O que é personalização de produtos? Um guia completo

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Publicado: 8 de agosto de 2022 | Atualizado: 8 de agosto de 2022.

Você já ouviu falar que o mundo está se tornando personalizado. Mas afinal, o que isso significa a personalização de conteúdo?

Dados apontam que pelo menos 36% dos clientes buscam por produtos personalizados, e a maioria pagará a diferença de valores para obter o produto desejado.
As marcas agora entregam exatamente o que seus clientes desejam… todas as vezes.

Neste texto mostraremos a diferença entre as personalizações e a configuração. Confira mais sobre esse universo. 

Personalização e Configuração

O que é customização de produtos? E como isso difere da personalização e configuração? Para entender o conceito da personalização, essas são duas perguntas importantes!

A customização do produto envolve a oferta de mercadorias que tiveram suas cores, elementos e/ou características alteradas de acordo com as preferências do cliente. 

Como uma caneca de metal personalizada que pode ser feita de acordo com a necessidade e gosto do cliente. 

Na customização, a marca oferece uma seleção de opções para o cliente escolher.

No entanto a configuração do produto é simplesmente o ato de escolher suas opções, oferecidas em um nível básico por muitas das principais plataformas de comércio eletrônico. 

No entanto, você pode levar a configuração do produto para o próximo nível (como nossos clientes fazem) integrando uma plataforma avançada de configuração do produto que oferece recursos como:

  • Atualizações de imagens de produtos em tempo real;
  • Visualização de produtos 3D e AR;
  • Opções robustas de personalização e personalização de produtos;
  • Suporte para conteúdo gerado pelo usuário (UGC) e clip-art;
  • Atualizações automáticas de preços;
  • Suporte para regras de configuração complexas;
  • A capacidade de gerenciar seus produtos personalizados de forma independente.

Às vezes, você verá personalização, personalização e configuração do produto usadas de forma intercambiável, embora possam significar coisas ligeiramente diferentes. 

O importante a lembrar é que todos eles atingem o mesmo objetivo: capacitar os compradores a criar o produto exato que desejam, com confiança.

Por que sua marca precisa oferecer produtos personalizados

Nosso relatório de insights do consumidor de 2020 revelou que o número de compradores que planejam comprar 8 ou mais produtos personalizados aumentou 233% em relação ao ano anterior. 

Então, além do fato de que as pessoas os querem predominantemente, por que você deveria oferecer produtos personalizáveis ​​aos seus compradores?

Existem muitas outras razões pelas quais sua marca pode se beneficiar oferecendo personalização e personalização de produtos.

Por exemplo, pesquisas mostram que oferecer produtos personalizados (e personalizados!) aumenta as vendas em até 30% . Esses tipos de produtos também:

  • Aumente a receita.

Desde o aumento das vendas gerais até o aumento do valor médio do pedido , os produtos personalizáveis ​​geram mais dinheiro. (Nossa pesquisa mostra que 90% dos clientes pagarão mais por um produto personalizado!)

  • Melhore a fidelidade à marca.

Está cientificamente comprovado que a exposição gera apego. Isso é verdade, seja uma pessoa ou um configurador de produto com o qual é divertido brincar.

O agrupamento de produtos é uma das maneiras mais simples de oferecer personalização de produtos. Envolve a curadoria de coleções de produtos com base nas preferências do cliente ou no histórico de compras. 

É uma ótima maneira de fazer vendas cruzadas de produtos relacionados ao mesmo tempo em que cria uma experiência de compra impecável.

Se você quiser levar a personalização de produtos para o próximo nível, considere permitir que os compradores embelezam seus produtos prontos para uso. 

Com uma plataforma avançada de personalização de produtos, você pode oferecer qualquer número de logotipos, clip-arts ou outras imagens para serem bordadas ou impressas no produto final. 

Você também pode oferecer personalização de texto, incluindo a opção de adicionar um monograma ou mensagem personalizada. Produtos fabricados sob encomenda (ou sob encomenda) representam um dos tipos mais avançados de personalização de produtos. 

Embora a interface do usuário seja semelhante ao exemplo anterior, os requisitos de produção podem ser mais complexos. 

Esse tipo de personalização de produtos oferece uma enorme liberdade para seus compradores e é uma das maneiras mais interessantes de diferenciar sua marca. 

Uma das possíveis preocupações que você pode ter é o aumento do tempo de entrega necessário para produtos fabricados sob medida. Mas, como se vê, isso não é algo que preocupa a maioria dos seus compradores. 

Na verdade, nossa pesquisa mostra que 58% dos clientes esperaram um pouco mais por um produto personalizado.