Transformação digital: o que é e como aplicar na sua estratégia de marketing

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Publicado: 15 de março de 2022 | Atualizado: 15 de março de 2022.

A esfera digital agora abrange um grande número de atividades que envolvem produção, vendas e serviços. Negócios que começaram como lojas físicas precisaram se reinventar e criar estratégias para se encaixar no cenário da transformação digital. 

Com isso, o marketing digital se tornou a força principal por trás da maioria das atividades e, como resultado, estamos vendo uma intensa transformação digital sendo incorporada em diversos processos de negócios. Veja a seguir o que é e como incorporar elementos da transformação digital no seu negócio.   

O que é transformação digital?

Com o advento da internet e com tantos clientes usando serviços digitais para se comunicar com as empresas e conhecer produtos, a forma de trabalhar mudou significativamente.

Negócios tradicionais podem não ter desaparecido, mas eles certamente mudaram como resultado das mudanças tecnológicas. E essa mudança é o que chamamos transformação digital. 

Esse processo de adaptar iniciativas e estratégias para o mundo digital inclui a maioria dos departamentos, atividades e processos, não apenas o marketing. Tudo, desde recursos humanos a vendas, é afetado pelas inovações digitais.  

Dentro da estrutura de uma empresa, no entanto, a transformação digital afetou o departamento de marketing de forma considerável e para melhor. Vamos ver a seguir o que a transformação digital significou e significa para o marketing. 

Como aplicar a transformação digital no marketing

Implementar análise de dados, interatividade, construção de relacionamentos, criação de conteúdo personalizado e automação, entre outras, são formas de aproveitar ao máximo as mudanças trazidas pela transformação digital. Veja cada uma delas a seguir.

Conteúdo personalizado

Um dos aspectos principais da transformação digital no marketing é como as empresas se relacionam com os clientes. No marketing tradicional, as equipes geralmente criam conteúdo e anúncios e enviam para o público sem saber exatamente quantas pessoas foram atingidas, o que elas acharam e sem poder segmentar tanto a distribuição. 

Equipes de marketing agora precisam observar o comportamento dos consumidores e entender as necessidades deles para criar conteúdos adequados para cada público. Em outras palavras, o conteúdo não precisa ser bem direcionado e os meios para fazer isso são abundantes, como as técnicas de design thinking e ferramentas de análise de tráfego, por exemplo. 

Ao invés de criar apenas um conteúdo para cada meio, os profissionais de marketing agora precisam criar conteúdos menores e mais efetivos que falem diretamente com o público. 

A escolha dos meios para distribuir os conteúdos também se tornou mais complexa, direcionada e eficaz. E cada vez é preciso avaliar mais como isso vai ser feito. Os millennials já não usam o Facebook como antes, e já há outras formas mais atraentes para se comunicar com eles, como um publicar posts carrossel Instagram e vídeos no TikTok, por exemplo. 

As gerações anteriores, no entanto, ainda seguem mais fiéis àquela rede social. Então, enviar os mesmo conteúdos para um número reduzido de canais se tornou menos impactante do que há alguns anos.

O conteúdo precisa ser planejado e criado especificamente para cada segmento do público, para que os clientes sintam que estão sendo tratados como indivíduos ao invés de serem vistos como uma massa uniforme. Uma forma de organizar e conectar visualmente tipos de público, canais e conteúdos para criar uma estratégia efetiva é cirando um mapa conceitual, como este abaixo: 

Mapa Mental

Mapa mental

Interatividade

Os meios de comunicação tradicionais são estáticos: muito pouco pode ser feito com um outdoor ou com uma propaganda na televisão, mas os meios digitais são muito interativos. Agora podemos oferecer um site ou uma landing page customizadas de acordo com as preferências do usuário. 

Tanto que os clientes não precisam mais ver conteúdos que eles não gostam, o que torna mais provável que eles queiram comprar um produto, porque ele parece personalizado.

O relacionamento B2C tem tudo a ver com comunicação em duas vias, e as redes sociais permitem que os clientes interajam diretamente com as empresas e eles esperam respostas com rapidez. 

Pode-se ver a interatividade nas seções de comentários, quase sempre abertas, nas redes sociais, vídeos do YouTube, além de páginas do site. Outra forma de garantir a interatividade é promover transmissões ao vivo, ou lives, que ganharam popularidade nos últimos dois anos. Esse tipo de conteúdo adiciona outro nível de interatividade entre clientes e empresas que não era possível há alguns anos.

A esfera digital permite maior flexibilidade e comunicação bidirecional, o que abre caminhos para a construção de relacionamentos, um importante objetivo estratégico para as empresas do século XXI. Relacionamentos fortes levam a um melhor envolvimento e ajudam as empresas a alcançar seus resultados.

Automação

A necessidade de interatividade na era digital está diretamente ligada ao imediatismo. Os profissionais de marketing notaram ao longo dos anos que uma das maiores transformações exigidas deles é a capacidade de estar sempre acessíveis aos clientes. Além disso, a esfera digital permitiu que as empresas alcançassem públicos em todo o mundo.

Uma das maneiras pelas quais as empresas podem alcançar os clientes é através das redes sociais, como mencionamos, mas não é a maneira mais eficaz. 

Não importa quantos funcionários ou contratados uma empresa tenha, não é possível agradecer a todos os clientes ou responder a todas as perguntas o tempo todo. É aí que entra a automação.

Além disso, em vez de ter que definir lembretes para enviar postagens em determinados horários do dia, existem ferramentas de gerenciamento que podem ser configuradas com antecedência para agendar postagens em horários ideais. 

Com essas ferramentas, os profissionais de marketing agora têm acesso a novas maneiras de manter contato com os clientes o tempo todo.

Outra forma eficiente de promover suporte em tempo integral é usando chatbots aprimorados. A inteligência artificial sofisticada em serviços de bate-papo por texto agora permite que os clientes recebam respostas imediatas às suas consultas. 

A IA também pode ser usada para converter possíveis carrinhos abandonados em compras com lembretes bem colocados aos clientes sobre produtos e descontos que os incentivam.

Com a ajuda de ferramentas automatizadas, os profissionais de marketing não precisam mais estar “ligados” em todos os momentos do dia e em todos os locais – eles podem simplesmente configurar uma ferramenta para fazer o trabalho por eles. Isso não apenas garante a produtividade, mas também garante que os clientes obtenham o que desejam quando desejam.

Análise

Outra forma de aproveitar as mudanças trazidas pela transformação digital é através dos dados proporcionados por ferramentas como Google Analytics. 

Além de criar e distribuir pesquisas meticulosamente, a mídia tradicional tinha pouco espaço para análise e nada que pudesse se comparar ao mundo digital. Graças ao poder da transformação digital, os profissionais de marketing agora têm uma abundância de dados que lhes permite estudar seu público nos mínimos detalhes. 

Os dados que os profissionais de marketing podem obter dos canais de mídia social vão muito além da demografia – os profissionais de marketing agora podem aprender os interesses específicos de seu público e o ponto de encontro entre o que a empresa oferece e o que os clientes querem. 

Uma ferramenta interessante para visualizar esse pondo de encontro e o que está fora dele é usando um diagrama de Venn. Assim, as equipes de marketing podem mais facilmente visualizar aquilo que está fora do escopo da empresa, planejar e implementar mudanças na comunicação e evitar mensagens que não interessam o seu público. Veja um exemplo:

Diagrama de Venn

Diagrama de Venn

Além disso, as ferramentas de análise permitem descobrir os melhores momentos para publicar conteúdo e que tipo de conteúdo os seguidores têm mais probabilidade de ver e o que eles costumam ignorar.

Use essas informações também para criar relatórios detalhados que os ajudarão a detalhar exatamente o que é preciso fazer para alcançar seus clientes e entender o desempenho de cada esforço de marketing. 

E a criação de relatórios também ficou mais fácil na era digital. Enquanto as empresas de tradicionais precisavam criar relatórios elaborados do zero, os profissionais de marketing digital agora têm acesso a modelos que transformam dados em relatórios altamente visuais, como este exemplo que apresenta um gráfico de barras e um gráfico de pizza.

Demonstrativo financeiro

Demonstrativo financeiro

Conclusão

O relacionamento business-to-customer, ou B2C, tornou-se uma parte extremamente importante do cenário digital e é a força motriz por trás da maioria das inovações que estamos vendo. A transformação digital aprimorou o processo de implementação de estratégias e execução de planos, melhorando muito os serviços ao cliente e as culturas da empresa.

Quanto mais rápido as empresas se adaptarem às mudanças na tecnologia, maior será a probabilidade de alcançarem seus clientes e prosperarem no cenário digital altamente adaptável.

A transformação digital deu aos profissionais de marketing as ferramentas para entender seus clientes de uma maneira nunca antes imaginada. Isso não apenas ajuda as empresas a melhorar seus produtos e serviços, mas também permite que elas construam relacionamentos duradouros com os consumidores.