Como otimizar sua conversão prevendo a ação do cliente

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Publicado: 24 de setembro de 2019 | Atualizado: 24 de fevereiro de 2023.

Um dos maiores desafios dos e-commerces atualmente é melhorar a conversão.

Os investimentos em mídia tem crescido diariamente para trazermos mais clientes com intenção de compra para o começo do funil.

Mas esse investimento se torna uma despesa se não for usado com inteligência e não for convertido em receita, até porque é do maior interesse de todo gestor que o custo de aquisição de seu cliente seja o menor possível.

Por isso, podemos prever os passos do consumidor de algumas maneiras e aumentar a conversão.

Estes são alguns pontos que devem ser levados em conta para atingir o objetivo de venda.

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Conheça o seu cliente

Pode parecer uma dica de principiante, mas muitas vezes esquecemos o perfil do nosso cliente no anseio de vender mais.

Isso geralmente é convertido em investimentos em mídia que acabam dando errado, além de diminuição dos indicadores de performance, já que talvez os prospectos cliquem nos links mas acabam não comprando, então levando em conta vendas/visita, seu número cai consideravelmente.

Vale aquela máxima de Sun Tzu: “Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas.

Conheça os porquês dos clientes desistirem das compras

Sabemos que preços e prazos do frete são fatores que influenciam bastante para a desistência dos clientes.

Assim como não ter a forma de pagamento esperada pelo cliente.

Outro fator é o setor de atendimento do site ser falho ou demorar para responder.

Tirar uma dúvida instantaneamente aumenta muito a chance do cliente concluir a compra e não ir procurar a resposta em ferramentas de busca e cair no site de um concorrente.

Existem formas diferentes de atender o cliente. Algumas pessoas preferem um atendimento humano, assim existe a possibilidade de fazer cross ou upsell via telefone, ou tirar dúvidas específicas ou técnicas do cliente.

Quem não tem uma equipe ou uma pessoa disponível para atender, prefere deixar um bot responsável por isso com respostas pré-programadas, o que também é uma possibilidade.

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O que faremos para antever a desistência do cliente?!

Uma opção é conhecer as fraquezas do seu site.

Você tem muitos SKUs e seu site demora para carregar? Reconheça isso e aja de forma a prevenir essa situação.

Você está em uma região que o frete ou prazos costumam ser um impeditivo?

Há formas de prevenir isso, seja colocando um atendente seu em contato com ele, ou programando algum texto que diga a ele que você sabe dessa falha mas que tem X, Y e Z fatores como vantagem.

Prepare-se com todas as fraquezas do seu site se posicionando de forma que seu cliente saiba que você as reconhece, está trabalhando para melhorar e já tem uma solução para a situação atual.

Hoje em dia já existem ferramentas que permitem utilizar gatilhos específicos durante a jornada de compra do seu cliente para que previna todos os momentos em que ele vai sair do site sem comprar.

Desde um overlay de saída que pode ser acionado em páginas específicas, como o carrinho, convidando o cliente para receber uma ligação de um atendente real que vai tirar sua dúvida em segundos.

Até uma pop up que convida o cliente a ligar para a loja quando ele clica em “dúvidas sobre o frete”, por exemplo.

Também existem gatilhos voltados para carrinhos de valores diferenciados, parametrizados diretamente pelo gestor do e-commerce.

Todos os sites hoje buscam trazer uma experiência diferenciada para o usuário.

Uma jornada de compra omnichannel, que leva o cliente de uma loja virtual para um atendente real em segundos, é um diferencial imenso e te possibilita converter vendas e fidelizar seu cliente.

Conteúdo produzido por Leadcall.

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