Tudo que você precisa saber para fazer a sua produção de conteúdo bombar nas redes

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Publicado: 26 de fevereiro de 2021 | Atualizado: 26 de fevereiro de 2021.

Você quer aprender a produzir conteúdo de qualidade e de forma estratégica? Leia esse texto, pois ele é para você!

A produção de conteúdo tem como base central a criação de produtos de diferentes tipos, como textos, ebooks, vídeos, podcasts, etc. Esses produtos tem como objetivo informar algum público específico sobre um assunto.

Conhecer qual é a melhor estratégia para investir na produção de conteúdo é necessário para fazer a sua marca crescer e atingir níveis de visualizações inesperados. 

Neste texto iremos lhe apresentar alguns conceitos básicos para te ajudar a investir no seu empreendimento com as melhores e mais eficientes ferramentas.

A sua persona

O primeiro passo para conseguir produzir um conteúdo de qualidade é entender quem é o seu público alvo e qual seria o seu cliente ideal: a sua persona. 

A persona é a idealização do cliente perfeito para o seu negócio e precisa ser baseada em características reais dos seus clientes.

Ou seja, a criação de uma persona ideal perpassa por você conhecer e ter contato com as pessoas as quais você quer atingir, o seu público alvo.

Quem é a pessoa que gostaria de consumir o conteúdo que eu tenho para mostrar? 

Crie, de forma imaginária, uma pessoa que ama o seu conteúdo, investigue quais são os gostos e preferências pessoais dessa pessoa imaginária e faça o seu conteúdo/marca se tornar o favorito dela, a partir de tudo que ela gosta.

Consequentemente, pessoas parecidas com a sua persona irão se aproximar e se identificar com a sua produção de conteúdo.

Adeque seu discurso 

Além disso, para fazer a sua produção de conteúdo crescer de forma estratégica é necessário que você adeque o seu discurso ao seu público e saiba como convencê-lo. 

Essas ferramentas perpassam e estão diretamente ligadas, também, à sua persona. 

Você precisa entender quem é o seu público e adequar o seu discurso para uma linguagem compreensível para essas pessoas e que seja, de certa forma, até mais aproximada para gerar a sensação de proximidade entre quem escreve e quem consome a sua produção de conteúdo. 

Outro aspecto necessário para gerar os alcances e engajamentos esperados é investir no Copywriting na hora da produção do conteúdo. 

Caso você ainda não saiba, copywriting é uma estratégia que foca, sobretudo, na produção de conteúdo que tem como objetivo convencer o leitor a executar determinada ação. 

A persuasão faz parte do processo de convencimento e precisa cumprir o papel de impactar e gerar interesse em quem lê. Uma das principais formas de fazer isso é através dos gatilhos que podem ser usados, por exemplo, através de títulos chamativos. 

Ferramenta como a régua de comunicação também é necessária e urgente para fazer a sua produção de conteúdo alavancar. A régua de comunicação é responsável por analisar as ações do seu público. 

Além de mapear a jornada que a pessoa fez até chegar no seu conteúdo, o que permite que você invista nos elementos que ele procurou. 

De forma geral, essa régua ajuda você a conversar com o seu público na melhor hora e de forma inteligente, o que melhora o relacionamento na hora da produção de conteúdo.

Ponto de contato 

Uma última ferramenta que não é menos importante é o ponto de contato, ele irá te auxiliar durante todo o processo de produção de conteúdo. 

Os pontos de contato são as possíveis formas de interação que o seu público tem com o conteúdo feito, seja através das redes sociais, do site ou da embalagem que você utiliza no produto. 

Esses pontos são responsáveis por gerar uma experiência ao usuário e devem ser pensados com muita atenção, cuidado e devem transmitir o valor da sua produção.

Conhecer a fundo as melhores práticas e ferramentas para a produção de conteúdo que tenha valor é necessário para potencializar as suas ações. 

Portanto, é preciso investir em estudar e aprender sobre os assuntos que permeiam e circulam a produção de conteúdo, aplicá-los na prática para assim construir um relacionamento próximo com o seu público, atribuindo valor e fazendo o seu conteúdo crescer. 

Conheça o seu público e exceda todas as expectativas deles. O resultado certamente será positivo e o seu conteúdo terá o valor merecido.