O que você precisa saber na hora de criar site para seu negócio

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 9 de agosto de 2022 | Atualizado: 9 de agosto de 2022.

Sabemos que, hoje em dia, as redes sociais são meios importantes para divulgação da sua empresa ou negócio, porém a necessidade de criar site continua em alta. Isso porque o site permite reunir informações importantes que acabam ficando dispersas nas redes sociais, além de muitas outras vantagens que vamos citar aqui.

Vantagens de criar site

1) Estar presente no mundo digital

Apesar de parecer meio óbvio, muitos empresários ainda relutam com essa ideia. Algumas vezes, para quem tem uma loja física ou pequeno comércio pode parecer que criar site não seja uma coisa tão necessária, já que esse tipo de ponto comercial costuma possuir uma clientela fiel ou até mesmo atrair as pessoas que estão passando pela sua porta, por exemplo. 

Porém, é importante lembrar aqui que, hoje em dia, a maioria esmagadora das pessoas não compra nada sem pesquisar antes na internet. E, dado esse fato, é muito mais fácil aumentar sua clientela estando na internet do que fora dela.

2) Tudo em um só lugar

Criar site permite que você tenha uma forma de fazer a divulgação da sua empresa reunindo as informações todas em um só lugar, como produtos/serviços, ofertas e promoções, contato, depoimento de clientes, história da empresa etc. Fica mais fácil para o seu cliente pesquisar e ter acesso às informações que você gostaria de divulgar para ele.

3) Análise de dados

Uma das grandes vantagens de criar site para sua empresa é que, através dele, é possível analisar diversas informações que seriam mais complicadas de obter na loja física. Através do site, você consegue obter informações como número de pessoas que acessaram sua página, quantidade de acessos por sub-página, perfil do público que está procurando seu negócio, entre muitos outros parâmetros.

4) Flexibilidade para diversificar

A partir do momento que você tiver um site fica muito mais fácil diversificar no mundo virtual, ou seja, você pode atrelar ao seu site um blog para publicar textos com informações de interesse do seu público e atrair novas pessoas para o seu site, criar um e-commerce para realizar vendas on-line e expandir seu negócio, fazer links, divulgações e anúncios nas redes sociais.

E, claro, passar a ser achado em mecanismos de busca, como o Google.

Essas são as principais vantagens de criar site, mas pode apostar que existem muitas outras. Cada vez mais, o mundo está migrando para o virtual e se tornando totalmente globalizado. Estar on-line te permite participar desse mundo e criar milhares de novas possibilidades para seu comércio ou prestação de serviço. Vale a pena, não é mesmo?

Por onde começo para criar site?

Para quem está começando a querer criar site ou para quem já tem e quer reformular, o passo a passo é o mesmo. É importante não perder o foco, já que existem algumas etapas decisórias e práticas na hora de criar um site. Vamos conferir uma a uma?

Pra que eu quero criar site?

Sim, pode ser que você já saiba porquê e para que você quer e precisa de um site. Porém, o perfil de cada empresa é diferente, então não existe uma fórmula mágica que sirva para todas. Portanto, é muito importante que você reflita e defina o objetivo de criar site.

Você está começando do zero a migrar sua empresa para o digital e quer começar devagar? Quais informações acha importante ter no seu site? Pense do ponto de vista do cliente: o que seria útil para ele ver ali, quais informações? Você já está nas redes sociais, mas falta organizar algumas informações? Quais são elas e como apresentá-las? Seu objetivo com um site é aumentar significativamente as vendas?

Essas são perguntas que podem te ajudar a definir o objetivo de criar um site, mas claro que você deve se fazer suas próprias perguntas.

Qual vai ser o nome do meu site?

O endereço do site é uma parte importante neste processo. É como o endereço físico da sua loja: por onde as pessoas vão achar sua empresa. Existem várias terminações para o endereço de um site, e algumas gratuitas, mas a mais recomendada aqui no Brasil é a ‘.com.br’, já que as pessoas estão condicionadas a digitá-la por costume. 

E essa é uma primeira dica importante: o nome do seu site precisa ser o mais intuitivo possível. Assim, as pessoas vão achá-lo mais facilmente. Preferencialmente, use o nome da sua empresa de forma simples, com a terminação ‘.com.br’.

Porém, é preciso verificar as opções disponíveis. Você pode consultar e registrar seu domínio através do Registro.br. Normalmente, você paga uma baixa anuidade por esse serviço.

Onde vou hospedá-lo?

Após registrar o domínio do seu site, você vai precisar hospedar o site e e.mails em um provedor de hospedagem. É semelhante ao aluguel da sua loja física: você precisa ter um local que deixe seu site disponível a quem quiser acessá-lo. Para isso, você pagará uma mensalidade, normalmente não muito alta.

Vou criar site por conta própria ou contratar uma empresa?

Sim, existe a possibilidade de você mesmo criar seu site. Porém, ela é indicada para quem já tem algum conhecimento em plataformas de criação de site ou programação. Apesar de algumas plataformas serem bem intuitivas, ainda assim existem terminologias e otimizações que muitas vezes pessoas leigas não conhecem.

E o mais importante: um site precisa atender o público, mas, antes disso, ele precisa atender o Google e mecanismos de busca, senão seu público não consegue achar seu site. E isso é bem difícil de fazer por conta própria, pois requer conhecimento técnico e estratégico de marketing.

A melhor opção sempre é contratar uma empresa especializada em criação de sites. Assim, você evita dor de cabeça e até gastos extras que possa vir a ter tentando construir sozinho seu próprio site e, posteriormente, ter que contratar um web designer para fazer correções ou atualizações.

Além disso, uma empresa especializada pode te ajudar em todo o processo, desde definir os objetivos do seu site, quais páginas ele deve conter, escolher e registrar o domínio, indicar o melhor provedor de hospedagem, além de, claro, construí-lo em uma plataforma recomendada e efetuar todas as atualizações necessárias.

E fique tranquilo: mesmo que uma empresa construa seu site, ela o fará conforme as suas necessidades e escolhas. Mas, para isso, escolha uma boa empresa. ?

Conclusões

O universo de criar um site é bem amplo e complexo, mas não impossível, então não desanime! Vale muito a pena ter sua empresa na internet, afinal hoje o mundo está cada vez mais digital.

Texto originalmente desenvolvido pela SPBrasil Soluções Internet: criação de sites e e-commerces, provedor de hospedagem e telefonia VOIP