O que é o Marketing de Defensores e por que ele é tão eficaz

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Publicado: 13 de dezembro de 2021 | Atualizado: 13 de dezembro de 2021.

A ascensão do marketing e as mudanças causadas pela conectividade em nossas vidas apresentaram aos profissionais de marketing diversas estratégias capazes de gerar valor de marca. 

Seguindo o fluxo de inovação, as preferências dos consumidores começaram a mudar, pressionando as empresas a adotarem práticas de comunicação ainda mais assertivas. 

O Marketing de Defensores, também conhecido como Advocacy Marketing, é uma dessas estratégias de marketing que emergiu para tornar a comunicação mais personalizada e autêntica.

Hoje você vai conhecer tudo sobre Marketing de Defensores e qual a importância de aplicá-lo na sua empresa.

O surgimento do Marketing de Defensores

Antes, o setor de marketing das empresas tinha total controle sobre as comunicações dos clientes ou colaboradores. Hoje essa realidade é totalmente diferente e tanto marcas quanto empresas não conseguem mais esconder falhas ou má reputação. 

O Reclame Aqui e o Glassdoor estão aí para comprovar. Basta acessar um dos dois sites para conferir como é a reputação de uma marca ou de uma empresa. Tudo fornecido por avaliações de quem realmente criou experiências com a marca.

Em um ambiente assim, onde os consumidores têm acesso total à essas informações, estão ativos na comunicação e confiam mais em seu círculo social do que na comunicação de marketing, empresas e marcas que constroem forte reputação e argumentos honestos e autênticos são as que saem ganhando frente ao mercado. 

Visando todas essas mudanças surgiu o Marketing de Defensores, uma estratégia de marketing que se concentra em fazer com que seus clientes atuais defendam seus negócios, produtos ou serviços online.

O poder do Marketing de Defensores

Como já comentamos acima, o Marketing de Defensores é o processo de aproveitar as vozes e experiências positivas dos clientes para potencializar as estratégias de marketing e vendas, transformando esses clientes em defensores de marca

É uma maneira muito mais autêntica do que o marketing tradicional, movido totalmente por conexões humanas reais. Esses defensores geralmente expressam suas satisfações por meio de:

  • Reviews;
  • Depoimentos;
  • Marketing boca a boca
  • Posts, curtidas e compartilhamento nas redes sociais;
  • Indicações;

Quem são os defensores de uma marca?

Visando a conquista de defensores de marca por meio do Marketing de Defensores, as marcas possuem à disposição duas áreas de atuação, o Customer Advocacy (ou Cliente Defensor) e Employee Advocacy (ou Colaborador Defensor):

Customer Advocacy – Cliente Defensor

É a estratégia voltada para a atração, identificação e mobilização de ações voltadas para transformar os clientes em defensores de marca

A ideia aqui é aproximar os clientes das marcas, oferecendo-lhes a motivação necessária para que espalhem histórias positivas pelas redes. 

Employee Advocacy – Colaborador Defensor

O que muitas empresas esquecem é que os próprios colaboradores podem (e devem) se tornar os primeiros advogados de marca. São eles que conhecem os produtos e serviços como ninguém e isso os torna uma poderosa fonte de informações.

Portanto, o Employee Advocacy nada mais é do que a promoção de uma marca realizada através de seus colaboradores. É considerado uma evolução do Endomarketing.

Razões para aplicar o Marketing de Defensores

Utilizar o Marketing de Defensores como uma estratégia de promoção da empresa, gera mais clientes/colaboradores felizes e capitaliza essa felicidade para atingir os objetivos de negócio, entre eles:

 

  • Aumento no reconhecimento, alcance e reputação do branding;
  • Melhora do Employer Branding da empresa;
  • Construção de um relacionamento de qualidade com clientes e colaboradores;
  • Ampliação de experiências positivas e autênticas;
  • Atração de mais visitantes para o site;
  • Geração de leads de alta qualidade;
  • Melhora no número de indicações;
  • Aumento da retenção de clientes e colaboradores;
  • Aumento nas vendas.

Dados que comprovam a eficácia do Marketing de Defensores

  • Segundo o HubSpot, 75% das pessoas não acreditam mais em anúncios, mas 90% confiam nas sugestões de familiares e amigos, e 70% nas avaliações deixadas por outras pessoas.
  • 83% dos candidatos a emprego tendem a pesquisar a empresa e suas avaliações/classificações ao decidir onde se candidatar a um emprego. (Dados do Glassdoor, Harris Poll)
  • Empresas que aplicam o Marketing de Defensores crescem mais rápido e veem mais benefícios do que aquelas sem um programa. 31% das empresas de alto crescimento têm colaboradores participando do programa. (Dados do Hinge Research Institute e Social Media Today)

Plataformas de Marketing de Defensores

Para que empresas e marcas possam desfrutar dessa estratégia, existem plataformas de Marketing de Defensores que ajudam a impulsionar o crescimento das marcas utilizando o engajamento dos clientes e colaboradores. Geralmente, são em formato de comunidades online em que a empresa reúne seus clientes e/ou colaboradores mais satisfeitos. 

Em suma, as ferramentas oferecem sistemas estruturados para incentivar e mensurar as atividades de defesa da marca, facilitando a aplicação do Marketing de Defensores e criando comunidades online que aproximam as empresas dos seus admiradores mais fiéis.

Empresas como Quinto Andar, Decatlon, XP Inc. e Favo já possuem profissionais, denominados Community Managers, especialistas em criar conteúdo, determinar a linguagem apropriada e estreitar o relacionamento entre as marcas e os seus consumidores.

Agora reflita, a sua empresa sabe quantos clientes falam bem sobre sua marca para outras pessoas? Consegue capitalizar essas informações para gerar mais vendas, envolvimento e atrair novos clientes? Se a resposta for não, está na hora de começar.