Descubra o que é mindset e como se tornar o mestre Yoda do mundo dos negócios

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 7 de junho de 2018 | Atualizado: 28 de outubro de 2019.

O que é mindset? Ele é a configuração mental das pessoas, o responsável por mostrar a forma como elas encaram as dificuldades e as transformam em oportunidades. Por isso, desvendar todos os mistérios de uma mente vencedora é a chave para o sucesso do seu negócio!

Está sem tempo de ler agora? Baixe este conteúdo e acesse offline

Há muito tempo, em uma galáxia muito, muito distante, empresários já quebravam a cabeça com o intuito de descobrir como derrotar o Império Galáctico e fazer o seu negócio crescer.

No entanto, eles só não esperavam por uma coisa: o inimigo estava dentro deles mesmos!

Pois para conquistar o universo é preciso abandonar todo e qualquer tipo de pensamento negativo.

Mas para vencer essa batalha, você não vai poder contar com a orientação do Mestre Yoda.

Isso porque VOCÊ precisa se tornar o guru da vez!

E para isso é preciso passar por um intenso treinamento no qual você vai aprender a usar um sabre de luz específico para essa questão.

E aí, quer descobrir como se tornar um dos mais sábios e poderosos Jedi, ou melhor, empreendedor de todos os tempos?

Então aprenda o que é mindset por meio do nosso conteúdo, jovem Padawan!

O que é mindset?

o que é mindset-conceito

Mindset o que é isso?!

A tradução ao pé da letra do termo mindset é configuração da mente.

Falando assim, o conceito sobre o que é mindset pode não ficar tão claro, então simplificando, ele é o mapa envolvente que mexe com a mente de qualquer um.

Todos nós temos forças do bem e do mal dentro de si, mas precisamos saber ouvir o lado certo se quisermos ter sucesso na guerra para qual tenhamos sidos convocados.

Por isso, intrigada com essa missão, a psicóloga e professora Carol S. Dweck ficou anos e anos realizando pesquisas sobre a atitude mental e mindset o que é essencial para as explicações que temos hoje.

Assim, o resultado conquistado neste período de imersão e estudo foi o livro “Mindset: A nova psicologia do sucesso”, publicado pela especialista em educação, sucesso e motivação em 2006.

No livro ela define o que é mindset como a maneira de vermos o mundo.

Além de um simples traço de personalidade, ele também é a tradução e o conjunto de todas as nossas experiências de vida.

Afinal, como já diria Yoda, muitas das nossas verdades dependem do nosso ponto de vista.

Agora, outro fato importante a saber sobre o tema é: a partir da construção do mindset significado, a psicóloga dividiu as pessoas em dois grandes grupos.

Quer entender melhor sobre o que é mindset e suas categorias? Então não perca a continuação desta saga!

Conheça os diferentes tipos de mindset

o que é mindset-tipos

Ao contrário da rixa entre Império e Aliança Rebelde, cujos membros sabem muito bem a qual lado fazem parte, aqui se as pessoas mal sabem o que é mindset, imagine então saber qual dos tipos elas possuem.

Entretanto, segundo a professora Carol, nós podemos diferenciar os dois tipos de mindset por meio da análise de comportamentos, principalmente em como cada pessoa reage ao fracasso.

Curioso para descobrir quais são esses tipos? Então, conheça agora mesmo os dois lados da força.

Mentalidade fixa

o que é mindset- vença o medo

As pessoas com o mindset fixo fazem parte do lado sombrio da força.

Isso porque elas vivem sob o regime da tirania do agora, no qual elas sentem muito medo e acreditam não poder fazer nada para mudar a situação.

Acomodadas, elas fogem de responsabilidades e não veem problema em trapacear a fim de atingir seus objetivos, pois justificam tais atos como consequência de sua suposta limitação.

E então, está entendendo melhor sobre mindset o que é no dia a dia? A boa notícia é: vamos conhecer agora o segundo lado da força!

Mentalidade de crescimento

Chamada de mentalidade de crescimento ou progressiva, os seres deste tipo de mindset acreditam no desenvolvimento das suas habilidades.

Pois eles enxergam em todo jovem Padawan, tendo esse foco e dedicação, alguém com mindset potencial para ser um futuro Mestre e dominar toda a galáxia com a sua marca.

Aliás, a professora Carol credita ainda àqueles que possuem o mindset do sucesso mais chances de serem bem sucedidos e felizes.

Isso porque transformar dificuldades em oportunidades é uma característica muito forte desse grupo incansável na busca pela melhor versão de si mesmos.

Assim, quem se destaca dentro desse conjunto recebe o título de mind master, pois usa a Força para aumentar seu conhecimento e nunca para o mal.

Agora, depois de aprender o que é mindset e seus dois tipos, aposto que você quer descobrir os segredos do Mestre Yoda, um modelo de mindset empreendedor a ser seguido, não é mesmo?

Então, saiba tudo sobre esses segredos no próximo episódio desta publicação!

Entenda os segredos por trás de um mindset empreendedor de sucesso

Afinal, quais são as características que fazem do Yoda um grande líder?

Seria a sua incrível altura de um pouco mais de meio metro ou uma lista aleatória com alguns cursos?

Definitivamente nenhuma das alternativas acima está correta.

Isso porque assim como os melhores empreendedores, o que faz dele um dos maiores Jedi de todos os tempos é a sua capacidade em lidar com as diferentes pessoas do seu grupo.

Por isso, depois de ter aprendido o que é mindset, agora é hora de conhecer todos os segredos de uma mentalidade de sucesso e como isso vai impactar na sua empresa.

Vamos lá?

Desenvolva sua inteligência emocional

No mundo dos negócios, todo dia há uma batalha para ser vencida.

Isso porque existem adversidades a serem superadas, pressão para atingir metas, sem falar na necessidade de gerir a equipe de modo a evitar a perda de membros para o outro lado da força.

Assim, mesmo ao analisar esse cenário brevemente já é possível perceber como é fácil um empreendedor ceder ao peso sob seus ombros e perder a cabeça.

Entretanto, quando estamos falando de gerir o próprio negócio, sabemos que desistir nem sempre é uma opção.

Por isso, o sucesso da sua empresa está diretamente ligado a sua capacidade de desenvolver sua inteligência emocional.

Assim, se você aprender a ver o copo meio cheio, conseguirá manter a calma em situações difíceis e vai até enxergar soluções inesperadas para situações delicadas.

Ou seja, ter pleno controle de suas emoções é essencial, certo?

Assim você vai saber como enfrentar as batalhas diárias e melhorar o relacionamento com seus colaboradores e clientes sem perder as estribeiras. E além disso, fazer a sua empresa crescer de vento em popa.

Com isso, a fim de trazer essa realidade ao seu negócio, queremos apresentar para você a base de todo mindset de crescimento dos grandes líderes, comportamento com o selo Yoda de aprovação!

Confira e saiba cada vez melhor o que é mindset!

PNL (Programação Neurolinguística)

o que é mindset- PNL

Perdido em meio ao próprio desespero, Luke Skywalker mal podia imaginar que a sabedoria do Mestre Yoda ri de todos os limites intergaláticos e dá até conselhos de um planeta cuja superfície é feita com 70% de água e o restante de terra.

Isso porque ter uma atitude mental positiva vai muito além de um simples clichê e tem até uma base científica por trás, se você quer saber.

Assim, depois de ter aprendido o que é mindset, agora você vai descobrir o que é a programação neurolinguística, também conhecida como PNL.

Criada pelos americanos Richard Bandler e John Grinder, na década de 70, eles defendem a tese de que nossos processos neurológicos, a linguagem e nosso comportamento podem ser alterados quando quisermos alcançar uma meta.

Ou seja, como diria até Walt Disney, se você pode sonhar, você pode realizar (imagina então sabendo o que é mindset?!)

Dessa forma, fica claro como por trás de um mindset de sucesso existe uma mente bem preparada para não se deixar levar pelas pedras encontradas no meio do caminho.

Então se você quer saber o que fazer para ter uma mudança de mindset e passar a ter uma atitude mental positiva, prepare-se! Pois seu treinamento está prestes a começar, jovem padawan!

Como eu posso ter uma mudança de mindset?

Quando sabemos o que é mindset podemos perceber o seguinte: na vida nada é imutável.

Por isso, não seja como aqueles do lado sombrio da força e acredite na mudança do seu mindset.

E para começar a sua mudança de atitude e se tornar um mind master, conheça agora todas as opções disponíveis de treinamento!

Cursos e treinamentos

Conhecimento nunca é demais, na verdade ele é fundamental para desbravar a galáxia.

Por isso, busque informações, cursos, treinamento online ou presencial, livros e conteúdos que te possibilitem dominar o seu nicho de atuação e, asism ter segurança para desempenhar seu trabalho.

Para tanto, conte com fontes de referência na educação empresarial, como a Profissas, que oferece cursos online, materiais e conteúdo educativo com o objetivo de capacitar profissionais e torná-los os melhores em suas áreas de atuação.

Mentoria

o que é mindset-mentoria

A mentoria se baseia em um dos lemas do Mestre Yoda: sempre passe adiante o que aprendeu.

Assim como um dos maiores Jedi de todos os tempos um dia foi um jovem aprendiz, aqui você também realizará o seu treinamento por meio da transmissão de experiências.

Com isso será possível ouvir histórias e dicas valiosas de alguém que já trilhou o seu futuro caminho.

Além disso, a mentoria é ainda uma boa opção para quem tem um orçamento limitado, pois seu custo é considerado baixo e o benefício altamente relevante.

Coaching empresarial

O coaching é uma jornada realizada dentro da sua própria galáxia.

Isso porque, por meio de questionamentos feitos por um instrutor, você deverá achar as soluções para os seus problemas de forma guiada, porém sozinho dentro de seu mindset.

Exatamente como Sócrates fazia com seus ouvintes, quando criava perguntas intencionais com o fim de que as respostas das pessoas levassem elas a um grau de esclarecimento e auto conhecimento elevado.

Da mesma maneira, o Coaching te incentiva a olhar para a própria realidade sob a luz de uma perspectiva profunda, a fim de levá-lo a reflexões capazes de mudar a sua vida e comportamento profissional.

Mas se você achou o coaching empresarial uma experiência um tanto quanto solitária, ainda temos mais uma opção para te ajudar a ter uma mudança de mindset.

Consultoria empresarial

Aqui você terá um consultor com você em todos os momentos da sua jornada.

Na consultoria empresarial, essa pessoa vai estar do seu lado, não só te ajudando a desvendar todos os mistérios de o que é mindset, mas também irá avaliar as suas decisões e mostrar todos os lados de uma moeda.

Assim, você poderá se sentir mais seguro para tomar as decisões mais acertadas.

Além de todas essas formas de treinamento, ainda tem uma dica a ser seguida se você quiser ser o mestre dos mestres quando o assunto for o que é mindset e como ter uma atitude mental positiva.

Quer saber qual é? Se liga só:

Bônus: Descubra novos horizontes muito além de o que é mindset com livros

Já ouviu a frase que diz que o acaso favorece a mente preparada?

Em um momento de sabedoria digna de Mestre Yoda, Louis Pasteur, importante cientista francês responsável pela criação da vacina contra a raiva, disse isso.

Assim, como parte da sua preparação para uma mudança de mindset, tenha na sua mesa de cabeceira alguns livros para te ajudar a derrubar o Império Galáctico.

Apesar de já saber o que é mindset, existem livros muito interessantes sobre o assunto e que podem te ajudar a mudar de atitude.

Além do já citado da professora Carol, tem também o do Napoleon Hill, chamado “Sucesso através de uma atitude mental positiva” e o Inteligência Emocional, de Daniel Goleman.

Descubra quais ferramentas de mapa mental podem te ajudar na mudança de mindset

o que é mindset- ferramentas

Jovem Padawan, não adianta apenas entender o que é mindset, você também precisa aprender quais são as armas necessárias para enfrentar o lado sombrio da força.

Ser um terráqueo pode nem sempre ser interessante quando visualizamos outras possíveis realidades.

Mas apesar disso, uma vantagem só nossa é ter programas de mapa mental para nos ajudar a melhorar o nosso raciocínio.

Aliás um deles é o mindmeister. Esse software te permite fazer anotações, brainstorming e qualquer outro tipo de projeto.

Como esse tipo de serviço tem virado tendência, além desse, existem outras opções no mercado para você começar a fazer o mapeamento mental, como SimpleMind e o MindMapper.

Com isso, fica muito mais fácil acompanhar o fluxo de ideias e ver qual rumo elas estão tomando e, claro, corrigi-las caso alguma tenha tomado o caminho errado.

Assim como o mindmeister, o SimpleMind+ e o MindMapper são pagos após um período de teste e compatíveis com qualquer sistema de dispositivo móvel.

E-book Ideal Marketing para atrair clientes e aumentar o faturamento da empresa

Já sabe o que é mindset do sucesso? Então saia da escuridão e ilumine seu caminho!

Nesta saga você finalmente descobriu os segredos de um mindset empreendedor de sucesso.

Para isso foi necessário conhecer o que é mindset e como seus diferentes tipos podem afetar o seu negócio.

Afinal, para ver a sua empresa crescer e dominar a galáxia é preciso ter jogo de cintura e não se deixar levar pelo lado sombrio da força.

Além disso, você descobriu ainda todas as opções de treinamento Jedi disponíveis, caso seja necessário uma ajudinha.

Mas agora essa etapa de sua formação chegou ao fim, você já está pronto para encarnar o mindset empreendedor (o mindset do sucesso), então só falta você colocar a teoria sobre o que é mindset em prática para receber seu título de Mestre!

Ah, não se esqueça! Se precisar de mais orientação, o blog da Ideal Marketing estará sempre aqui.

o que é mindset- tenha força

Compartilhe nas Redes Sociais!