O que é taxa de aprovação e qual sua importância para o e-commerce?
Por: Parceiros Convidados
Publicado: 20 de abril de 2021 | Atualizado: 23 de fevereiro de 2023.
A taxa de aprovação em pagamentos é a diferença entre os pedidos efetuados e os pedidos faturados, ou seja, aqueles que geraram renda.
Você já ouviu falar em taxa de aprovação? Montar um e-commerce é uma tarefa árdua e, muitas vezes, focamos apenas na criação, no layout e em outros pontos que são realmente importantes. Porém, no dia a dia, a gestão de uma loja virtual vai além disso.
Com o passar do tempo, percebemos que nem todos os pedidos realizados se tornam vendas. Muitos deles podem, até mesmo, ter o seu pagamento recusado pelas operadoras de cartão de crédito — ou seja, você e seu e-commerce deixaram de faturar.
E se existisse uma maneira de reduzir ao máximo esse tipo de problema e maximizar o seu faturamento? Continue conosco e entenda a importância da taxa de aprovação para o seu e-commerce!
O que é taxa de aprovação?
Ao cuidar de uma loja virtual, você deve ter percebido que alguns pedidos são negados pelas operadoras de cartão de crédito no momento de confirmar o pagamento.
Analisar apenas os pedidos gerados não traz a realidade da eficiência do negócio, ao mesmo tempo em que verificar apenas aqueles que foram faturados pode acabar escondendo alguns problemas pelos quais a sua loja virtual pode estar passando.
A taxa de aprovação, portanto, é a diferença que existe entre os pedidos faturados e os negados — aqueles que não foram autorizados pela bandeira do cartão. Imagine que a sua loja teve 100 pedidos gerados, sendo que 90 foram aprovados e 10 negados. Sua taxa de aprovação, nesse caso, é de 90%.
É importante salientar que os pedidos gerados são aqueles nos quais existe a tentativa de pagamento. Ou seja, não entram nessa conta os carrinhos abandonados no meio da jornada, apenas aqueles que realmente seguiram todo o fluxo até a finalização no checkout.
Os fatores que levam a um índice baixo de aprovação podem ser diversos, e nem sempre ter relação direta com o cliente e a sua capacidade financeira de débito ou crédito.
Um sistema de pagamentos fraco, como várias soluções genéricas que existem no mercado hoje, nem sempre é robusto e preparado o suficiente. Por isso, ele acaba realizando o bloqueio de pagamentos legítimos e afetando a sua taxa de aprovação.
Até mesmo um checkout confuso ou uma má construção de layout de sua loja pode levar o cliente a inserir informações em discordância com os seus dados e fazer com que o pagamento não seja autorizado pela operadora de cartão.
Qual é a importância de analisar essa métrica?
Agora que você já sabe o que é a taxa de aprovação, é preciso entender a sua importância. Quando esse número é alto, quer dizer que boa parte dos pedidos realizados são faturados, tendo um impacto direto sobre a saúde financeira de seu negócio.
Além disso, com o mercado crescente de vendas pela internet, o número de tentativas de fraudes em compras com cartão de crédito também tem aumentado de forma significativa.
Isso quer dizer que as operadoras de cartão estão cada vez mais criteriosas na aprovação de pagamentos em compras pela internet, o que demanda que os e-commerces tenham ainda mais atenção na hora de gerar os seus pedidos.
Uma taxa baixa de aprovação pode acender um sinal laranja, afinal, isso quer dizer que existem problemas na geração dos pedidos, prejudicando a sua receita.
Outro ponto diretamente ligado a uma baixa taxa de aprovação é a rejeição e o abandono do carrinho por parte do cliente. Caso ele tenha crédito e o seu pedido tenha sido negado, ele pode se sentir desestimulado a realizar uma nova tentativa e simplesmente buscar outra loja na internet.
Ou seja, no fim, a taxa de aprovação permite entender o quão eficiente é a loja virtual na hora de faturar realmente os pedidos gerados, possibilitando verificar e corrigir problemas durante a jornada e o pagamento.
Como melhorar a taxa de aprovação?
A taxa de aprovação é fundamental para a prosperidade de uma loja online. Mas como melhorar essa métrica dentro de um e-commerce? Existem duas frentes principais para isso.
Mantenha a atenção na jornada do consumidor
Um erro comum nas lojas virtuais é contar com um checkout genérico, geralmente utilizando-se da versão padrão da plataforma empregada na construção do site.
No entanto, nem sempre um checkout genérico pode ser uma boa opção. Alguns deles podem ser confusos para determinados públicos, fazendo com que eles insiram dados de forma equivocada.
Essa entrada incorreta gera uma desconfiança nas operadoras de cartão, que identificam o pedido como uma tentativa de fraude, mesmo sendo legítimo, afetando a sua taxa de aprovação.
A melhor solução é sempre analisar o público, as preferências, o comportamento e as formas de ação dentro de sua loja. Assim, é possível construir um checkout personalizado, que garanta um preenchimento simples e evite falhas.
Busque uma solução robusta de pagamentos
Há uma série de soluções de pagamento no mercado. A realidade, porém, é que nem todas podem garantir uma boa taxa de aprovação. Por isso, é preciso investir nas melhores tecnologias e estar sempre atento às exigências das operadoras de cartão de crédito no que diz respeito a fraudes e comunicação.
Muitos e-commerces procuram por uma boa solução de pagamentos apenas quando percebem o real impacto que isso tem sobre a saúde financeira da empresa, após utilizarem ferramentas mais simples e ineficazes por algum tempo.
É essencial escolher um intermediador de pagamentos com um alto grau de segurança, cobertura total antifraude e uma ótima taxa de aprovação, garantindo que o maior número de pedidos gerados sejam faturados.
Além disso, é importante que a ferramenta escolhida tenha diversas opções de pagamento, permitindo os mais variados tipos de integração com plataformas, utilização de APIs, checkouts e recorrência para qualquer tipo de empresa.
Esperamos que você tenha percebido, com este post, a importância de uma boa taxa de aprovação para o seu negócio e como ela pode afetar o seu faturamento.
Conteúdo produzido pela Equipe Formas de Pagamento