precisa de um bom planejamento estratégico, e para conquistar este objetivo todos que fazem parte da empresa precisam estar de acordo com as ações a serem desenvolvidas, alinhando com o propósito do negócio.

Para isso, invista em uma comunicação clara e eficiente, informando as ações a cada setor envolvido, mobilizando os times em prol da meta em comum e capacitando os times para que cada processo seja desenvolvido de maneira otimizada. 

  1. Faça uma análise durante as ações

Enquanto as ações do planejamento estratégico são desenvolvidas, faça análises periódicas para identificar possíveis dificuldades de execução e até mesmo adaptações necessárias.

Se for preciso, corrija alguns pontos e, até mesmo – em casos em que a operação esteja comprometida – mude a meta inicial.

O ideal é que em cada etapa do planejamento de ações os times sejam mobilizados e comunicados sobre o alcance e melhorias sejam feitas.

Uma sugestão é investir em ferramentas e estímulos como a gamificação e bônus.

Neste caso, conforme cada passo é atingido, bônus vão sendo ofertados, o que gera mais interação e estímulo a todos. 

Para que este processo se torne mais palpável, trouxemos um exemplo para servir de base e fazer com que você o adapte para a realidade do seu negócio!

equipe planejamento estrategico

Planejamento estratégico: veja um exemplo!

Veja abaixo um exemplo de planejamento estratégico.

Uma loja de sapatos quer fazer uma ação promocional e aproveitar o fluxo de compras da Black Friday (que ocorrerá dia 25/11) – um dos principais períodos para o comércio. 

Meta SMART:

Vender todo o estoque de inverno que restou e bater a meta das vendas de novembro durante a semana de 21 a 25/11. 

Com a meta definida, é preciso identificar como está a situação do negócio.

Neste exemplo, considere que a loja está operando no positivo, porém os funcionários estão insatisfeitos com a falta de reajuste nas comissões.

Aqui já podemos identificar as fraquezas e oportunidades do negócio.

Feito isso, é hora de elaborar um caminho para que as metas sejam concluídas. 

Por exemplo, para vender as peças de inverno que ainda estão em estoque, é possível fazer uma queima de estoque por metade do preço? Ou quem sabe uma ação de “compre um calçado e leve outro por metade do preço?”

Assim, enquanto o estoque é vendido, as metas do mês vão sendo batidas. 

Cabe ressaltar neste ponto que antes de comunicar a ação é preciso verificar o financeiro da empresa. Neste caso, por exemplo, é possível, a partir do aumento de vendas, aumentar a porcentagem das comissões?

Se sim, coloque isto como prioridade para que a equipe fique satisfeita e a fraqueza do negócio comece a ser resolvida. 

Com isso, é hora de definir um cronograma de ações.

Se a semana de promoções será do dia 21 ao dia 25, antes dessas datas é preciso:

  1. Comunicar seus clientes nas redes sociais e em cartazes em frente ao comércio;
  2. Treinar a equipe sobre as peças e novos preços;
  3. Entrar em contato com clientes que deixaram seus contatos em compras anteriores.

Para cada item desse, defina um dia específico para a execução. 

Além disso, durante todos os dias, e também nos que antecedem a operação, verifique o andamento e entenda se a estratégia está sendo seguida e qual ponto deve investir maiores esforços. 

Aplique o planejamento estratégico 

Viu só como o planejamento estratégico funciona na prática? 

Independentemente de você ter uma empresa pequena, média ou grande, é fundamental contar com um planejamento bem estruturado e adaptado para o seu negócio se deseja alcançar o sucesso!

Pensando nisso, com tantas tarefas para cumprir, é fundamental que todo empreendedor também tenha uma boa gestão de tempo, com o objetivo de aplicar com excelência todas as tarefas que precisam ser realizadas em um planejamento estratégico junto a equipe.

Por isso, otimize sua rotina e planeje uma ação de qualidade e estratégica para o desenvolvimento da sua empresa.

Esse texto foi desenvolvido pela equipe ConnectPlug, para saber mais informações sobre gestão de negócios, acesse nosso site e redes!