O que é Storytelling e como usar essa estratégia na sua empresa?

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Publicado: 14 de fevereiro de 2022 | Atualizado: 14 de fevereiro de 2022.

Assim que seus clientes conhecem uma história cativante atraente que engloba seu negócio, isso possibilita que a equipe melhore a sua experiência de vida real proporcionando uma relação mais firme e fiel à sua marca.

É verdade que o ato de contar histórias faz parte de um método cultural da espécie humana desde o princípio, exemplos que eram falados, passando de geração a geração.

Hoje existem outros métodos que possibilitam que apenas uma história alcance continentes e se torne popular em todo mundo.

Isso acaba envolvendo boa parte de nossas vidas e descobrimos o porquê de assistimos diversos filmes e lermos variados livros.

Nessa lógica, o storytelling  tem uma base eficaz na compreensão do público e por esse motivo é preciso desenvolver uma estratégia assertiva para inserirmos no nosso negócio. Continue a leitura e entenda!

O que significa storytelling?

Basicamente, o storytelling pode significar um método de comunicação com a finalidade de despertar o interesse do seu público-alvo com histórias envolventes e comunicar informações de forma simples.

Além do mais, ele também é utilizado nas empresas para operar o Endomarketing, cursos, apresentações e treinamentos bem compreensivos, conhecimento e cultura empresarial podem ser informados de forma mais eficiente através da narrativa de histórias.

Mas porque esse método narrativo é tão eficiente quando aplicado em todos os setores e disciplinas? Veja, a seguir. 

O que é um bom Storytelling?

A história boa é aquela que segura o leitor do começo até o final, incluindo ainda um bônus. Ou seja, criar uma relação afetiva com a pessoa que está lendo. Para que um  storytelling seja bom, é necessário designar a proposta entre seu público.

Dessa forma, se você tiver a chance de contar a história do seu negócio, tenha certeza que está na direção correta.

Como construir um storytelling para minha empresa?

1.Associe a história a finalidade de seu negócio

Quando for elaborar uma história para sua marca, procure associar a história com os princípios dela. Por exemplo, se sua marca vende cosméticos, crie um storytelling que envolva ação de presentear seus relacionamentos com perfume como um ótimo momento de casal ou familiar.

2.Use um método de narração

Quando você usa o método narrativo para contar histórias para seus clientes, você projeta um envolvimento com o que ele está ouvindo/vendo ou lendo. Sendo assim, ele vai captando a cadeia de informações em processo de desenvolvimento de sua estratégia.  

3. Inclua os gatilhos mentais  

Utilizar gatilhos mentais é sempre uma boa ferramenta quando envolve o marketing. Já quando falamos sobre a prática de storytelling, usar gatilhos mentais de empatia, reciprocidade e afinidade pode ser bastante eficaz para envolver seu leitor à história.

4.Consuma referência da Cultura Pop

Utilizar referência em seus textos ou em campanhas é um método assertivo de fazer com que seu conteúdo seja compartilhado e assim impulsionado nas redes sociais, pois os internautas irão se identificar com as alusões a ele.   

Por que o Storytelling deve ser fundamental para a sua marca?

Dispor histórias é uma experiência humana necessária que faz a junção entre pessoas e uma determinada situação cotidiana. Isso impulsiona uma ligação mais forte e profunda.

Desde os tempos mais primórdios da história já registrada, contar história é um artifício usado pelos homens das cavernas seja em desenho para se comunicar, educar e se conectarem.

Da mesma forma que contar histórias é uma ferramenta inigualável de aprendizagem, é uma das coisa mais singulares da história é transmitir conhecimento e sentido.

Por isso, o storytelling pode ser um método muito poderoso, que possibilita aos especialistas de marketing compreender o que está ocorrendo no mercado e o qual a relevância para o seu cliente, socialidade, consumidor, marca e negócio.  

O Storytelling pode trazer benefícios para o seu negócio

O storytelling pode ampliar seu público para uma ação requisitada e ajudar sua marca a alcançar o sucesso.

As marcas de sucesso têm a decisão de contar história, visto que essa estratégia de conteúdo produz um vínculo emocional com seu negócio.

Dessa forma os efeitos financeiros das marcas são aumentados e você realiza uma relação de proximidade e segurança com seu público, aumentando também a taxa de cliques. 

Agora, com bons planejamentos deste recurso aplicado em seu negócio, você só obtém vantagens para sua empresa de bônus, fidelizando o público alvo.

Porque é fundamental o storytelling no marketing ?

Não há debate, toda e qualquer técnica que faça com que a marca se conecte diretamente com seus clientes é necessária.

Desse modo, o storytelling é um artifício bastante eficaz para fidelizar seus fregueses e atrair potenciais leads.

Quer dizer que uma marca bem nisso, ele cria ligações com os clientes, induzindo eles a quererem saber mais sobre seus negócios, bem como incorporá-la no seu cotidiano.

Trabalhando com a criatividade do leitor, a grande maioria de pessoas concordam que campanha de marketing, habitualmente,  tem melhor performance quando usa o fator criatividade.

Olhando as campanhas de Natal da Coca-Cola, como exemplo, o time do marketing é muito bem executado, observando que foi um trabalho excelente no comercial e fez grande sucesso nas redes socais, pois abusou de vários artifícios como meme, tendências e músicas divertidas e descoladas. 

Como resultado, a campanha aproximou o público da internet e impulsionou a marca sem “necessariamente” fazer isso.    

Você cria ligação mais intimista com o leitor

Quando as pessoas acompanham uma história, a tendência é fazer ligações mais íntimas com ela.

Se o cliente pode se familiarizar com personagens ou se a narrativa é importante para suas vidas, um retorno pessoal de um cliente ao seu instrumento de marketing pode encaminhá-lo e criar uma ligação com sua marca.

Um exemplo, na campanha Retratos da Real Beleza, um artista forense fez desenhos com base em suas descrições que elas forneceram, depois ele fez outro desenho de acordo com descrição de outras pessoas.

O resultado foi impressionante e criou uma ligação imediata com os clientes que se emocionaram com o comercial e mostrou sobre as questões relacionadas à autocrítica e auto aceitação.

Conclusão 

Agora que você já sabe o que é Storytelling e conhece todo seu procedimento para aplicar essa estratégia em seu negócio. 

É necessário ter em mente que o que deixa a sua história mais interessante é utilizar informações relevantes no seu nicho de mercado para tornar a história mais atrativa e aumentar as chances de conquistar a atenção do leitor.