O que é uma hospedagem de sites compartilhada

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 28 de maio de 2021 | Atualizado: 23 de fevereiro de 2023.

A hospedagem compartilhada, também conhecida como hospedagem de sites, é voltada para pessoas e empresas que estão publicando seu primeiro site na internet ou já possuem um site pequeno ou médio, e um volume de visitas equivalente. 

Por exemplo, se você possui um negócio local, um blog ou um site institucional, esta hospedagem certamente atenderá você.

A vantagem desta hospedagem é que o valor é o mais barato entre os tipos de hospedagem de sites. É possível encontrar empresas de hospedagem de site e hospedar seu site por até R $40/mês.

 Um valor bem interessante para quem quer estar presente na internet, sem gastar muito.

Como escolher a melhor hospedagem de sites?

Você que está desenvolvendo seu site pela primeira vez ou contratou uma empresa de desenvolvimento de sites para realizar o projeto, precisa saber escolher entre várias empresas de hospedagem de sites qual seria a que melhor se encaixaria em seu projeto.

 Veja abaixo os principais pontos que você precisa levar em consideração na hora de fazer essa escolha:

Recursos oferecidos

Espaço em disco, transferência, domínios e e-mails são os recursos mais importantes para você considerar, além do sistema operacional (Windows ou Linux). Procure saber se há restrições nesses recursos e qual o impacto que elas têm em suas necessidades. 

Grandes empresas, como HostGator e GoDaddy, costumam oferecer muitos recursos ilimitados, mas em geral todas elas oferecem planos compatíveis com sites leves e/ou com poucas páginas. 

Caso seu site já esteja no ar e tenha uma certa quantidade de acessos e está buscando um novo servidor para fazer a migração é altamente recomendável que você contrate um plano de hospedagem VPS (servidor dedicado).

 Estes servidores são voltados para performance e otimizam o desempenho de seu site melhorando o tempo de carregamento dos arquivos e a experiência do usuário quando acessam o site.

Preço

Empresas internacionais com sede no Brasil, como GoDaddy e HostGator, costumam ter preços extremamente competitivos e uma ótima relação custo-benefício. UOL Host e Locaweb, apesar de um pouco mais caros, possuem bons preços também.

Criador de site

Esta é uma questão crucial se você planeja criar o seu site por conta própria. Verifique como funciona o construtor de sites oferecido pela empresa e só contrate se a ferramenta for moderna e fácil de usar. Há também planos específicos e bem baratos para quem quer apenas o construtor, com domínio e e-mail personalizados (ex: www.seusite.com.br e [email protected]). 

Suporte

Verifique se a empresa oferece suporte por e-mail, chat e telefone, 24h por dia e em português. Atualmente várias empresas internacionais já oferecem suporte em português, como HostGator e GoDaddy.

Conveniências

Itens como instalador automático de aplicações (ex: WordPress) e serviço de migração gratuita podem ser muito úteis. Este último, por exemplo, permite que você tenha seu site transferido para a nova hospedagem, sem custo. É muito útil para quem não é técnico e quer trocar de hospedagem.

Extras incluídos

Algumas empresas oferecem 1 ano de domínio ou IP dedicado e SSL grátis. Faça as contas e veja se a economia vale a pena para você, então escolha a melhor opção.

Garantias

A garantia de devolução do dinheiro é muito válida, pois permite que você teste a hospedagem sem riscos. Normalmente pode ser usado até 30 dias após a compra. Empresas como a GoDaddy e HostGator oferecem este tipo de garantia.

Conclusão

Se você está começando na internet ou possui um site pequeno ou médio, e tráfego baixo ou médio, um plano de hospedagem compartilhada é a escolha ideal, pois possui os recursos necessários para o seu site, com os preços mais baixos.

Se você já possui um site que seja mais antigo, que já tenha uma certa quantidade de tráfego ou está pretendendo fazer anúncios patrocinados no Google talvez uma hospedagem VPS seja a melhor alternativa pois essa possui mais capacidade de armazenamento e transferência.